sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MANUEL DA FONSECA


Foi também este ano celebrado o centenário de um outro grande escritor português. Trata-se de Manuel da Fonseca e quem dinamizou mais essas comemorações foi a Escola Secundária que tem o seu nome em Santiago do Cacém, na zona alentejana perto do liitoral, pertencente ao distrito de Setúbal. Assim, Manuel da Fonseca nasceu em Santiago do Cacém, em 15 de Outubro de 1911 E veio a morrer em Lisboa em 11 de Março de 1993.

Foi nesta cidade que fez o ensino secundário. Depois pensou ser artista plástico, mas foi com a escrita que se saiu melhor, tendo escrito alguns livros e trabalhado em jornais, Revistas e na publicidade. Tal como Alves Redol, preocupou-se em mostrar a vida e os problemas dos trabalhadores, e, por isso, também é considerado um escritor “neo-realista”. Dedicou-se a vários géneros literários, tendo começado pela poesia (“Rosa dos Ventos, algumas antologias)

E indo até às crónicas (“Crónicas Algarvias”, “Pessoas na Paisagem”). Passando pelo romance (“Seara de Vento”,, “Cerromaior”) e pelo conto (“Aldeia Nova”,””O Fogo e as Cinzas”) (Os títulos citados são apenas exemplos)

Alguns dos seus textos mais conhecidos podem ser encontrados em manuais, mas também podes tentar pesquisá-los na Net. São “Mestre Finezas”, “O Largo da Vila” e “O Vagabundo na Cidade”.

Manuel da Fonseca veio a passar os últimos anos da sua vida na terra natal, Santiago do Cacém, no Alentejo, que tanto quis retratar, principa~lmente nas suas primeiras obras.

E é precisamente a esta zona do país que te vou sugerir outra viagem. É a Seguinte:

Quando fores ao Badoca Safari Parque , convence os adultos a irem um pouco mais cedo e vão ver o Museu Municipal de Santiago. EEste espaço era uma antiga cadeia e existe lá, entre outras salas, a cela que serviu de inspiração ao autor para descrever o espaço e retratar uma personagem no seu romance “Cerromaior”. Depois de aproveitar bem o tempo no Parque da Badoca (que é o nome de uma ribeira da zona) vai visitar a Lagoa de Santo André, que é uma área protegida, com um ecossistema muito especial e, se estiver calor, dá lá um mergulho. Vais ver que vale a pena.

Quando regressares lá, podes ir visitar as ruínas romanas de Miróbriga, que são perto e, no centro da cidade, o castelo e observar´´ várias fachadas de casas antigas e o palácio da Carreira, onde podes passear na tapada e lá dentro, observar o 1º carro que veio para Portugal, encomendado em 1895 pelo Conde de avilez, dono do palácio. Era um objecto tão estranho na época que, na alfãndega, foi considerado uma “máquina a vapor” e, ao ir para Santiago, ao passar por Alcácer do Sal, atropelou um animal, que tinha parado, espanntado, bem como o dono. Ora, adivinha que animal era esse , de que já falámos aqui no blog… Precisamente… um burro!

Para uns Feliz Natal, para outros boas férias




Queres aprender a fazer um Pai Natal de Papel (origami)? Então vê o video seguinte

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Leopoldina 2011

Ao comprares este cd estás a contribuir com 1 € para ajudar a Missão Sorriso! Este cd foi produzido em Portugal e pode ser uma boa prenda de Natal.


Foi construído com base nos Clássicos Infantis.
Deixamos aqui a faixa baseada na música infantil "Indo eu (a caminho de Viseu)" interpretada por Rui Pregal da Cunha [no 1º cd do album da Leopoldina 2011 - Missão Sorriso]


O Porquinho Ormie




Pixar Short - Os Pássaros


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sugestão de leitura


TÍTULO – O Diário de Cathy

AUTORES: Stewart / Weisman / Brigg

Título original: Cathy´s Book

Tradutora: Albertina Dias

EDITORA: Editorial Presença, Lisboa, 2011

Agora venho sugerir um livro para os alunos mais velhos, e, claro “daí para a frente”.

Ao lê-lo, deixamo-nos envolver nos problemas e aventuras de Cathy, uma rapariga que gosta de desenhar mas tem de acabar o Secundário, filha de uma enfermeira (com quem não consegue dialogar) e de um pintor, falecido há pouco tempo. Namora um rapaz mais velho, cheio de mistérios e que desaparece de vez em quando sem dizer porquê. Tem uma amiga que quer estudar para ser rica mas que também é uma barra em telemóveis e coisas dessas.

O livro gira á volta destas personagens, não se podendo dizer claramente ´se é um livro juvenil, um livro de aventuras, de amor, de ficção científica, de divulgação juvenil ou, até, de karate.… Acho que tem um bocadinho de cada e tudo isso misturado dá um bom resultado.

Boa leitura

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Livros difíceis...


Estamos a sugerir-te a leitura de alguns livros. É natural que talvez não consigas compreender algum deles. Às vezes, para nós também é difícil dizer a partir de que altura é que os alunos conseguem compreendê-lo. Mas aqui está (mais) uma sugestão.

Outro grande escritor português, Aquilino Ribeiro, disse, uma vez, mais ou menos o seguinte: as palavras de um texto ou de um livro são como os tijolos ou as pedras das paredes de uma casa; se faltarem aqui ou ali não a vão fazer cair; agora se faltarem nos alicerces ou nas traves-mestras, isto é, nos pilares, a casa mais cedo ou mais tarde cai.

Por isso, quando tens dificuldade em compreender um livro, deves tentar perceber onde te faltam os tijolos… Experimenta tapar os buracos maiores com alguns, com a ajuda do dicionário. Se então compreenderes tudo, a casa está sólida. Se não continuas a perceber o que o livro te diz, é porque ainda lá estão os problemas nos alicerces ou nos pilares. Deve ser o material que ainda não serve. Vamos ter de esperar que chegue.

Então, pega num lápis e num papel e faz perguntas ao livro. Escreve no papel as dúvidas que continuas a ter sobre a acção do livro. Depois, dobra o papel e coloca-o entre duas páginas. Põe o livro numa pilha ou estante que contenham os teus livros. Deixa-o descansar como se faz com a massa do pão antes de ter forma e depois de amassado. Daí a algum tempo, vais ter com ele. Se o conseguires ler, a casa está perfeita. Se ainda existirem buracos de tijolos, tens de decidir se queres continuar a esperar pelo material certo ou se não deixas cair esta casa.

E, também aqui, vais medir como cresceste…

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Alves Redol




Hoje venho sugerir o seguinte livro.
TÍTULO: A flor vai ver o mar
AUTOR: Alves Redol
ILUSTRADOR : José Manuel Ribeiro
Editorial Caminho, Lisboa, 2006
A Flor vai ver o mar é o primeiro volume de quatro narrativas versificadas, da autoria de Alves Redol, protagonizadas por uma flor e pelo seus companheiros de aventuras.
É a História de uma amizade duradoura e cúmplice) entre uma flor, um pau, uma rã, um cão e um boi,
Esta narrativa também chama a atenção dos mais novos pela forma em que está escrita, pois também pode ser ouvida, já que se aproxima do universo das rimas infantis, seus ritmos e melodias. , para além dos jogos de palavras que apresenta,
Mas não é só de amizade que nos fala o texto. Descreve também o grande desejo das personagens em conhecer outros ambientes da Natureza , neste caso, os marítimos. Esta vontade é tão grande que até faz as personagens, principalmente a flor, esquecerem as suas limitações físicas. E esta mensagem transmite-nos a ideia de que devemos lutar sempre pelos nossos sonhos, mesmo que, à partida, pareçam difíceis de realizar.
Sugere-se a leitura deste texto a partir da aquisição da leitura ou a sua audição antes dessa altura. Mas também pode ser lido por todas as outras pessoas, é claro.
Mas podes estar a perguntar-te porque te venho sugerir a leitura deste livro, já editado há tanto tempo.´ Fi-lo porque este ano se comemora o centenário do nascimento do escritor Alves Redol. Nasceu em Vila Franca de Xira em 29 de Dezembro de 1911 e morreu em Lisboa, em 29 de Novembro de 1969.
O pai desejava que ele fosse médico, mas decidiu ser jornalista. . Nesse trabalho, começou a mostrar A vida e os problemas dos trabalhadores e, interessado por isso, começou a investigar esses aspectos e a escrever. Diz-se que AÍ SE INICIOU o chamado “género neo-realista” em Portugal, que é precisamente o reflexo na escrita desse tipo de preocupações.
Alves Redol também escreveu outros livros infanto-juvenis, como “A Extraordinária Aventura da Sementinha”, que explica, de forma personificada, o processo de formação de uma planta, desde a sementeira, ou “Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos”, a história de um menino pastor que sabia onde estavam os ninhos, como se atirava pedras mas que sonhava também qualquer coisa melhor.
Para adultos, alguns dos livros mais conhecidos de Redol são “Barranco de Cegos”, que retrata as relações entre uma abastada família de proprietários, no Ribatejo, e os camponeses seus trabalhadores, “Gaibéus” , , sobre a dura faina da monda do arroz ( monda quer dizer, retirar as ervas daninhas de junto da planta que se cultiva, o arroz, neste caso, que aqui era efectuada com a água pelos joelhos) e “Avieiros” que descreve a vida de uma coMunidade que tinha vindo da zona de Vieira de Leiria e se dedicava à pesca no Rio Tejo fazendo toda a sua vida, na época, dentro de barcos, as fateiras.
E, já agora, faço a minha sugestão: quando puderes e o tempo ESTIVER bom, faz uma viagem de barco pelo Tejo acima, visitando algumas aldeias onde os avieiros entretanto se fixaram E, POR EXEMPLO, A “CASA DO Avieiro”, recuperada, em Escaropim. Vais ver que é uma experiência INESQUECÍVEL.
Fonte principal: Equipédia, para fins exclusivamente educativos.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Apresentação do livro Genes Entrelaçados na BEAEVJ-TM

Temos, pela primeira vez, o prazer de abraçar, amanhã, pelas 15h30min, a apresentação do livro que dá pelo título "Genes Entrelaçados", no espaço da BEAEVJ-TM, para todos os docentes do 1º ciclo deste estabelecimento de ensino, um livro com características muito especiais: foi escrito por uma professora deste agrupamento de escolas, Rosário Fonseca.
Rosário Fonseca nasceu em 1966, nos arredores de Castelo Branco e reside no Concelho de Sintra. Em 1993, licenciou-se em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco e é professora do 2º Ciclo do Ensino Básico.


Genes entrelaçados é o título que atribuiu ao romance que escreve e, onde subjaz, para além a história ficcionada, uma réstea da sua formação base, em Ciências. Deixamos aqui uma breve apresentação da obra:
No seu confortável mundo de certezas, Laura Freitas, médica-veterinária, tem tudo o que precisa para viver com serenidade. Mas este mundo ameaça ruir como um castelo de cartas, não deixando pedra sobre pedra, quando descobre que um acontecimento, tenebroso e improvável, a catapultou no dia do seu nascimento do ventre de uma "criada de servir" para os braços de uma senhora de alta sociedade!



Este romance - ficção foi apresentado ao público no passado sábado dia 3 de dezembro de 2011, na escola sede do Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha

[saber mais - Chiado Editora]

Não percam esta apresentação 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Propostas para o fim de semana 10 e 11 de dezembro

Neste fim de semana, com a proximidade ao Natal, aumentam o número de atividades em que poderás participar. 

Para já, atendendo à dificuldade financeira que nos atinge a todos, deixamos aqui a proposta de participares ativamente nas propostas de atividade a realizar nas FNAC mais próximas.
No sábado, dia 10 de dezembro, na FNAC Colombo, pelas 11h30min podes participar na apresentação "A adorável galinha dos ovos de ouro" e pelas 16h30min na apresentação do livro "Leque mágico", de Rosário Alçada Araújo. Ainda no sábado, mas agora na FNAC Alfragide, pode participar, Às 10h30min, à apresentação do ARTIST-IK - Edicare e às 15h à apresentação d'"A Casa dos Estrambólicos", por Madalena Marques. Às 10h, na FNAC Cascais poderás participar no desafio de criação artística: POST-IT ART CREATOR.
No domingo, na FNAC ALfragide, pelas 11h podes assistir à apresentação de experiências científicas para crianças, da Science4you e às 16h assitir à apresentação do album Disco voador , dos Clã.  Às 10h, na FNAC Cascais poderás participar no desafio de criação artística: POST-IT ART CREATOR.
Como vês não faltam atividades, falta sim tempo para participar em todas: é só escolher...

Para os que gostam de cinema a proposta que aqui dexamos é

Baseado nos famosos desenhos de Sempé, o filme narra as hilariantes aventuras de Nicolau, tanto em casa como na escola, mas vistas pela perspetiva duma criança de oito anos procurando lidar com o fascinante mas incompreensível mundo dos adultos.
[in http://cinema.sapo.pt/estreias/estaSemana]

Aproveitando este tempo frio, sem chuva, podes ir até à Vila de Sintra e não apenas apreciar a sua beleza como visitar um espólio que para ti será sempre formidável: O Museu do Brinquedo.

Este museu nasceu do sonho de um homem mas, foi a partir com a criação, em 1987, da Fundação Arbués Moreira, à qual esse homem doou todo o seu espólio que começa a tomar uma forma mais consistente.Em 1989, mediante um acordo com a Câmara de Sintra cedido por esta entidade um local para a instalação do Museu do Brinquedo.
Com a abertura do Museu ao público surgiram as doações, o espólio aumentou e as peças foram-se acumulando contribuindo paraque este primeiro espaço do museu se tornasse exíguo.
Em 1997, a cedência pela Câmara de novas instalações para o Museu, no antigo quartel dos bombeiros da Vila de Sintra, veio na hora certa.

Neste edifício, cheio de História, agora recuperado e adaptado a museu, encontram-se os brinquedos, fruto do gosto e da partilha de todos os que quiseram contribuir.

Como vêm não será por falta de oportunidades que deixarão de gozar um bom fim de semana.


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"Dar com os burrinhos na água"


“Ela bem fez os possíveis por passar de ano, mas deu com os burrinhos na água”
A xpressão surgiu no período do em que o Brasil ainda era uma colónia de Portugal. , onde havia pessoas que tentavam escoar a produção de ouro, cacau e café. Precisavam de ir da região interior para o litoral sobre burros e mulas, para fazer embarcar essas mercadorias.. O fato era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e zonas alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado pra se referir a alguém que faz um grande esforço pra conseguir alguma coisa positiva mas, afinal, não consegue realizá-la satisfatoriamente.
Da próxima vez que abordarmos expressões curiosas da língua portuguesa, vamos continuar a falar de burros.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Propostas para o teu Feriado (8 de dezembro)

Agora que chegou o tempo frio e o que petece é ficar em casa junto à "lareira", deixamos aqui a proposta de veres um filme de Natal: "O Natal Mágico do Mikey".



Clica aqui para veres o filme [primeira parte; segunda parte; terceira parte; quarta parte]


Mais um livro ...

... foi oferecido à BEAEVJ-TM: Horizonte,


que nos fala sobre o longe, o infinito, o inatingível, o tempo, a paciência, o silêncio, o riso, e o imaginário... Um livro diferente mas de uma doçura enternecedora!
Para fazer reflectir e apaziguar os mais endiabrados.
 Poesia de José Rui Teixeira e Ilustrações de Joana Quental
Já está disponível para requisição!!

XXV FEIRA INTERNACIONAL DE MINERAIS, GEMAS E FÓSSEIS

Realiza-se, de 7 a 11 Dezembro 2011, nas instalações do Museu Nacional de História Natural (localização) - a entrada é livreNesta 25ª edição da Feira Internacional de Lisboa de Minerais, Gemas e Fósseis, o Museu Nacional de História Natural entendeu ser oportuno dedicar a Feira aos metais preciosos, com relevo para a prata. 




HORÁRIO:       
         7 Dezembro      - das 15.00 h às 20.00 h 
8, 9, 10 Dezembro       - das 10.00 h às 20.00 h 
        11 Dezembro      - das 10.00 h às 18.00 h

Por existirem nativos, isto é, por ocorrerem isolados na natureza, e sendo neste caso muito atraentes, são usados como adorno desde a mais remota antiguidade. Mas os metais preciosos não são utilizados apenas em joalharia. O ouro e a prata, em particular, foram desde sempre moeda de troca. Este papel tem-se reduzido, em função da perda de importância das moedas, mas, em compensação, os metais preciosos crescem como investimento nos tempos em que a economia não oferece segurança. Por outro lado, não são poucas as aplicações industriais dos metais preciosos, em função das suas propriedades “nobres”, de baixa reactividade, e altas condutividades eléctricas e térmicas. 

O fascínio exercido pelos metais preciosos continua e a Feira faz-se eco deste facto, divulgando saberes mineralógicos e químicos, e expondo exemplares de grande beleza.

Não percam esta oportunidade de visitar este certame.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sugestão de leitura


TÍTULO – Uma Casa na Lua

AUTORA: Cristina Taquelim

ILUSTRADORA: Elsa Lé

Edições Paulinas, Lisboa, 2011

Para quem já começou a ler. E também para os mais novos, ouvindo a sua leitura, pois é um texto rimado. E, claro, também pode ser lido ´por pessoas daí para a frente…

´É a história de uma casa cheia de livros que, de vez em quando, vai parar à Lua…

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Genes Entrelaçados

Temos, pela primeira vez, o lançamento de um livro com características muito especiais: foi escrito por uma professora deste agrupamento de escolas e apresentado ao público no agrupamento, no auditório da escola sede, no passado sábado.

Genes entrelaçados é o título que atribuiu ao romance que escreve e, onde subjaz, para além a história ficcionada, uma réstea da sua formação base, em Ciências. Deixamos aqui uma breve apresentação da obra:
No seu confortável mundo de certezas, Laura Freitas, médica-veterinária, tem tudo o que precisa para viver com serenidade. Mas este mundo ameaça ruir como um castelo de cartas, não deixando pedra sobre pedra, quando descobre que um acontecimento, tenebroso e improvável, a catapultou no dia do seu nascimento do ventre de uma "criada de servir" para os braços de uma senhora de alta sociedade!




Genes Entrelaçados (2011). Rosário Fonseca nasceu em 1966, nos arredores de Castelo Branco e reside no Concelho de Sintra. Em 1993, licenciou-se em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco e é professora do 2º Ciclo do Ensino Básico.

Deixamos, assim, uma boa proposta de leitura para este Natal.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Propostas para o fim de semana 3 e 4 de dezembro



Dias 3 e 4 constituem o primeiro fim de semana de dezembro de 2011. Para para ocupares o teu tempo livre neste fim de semana deixamos aqui as seguintes propostas:

Após consulta ao endereço eletrónico do Instituto de Meteorologia Nacional verificamos que senos esperam dois dias com temperaturas entre 15º a 17º, com algum vento mas sem chuva, por vezes encoberto. Este tempo é ótimo para passeares numa praia da região, desfrutando da beleza do mar e ganhares uma limpeza gratuita do teu próprio sistema respiratório. Atenção que apesar de estar Sol, na realidade estará frio pelo que não te deves esquecer de um bom casaco.

Para visitares propomos-te, neste fim de semana, a visita a um museu sem sair de casa: A Fortaleza de Sagres (  Séculos XV-XVIII)

Esta fortaleza foi edificada no século XV e amplamente alterada no século XVIII. Integra-se no Promontório Sagrado, referenciado desde a Antiguidade. Virada para o Oceano Atlântico e integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, pode desfrutar-se de uma paisagem magnífica.(clica aqui para iniciares a tua viagem).


Happy Feet 2: O Pinguim


Para os que gostam de cinema a proposta que aqui dexamos é esperarem por esta novidade: "Artur e o Natal", onde Mumble, filho de Erik, está a lutar para realizar seus talentos no mundo pinguim-imperador. Enquanto isso, Mumble, sua família e amigos descobrem uma nova ameaça: a sua casa, que terá todos trabalhando juntos para salvá-los.

Como vêm não será por falta de oportunidades que deixarão de gozar um bom fim de semana.

O Centro de Ciência Viva de Sintra e o Natal

Este ano o Centro de Ciência Viva de Sintra propõe-te, de 19 a 30 de dezembro, entre muitas outras aventuras, um passeio de inverno no famoso eléctrico de Sintra! Sabes onde pára o Pai Natal? Vem vestir o papel de investigador e descobrir o mistério por detrás do seu desaparecimento! E como em dias de festa não podem faltar os ovos, a farinha e companhia… vem misturá-los a teu gosto e aprender a ciência dos sabores.

Programa:

Dia 19 segunda-feira – O Natal dos Animais
Dia 20 terça-feira – Construções matemáticas
Dia 21 quarta-feira – “Peso Pequeno”
Dia 22 quinta-feira – Química Mágica
Dia 23 sexta-feira – Passeio de eléctrico


Dia 26 segunda-feira – Natal Verde
Dia 27 terça-feira – NanoNatal
Dia 28 quarta-feira – A estrela do natal
Dia 29 quinta-feira – Onde pára o Pai Natal
Dia 30 sexta-feira – Ovos, farinha e companhia

Preçario:

Dia Inteiro (com refeição e lanches): 20€
½ Dia (com refeição e lanche): 15€
½ Dia (sem refeição): 10€
1 Semana: 90€
2 Semanas: 170€

Informações e marcações:

Telefone: (+351) 219 247 730
E-mail: reservas@cienciavivasintra.pt
[saber mais]
[retirado de http://www.cienciavivasintra.pt/ par fins estritamente educacionais]

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Conheces o GOMBBY?


O Gombby vive numa ilha povoada por muitas e diferentes pesonagens, que ajudam a compôr o universo e enquadramento da acção das histórias. 

Juntamente com os seus amigos Celeste, Palhinhas, Escovinha, Soninho, Engenhocas e outros, Gombby vai viver novas aventuras e ensinar os enigmas da Ciência, da alimentação saudável, do exercício físico e da defesa do meio ambiente.