sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MANUEL DA FONSECA


Foi também este ano celebrado o centenário de um outro grande escritor português. Trata-se de Manuel da Fonseca e quem dinamizou mais essas comemorações foi a Escola Secundária que tem o seu nome em Santiago do Cacém, na zona alentejana perto do liitoral, pertencente ao distrito de Setúbal. Assim, Manuel da Fonseca nasceu em Santiago do Cacém, em 15 de Outubro de 1911 E veio a morrer em Lisboa em 11 de Março de 1993.

Foi nesta cidade que fez o ensino secundário. Depois pensou ser artista plástico, mas foi com a escrita que se saiu melhor, tendo escrito alguns livros e trabalhado em jornais, Revistas e na publicidade. Tal como Alves Redol, preocupou-se em mostrar a vida e os problemas dos trabalhadores, e, por isso, também é considerado um escritor “neo-realista”. Dedicou-se a vários géneros literários, tendo começado pela poesia (“Rosa dos Ventos, algumas antologias)

E indo até às crónicas (“Crónicas Algarvias”, “Pessoas na Paisagem”). Passando pelo romance (“Seara de Vento”,, “Cerromaior”) e pelo conto (“Aldeia Nova”,””O Fogo e as Cinzas”) (Os títulos citados são apenas exemplos)

Alguns dos seus textos mais conhecidos podem ser encontrados em manuais, mas também podes tentar pesquisá-los na Net. São “Mestre Finezas”, “O Largo da Vila” e “O Vagabundo na Cidade”.

Manuel da Fonseca veio a passar os últimos anos da sua vida na terra natal, Santiago do Cacém, no Alentejo, que tanto quis retratar, principa~lmente nas suas primeiras obras.

E é precisamente a esta zona do país que te vou sugerir outra viagem. É a Seguinte:

Quando fores ao Badoca Safari Parque , convence os adultos a irem um pouco mais cedo e vão ver o Museu Municipal de Santiago. EEste espaço era uma antiga cadeia e existe lá, entre outras salas, a cela que serviu de inspiração ao autor para descrever o espaço e retratar uma personagem no seu romance “Cerromaior”. Depois de aproveitar bem o tempo no Parque da Badoca (que é o nome de uma ribeira da zona) vai visitar a Lagoa de Santo André, que é uma área protegida, com um ecossistema muito especial e, se estiver calor, dá lá um mergulho. Vais ver que vale a pena.

Quando regressares lá, podes ir visitar as ruínas romanas de Miróbriga, que são perto e, no centro da cidade, o castelo e observar´´ várias fachadas de casas antigas e o palácio da Carreira, onde podes passear na tapada e lá dentro, observar o 1º carro que veio para Portugal, encomendado em 1895 pelo Conde de avilez, dono do palácio. Era um objecto tão estranho na época que, na alfãndega, foi considerado uma “máquina a vapor” e, ao ir para Santiago, ao passar por Alcácer do Sal, atropelou um animal, que tinha parado, espanntado, bem como o dono. Ora, adivinha que animal era esse , de que já falámos aqui no blog… Precisamente… um burro!

Sem comentários:

Enviar um comentário