quarta-feira, 18 de maio de 2011

Visita de Brites de Almeida - Auto-Retratos de Gente Famosa



E mais um auto-retrato foi concretizado!
Desta vez, foi a aluna Sheila Almeida do 9º5 que entrou em cena com a representação da célebre Brites de Almeida, mais conhecida por Padeira de Aljubarrota.
Quem não conhece esta figura histórica presente no imaginário de todos os portugueses?
Foi no dia 12 de Maio, num bloco de 90 minutos, que a nossa padeira, trajada a rigor e munida da célebre pá do seu ofício, visitou diversas turmas em aula, para cima de 15, para espanto e regozijo dos alunos.
Como se depreende pelas fotos publicadas, a aluna Sheila foi apresentar-se, falando de si enquanto mulher valente, destemida e aventureira e dos seus feitos, nomeadamente, daquele pelo qual ela ficou tão conhecida. Para quem não se recorda, Brites de Almeida ajudou os portugueses a derrotar os castelhanos, na célebre Batalha de Aljubarrota, matando vários deles, de uma só vez, com a pá do seu ofício, pois aqueles tinham-se escondido no forno onde cozia o pão.
As atuações da aluna, que sabia o discurso de cor, foram muito bem sucedidas e aplaudidas.
Pode dizer-se, até, que a Sheila tem muito jeito para representar!

Estás de parabéns!!

É de notar que este auto-retrato surge na sequência do estudo feito pelos alunos de 9º ano do episódio da Batalha de Aljubarrota, presente na obra Os Lusíadas de Camões que se estuda neste nível de ensino.

Relembramos que as pesquisas das biografias das figuras famosas são feitas pelos alunos, que depois fazem o devido tratamento das informações recolhidas, como as mais relevantes, a fim de as poderem comunicar aos colegas.

Quem seguirá à Padeira?
Estamos curiosos!

A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário