segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia de São Martinho




Aconteceu na passada semana! No dia 11 de novembro, dia de São Martinho!
Seis turmas de 5º e 6º ano deslocaram-se à biblioteca Visconde de Juromenha, acompanhadas dos respetivos professores de Língua portuguesa, a fim de assistirem a mais uma sessão de leitura de uma história relacionada com São Martinho Provérbios de São Martinho, de Luísa Ducla Soares.
A referida história serviu para se explorar a lenda de São Martinho de Tours, como também os provérbios criados à volta daquele santo, símbolo da generosidade, advindos da sabedoria popular, algumas tradições populares portuguesas, praticadas no meios rurais, como a matança do porco, a ida à adega provar o vinho e o magusto.
No final, os alunos foram convidados a escrever uma receita gastronómica que levaram para casa, Carne de Porco às Mercês, acompanhada de castanha, alimento tão querido e consumido pelo homem e pelos animais, desde os tempos pré - históricos, fazendo-se jus àquele fruto rei da época em que nos encontramos, bastante mais nutritivo que a batata.
As sessões de leitura decorreram de forma satisfatória e foram dinamizadas pela Sra Professora bibliotecária Helena Caroça.
A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário