Projetos

Vamos brincar aos materiais
Integrado numa óptica de exploração das ciências experimentais para o 1º ciclo dois docentes deste agrupamento de escolas, um de Ciências Natuaris outros de Ciências Fisico-Químicas desenvolvem, com carácter semanal, actividades no âmbito das Ciências Fisico-Naturais com alunos do 4º ano de escolaridade deste agrupamento de escolas.

Actividades
Actividade 1 - Física - Magnetismo terreste;
Actividade 2 - Biologia - Observação de cules e folhas  de plantas ao moc.















 Microscópio virtual (moc 1; moc 2)


Comemoração dos 100 anos da República
 República na Visconde

***     ***     ***
Comemoração dos 100 anos da República



Com vista a comemorar os 100 anos da República, a Biblioteca, em articulação com o 1º, 2º e 3º ciclos, montou uma exposição com o espólio documental, pertencente ao Agrupamento, que reúne fotografias, notícias, comentários e outros documentos sobre o tema da República.
A mesma exposição contou, igualmente, com trabalhos dos alunos dos diferentes ciclos, nomeadamente, de alunos do Estabelecimento Prisional da Carregueira.

No dia 4, véspera do feriado de 5 de Outubro, procedeu-se à comemoração da efeméride, com o hastear da bandeira nacional, acompanhado pelo hino cantado por alunos dos 3 ciclos do Agrupamento.
A turma do 4ºA/C da professora Ana Alves marcou um momento especial, cantando a Sementeira e a Maria da Fonte.
A mesma actividade decorreu em simultâneo nas três escolas do agrupamento. Nas EB1 estiveram envolvidas todas as turmas desde o JI até ao 3º ano.

A coordenação da BEAEVJ

Outros endereços de apoio 
 Maré da República
 Árvore Centenário da República
 Bernardino Machado na Escola
 Jornal de Sintra e a República

Oficina da Matemática

A Biblioteca Visconde de Juromenha dispõe este ano de mais uma valência, que tem sido bastante procurada pelos alunos: a Oficina da Matemática, que antes funcionava numa sala da escola.
É dinamizada pela professora Rosa Andrade que não tem mãos a medir com tantos alunos interessados em participar nos jogos que os incentivam a desenvolver o raciocínio e o cálculo mental.
Promovem-se vários concursos, a nível nacional, nomeadamente, o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, as Olimpíadas da Matemática e o Kanguru matemático, e a nível interno, o Desafio do Dia, o Problema do Mês, o Campeonato de Sudoku, o Campeonato de Origamis e outros.
Todas estas actividades estão abertas aos alunos de todos os anos, que aderem às mesmas, de livre vontade.
Os alunos com os melhores desempenhos nestes concursos são premiados com prendas surpresa, relacionadas com o mundo da Matemática.


Projecto Auto Retratos de Gente Famosa

O Projecto

28 de Outubro de 2010 - Marie Curie
11 de Novembro de 2010 - São Martinho (como fazer um cavalo de pau? Será que existem outras formas?)
17 de Novembro de 2010 - Visconde de Juromenha (António de Lemos Pereira de Lacerda Delgado)
Visconde de Juromenha "Nicoláo Xavier de Figueiredo Castello Branco, 1." Barão e 8.' Sr. do Prazo de Beduido, Guarda-Roupa d'E. R. D. João VI, Com. da Ord. de Chr. succedeo em 15 de Fevereiro de 1816 a sua mãi no dito Prazo, n. a 8 de Outubro de 1761 , e m. a 15 de Julho de 1821, tendo casado a 2 de Julho de 1791 com D. Maria da Penha de Lacerda, Açafata da R.* D. Maria I, q. n. a 2 de Setembro de 1762 , (irmã do 1." Visconde de Juromenha) 1.* filha de João Antonio Pereira de Lacerda Delgado, M. P. Marechal de Campo, I3." Sr. do Morg. de Val-Formoso em S. Maria dos Olivaes, q. n. a 8 de Junho do 1730 e m. a 17 de Novembro de 1805, e de sua 2." mulher D. Maria EíTigenia de Azevedo Coutinho, q. n. a 2 de Agosto de 1748 e m. a 24 de Junho de 1803."

***** 

Marie Curie


Este é mais um projecto da Biblioteca do Agrupamento Visconde Juromenha! E o título diz tudo!
Trata-se de um projecto que envolve a turma 5 de 9º ano, sendo a principal dinamizadora a professora Elisabete Stewart, coadjuvada pela professora bibliotecária Helena Caroça. Vai decorrer durante todo o ano lectivo. Cada aluno está incumbido de preparar devidamente a representação de uma figura notável, nacional ou estrangeira, que se tenha destacado pelas acções que empreendeu. Os alunos são vestidos a rigor com trajes de época e fazem a pesquisa atempada das biografias das figuras que vão incorporar.
E a aluna Beatriz Santos foi a primeira grande corajosa a preparar-se para representar a célebre Marie Curie.
Aconteceu nos dias 27 e 28 de Outubro, tendo preparado o discurso, conferindo-lhe expressividade dramática, a aluna andou de sala em sala e apresentou-se, enquanto tal, aos respectivos colegas de várias turmas das Ciências Físico-Químicas e de algumas áreas curriculares não disciplinares. E foi um sucesso! Os colegas que receberam Marie Curie mostraram-se bastante receptivos e interessados e, se desconheciam aquela ilustre senhora, ficaram a saber quem foi e o que fez de tão benéfico para a sociedade.
A próxima figura histórica a aparecer...
Quem será? Quem será?
O famoso Visconde de Juromenha, patrono da escola sede! Por ocasião do 35º aniversário da nossa escola...
*****

Projecto - Efemérides

O Projecto 

1 de Outubro de 2010 -  Dia Mundial da Música
25 de Outubro de 2010 - Dia Mundial das Bibliotecas Escolares 
6 de Novembro de 2010 - Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado 
7 de Novembro de 2010 - Dia do Futebol Profissional 
9 de Novembro de 2010 - Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo 
11 de Novembro de 2010 - São Martinho
10 de Novembro de 2010 - Dia Mundial da Ciência
14 de Novembro de 2010 - Dia Mundia da Diabetes
16 de Novembro de 2010 - Dia Internacional da Tolerância

***     ***     ***
Comemoração do Dia Mundial da Música




No âmbito da comemoração da efeméride indicada em epígrafe, foi montada, na biblioteca, uma exposição de instrumentos musicais exóticos, oriundos de várias partes do mundo. Esses instrumentos fazem parte do espólio dos professores de Música, José Carias e Elisabete Stewart, membro da equipa da biblioteca e, também, responsável pela exposição.
Em articulação com um outro membro da equipa da Biblioteca, professora Vera Leonardo, das Ciências Físico-Químicas, foi construído um xilofone de água da responsabilidade desta docente.
A exposição foi visitada por alunos do 4º ao 9º ano e até por uma turma do pré-escolar que esteve muito atenta e interessada às explicações e exemplos de diferentes sonoridades musicais.



A professora Elisabete Stewart dinamizou a exposição com demonstrações e explicações sobre os diferentes instrumentos inseridos nas suas diferentes culturas.







No mesmo dia, e, paralelamente, o AID (Atelier das Ideias Desenhadas) dinamizou um workshop de construção de pandeiretas com guizos, a partir de materiais reciclados, pela professora Carla Lima, em que estiveram envolvidos mais de 20 alunos.








Pelo sucesso do enquadramento do Dia Mundial da Música na Biblioteca Visconde Juromenha, é altamente recomendável que se repita uma actividade semelhante no futuro.

*****

Preparando o Natal e a Comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos a 10 de Dezembro




Várias turmas da escola sede e sob as orientações dos respectivos professores de Formação Cívica e Educação Moral Religiosa Católica, estão envolvidas no trabalho de preparação da actividade referida em epígrafe. A tarefa consiste em enfeitar caixas de fósforos com motivos natalícios, uma para cada aluno, consoante a imaginação e criatividade de cada um. O interesse pela actividade é tanto maior quanto a participação de cada aluno na preparação de uma frase alusiva a um Direito Humano fundamental, escrita numa tira de papel que depois será metida dentro da caixa de fósforos. Pretende-se que os alunos tomem consciência que existe uma Declaração Universal dos Direitos Humanos que protege qualquer ser humano de abusos e crimes cometidos, embora nem sempre sejam respeitados esses direitos, e que os mesmos conheçam os direitos fundamentais.

Depois de pronta a tarefa, e antes da última semana de aulas do 1º período, cada turma desloca-se ao Centro de Recursos, onde, no átrio, está montada uma pequena floresta de
p
inheiros, que serão enfeitados com as caixas de fósforos preparadas pelos alunos.

A actividade culminará, na última semana de aulas, com
a ida das turmas envolvidas no trabalho ao Centro de Recursos. E cada aluno retirará de uma das árvores de Natal uma caixa que abrirá, para ler o Direito Humano que lhe coube, e levá-la-á para casa.

A coordenação da BEAEVJ


A coordenação da BEAEVJ

Outros endereços de apoio:
Dlog dos Dias 
Centro Regional de Informações das Nações Unidas
Dezembro (Brasil)
Wikipédia
Leme
Dias Comemorativos - Efemérides
Dia Mundial da Alimentação
Dezembro (Brasil)
Centro Regional de Informações das Nações Unidas

Projecto - Atelier de Ideias Desenhadas      

O Projecto

   
Modelos de Dobragens para Pintar
Que tal construíres algo com as tuas mãos?
Fica aqui uma proposta de um site onde poderás encontrar molde que poderás imprimir, pintar e dobrar, obtendo, no final, resultados espantosos. Modelos
*****



Foi significativa a participação dos alunos do 2º ciclo no concurso de criação de chapéus de bruxa, no âmbito da comemoração do Halloween, à disciplina de Inglês.
Chapéus de
vários tamanhos e feitios estiveram expostos no átrio do Centro de Recursos da Escola Visconde Juromenha. Puderam ser apreciados e a comunidade escolar pôde votar no mais criativo.
A adesão dos alunos à votação foi elevada.
As professoras de Inglês ficaram de proceder à contagem dos votos, no sentido de se apurarem os 3 primeiros lugares.


*****

O projecto AID na Biblioteca Visconde de Juromenha 

A Biblioteca Visconde de Juromenha tem um projecto a funcionar, semanalmente, nas horas em que os professores dinamizadores do mesmo se encontram naquele espaço, professores esses da área disciplinar das expressões.
O AID, Atelier das Ideias Desenhadas, nasceu, há 3 anos atrás, e tanto os professores bibliotecários do Agrupamento, como a equipa da Biblioteca da escola têm apostado, cada vez mais, na sua implementação efectiva, com vista à formação dos seus alunos no desenvolvimento de determinadas competências relacionadas com a sensibilidade estética, criatividade e imaginação.
No AID, têm os alunos inscritos, sob as orientações dos profess
ores envolvidos, professores Carla Lima, Magda Fernandes, Mª José Carvalho e professor Pedro Valente, elaborado diversos trabalhos de expressão plástica de qualidade. Os trabalhos são
pensados, geralmente, no âmbito da comemoração de determinadas efemérides/ dias festivos, promovidos pela Biblioteca. E há, cada vez mais, a preocupação de todos os envolvidos em realizar trabalhos com materiais reutilizados. Para isso, a equipa da biblioteca trabalha, no sentido de desenvolver nos alunos a consciência ecológica e o respeito pela preservação do meio-ambiente, cada vez mais ameaçado pelo Homem.
Até ao presente, já se concretizaram vários pequ
enos projectos de trabalho, tais como a elaboração de cartazes de divulgação/ difusão das actividades da Biblioteca, que se afixam, um pouco por toda a escola, nos locais de maior visibilidade; a realização de marcadores de livros, para se comemorar o Dia Mundial do Professor, executados com a técnica do mosaico, a partir da recolha de imagens de revistas; a realização de marcadores com receitas confeccionadas, à base da castanha, para estes últimos se venderem nas Feiras e Mercados, já que, nesse evento, havia uma banca de venda de doces de castanha; a elaboração de enfeites natalícios, como anjos, sinos, renas para utilizações variadas e a realização de postais de Natal, feitos com a técnica do vitral (pintura em folhas de acetato com os respectivos materiais de pintura).

Como se depreende, professores e alunos do AID não param e mais trabalhos estão
na forja, de acordo com o previsto no Plano Anual de Actividades da BEAEVJ.


É de referir, também, que o AID participou n
as Feiras e Mercados, na semana de 22 a 26 de Novembro, no Centro de Recursos, com a venda de produtos criados até ao presente, para além dos marcadores atrás mencionados.




Também, contribuiu o AID com um atelier de construção de pandeiretas, usando-se, para o efeito, materiais reutilizáveis, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Música. Esteve envolvida a turma do 5º 9 que aprendeu a construir a pandeireta, sob as orientações da professora Carla Lima.



Em suma, este projecto, o AID, tem constituído uma mais-valia, no espaço da biblioteca, uma vez que contribui para o desenvolvimento da motricidade fina, destreza manual e concentração dos nossos alunos, para além dos objectivos atrás referidos.
E vamos dar-lhe continuidade!

A Coordenação da BEAEVJ


Projecto - Tapete das Histórias (JI e 1º Ciclo)/Hora do Conto (2º/3º Ciclos)

O Projecto

Escritores do Mês
Outubro - José Saramago
Novembro - Matilde Rosa Araújo
Janeiro - Rosa Lobato Faria
Fevereiro - Sophia de Mello Breyner Andreson

Outros Escritores 
António Torrado 


***     ***     ***
A Leitura na Biblioteca


Na semana de 27 a 30 de Setembro, no âmbito do projecto do Plano Nacional de Leitura Ler + para Vencer, realizaram-se as recepções dos alunos de 5º ano, na Biblioteca Visconde Juromenha.
No início da actividade, os alunos assistiram à leitura, seguida da exploração da história A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, relacionada com a importância da leitura e dos livros, nas suas aprendizagens, e da biblioteca como depositária do saber da Humanidade.
Numa segunda fase, os alunos foram convidados a sugerir títulos de livros que gostariam de ver na biblioteca da sua escola.
Por último, a cada aluno foi oferecido um livro do PNL, no âmbito do projecto acima referido.
 

No âmbito do mesmo projecto realizou-se, igualmente, a recepção dos alunos do 1º ano de escolaridade.  De acordo com calendarização prévia todos os alunos forma à biblioteca acompanhados pelo seu professor, respeitando o seu grupo/turma. Neste espaço foi efectuada uma visita guiada às várias valências, terminando num espaço amplo que designámos "Tapete das Histórias", onde, assistiram à leitura da história de António Torrado O Vizinho de Cima.Esta história permitiu explorar, a este nível, a relação entre as pessoas, muito importante na organização social e de comunidades, que estes alunos agora iniciam, de uma forma "leve", no seu grupo/turma. 
No final, a cada aluno foi oferecido um livro PNL, no âmbito do projecto acima referido e um marcador para usar nesse livro, produzidos pela reciclagem de materiais.

Esta actividade visou, assim, promover a oferta de um livro a cada aluno que ingressou no 1ºou 2º ciclos do Ensino Básico.
*****



As turmas de 6º ano deslocaram-se, durante esta semana, ao Centro de Recursos da escola sede, acompanhados do respectivo professor de Língua Portuguesa, onde aí os esperava uma bela flor de jardim da morfologia.
Esta foi mais uma actividade lúdica, mas educativa, na medida em que, a partir dessa flor, cada aluno das turmas de 6º ano pôde participar, tirando à sorte de uma caixa, apresentada pelo professor, uma tira de papel com um nome que depois colocou na respectiva subclasse a que pertencia nessa flor da morfologia.
Foi mais uma forma criativa e original de consolidar conteúdos abordados em aula, sobre a Morfologia, nomeadamente a classe do nome.

 




******

O espírito de Natal já paira no ar! Sessões de leitura da história Belenzinha ou o Conto da Boa Vontade


Já se iniciaram, no dia 30, as visitas das turmas de 4º ano ao Auditório do Centro de Recursos, a fim de assistirem à leitura dramatizada da história Belenzinha, contada pela Sra professora Teresa Ferreira, também, autora da história.
Esta actividade surge no âmbito da Comemoração do Natal.
O conto relata a história de uma vaquinha, Belenzinha, que é dona de um estábulo. De repente, alguém lhe bate à porta, mal ela acaba de limpar a casa. É uma jovem, acompanhada por um homem, que está prestes a dar à luz. Opondo-se, inicialmente, a dar guarida aos forasteiros e, mais tarde, mostrando-se renitente em oferecer palha fresca para proteger o recém-nascido do frio rigoroso e gélido do Inverno, Belenzinha acaba não só por ser hospitaleira, como também por ser generosa, adoptando uma atitude altruísta, ao prestar ajuda a quem mais precisava, naquele momento. E mais tem a história a desvendar, em que outros animais são também participantes!

Aos alunos é-lhes proposto um desafio, no fim da sessão de leitura: uma tarefa a executar, em sala de aula, sob as orientações do professor, que consiste num trabalho ilustrado, baseado na história contada. Pretende-se que esses trabalhos estejam prontos, até ao final da penúltima semana de aulas, para que sejam expostos, apreciados e fiquem sujeitos a votação, uma vez que será escolhido o melhor trabalho de cada turma e devidamente premiado o seu autor, promovendo-se, assim, o rigor, a imaginação e criatividade e empenho aplicados.

A coordenação da BEAEVJ









Projecto - TIC0


A evolução tecnológica e o Homem 
A tecnologia vai acabar por moldar as nossas vida de tal forma que acabaremos por nos tornar demasiado dependente destas. Apenas susbsiste uma preocupação: como as alimentaremos? de onde provirá a energia?
poderás ler um pouco mais sobre isto na Super Interessante de Novembro.
[clica aqui para saber mais sobre a história dos computadores]

Material apoio Magalhães

Ao longo do tempo os sistemas operativos evoluiram de acordo com a própria imposição social e evolução científica humana. Desta forma, se regredirmos ao tempo de um dos primeiros sistemas operativos, que proporcionou a maior mudança: passagem de uma linha de comandos para um ambiente visual, deparamo-nos com o win 3.11.; encontramos aqui a origem dos sistemas actuais da Microsoft, onde o rato, uma novidade, na altura, se tornou um componente necessário e de grande utilidade (a cair actualmente em  desuso com o surgimento dos ecrans tacteis). Se quiseres experimentar esse sistema operativo clica aqui.

O Projecto

O Calendário

Ficha de Trabalho nº0 - Vamos brincar com o computador
Ficha de Trabalho nº1 - O computador
Ficha de Trabalho nº2 - O Sistema Operativo (Windows versus Linux)
Ficha de Trabalho nº3 - O Sistema Operativo Windows: o ambiente de trabalho, uma pasta e um ficheiro e um programa
Ficha de Trabalho nº5 - O Sistema Operativo Windows: o write
Ficha de Trabalho nº6 - O Sistema Operativo Windows: o Paint/Tux

Normas e posturas correctas para trabalhar num computador


Aprende com o teu computador
Construção de um currículo nas TIC