quarta-feira, 30 de novembro de 2011

3 de Dezembro - Dia Internacional das pessoas com Deficiência


O Dia Internacional das pessoas com Defici~encia foi criado em 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se no dia 3 de Dezembro

Segundo a Organização Mundial de Saúde a deficiência é a “ausência ou disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatómica”, isto é, quando qualquer parte do nosso corpo não existe ou não responde àquilo que se espera dele.
Assim, e se olharmos também para a imagem, poderíamos dividir as deficiências em três grandes grupos, conforme as zonas afectadas:I – sensoriais, onde são afectados os órgãos dos sentidos (visuais, auditivas…), II – motoras, que têm a ver com os movimentos eIII, que têm a ver com aspectos neurológicos, psíquicos ou cognitivos (aquisição de conhecimentos básicos?.
Como vimos acima, o objetivo da ONU ao criar um dia para chamar a atenção para os deficientes e os seus problemas, é que eles sejam divulgados e tenham os mesmos direitos que qualquer outra pessoa e que possam participar nas actividades da sociedade.
MAS, ATENÇÃO, NÃO DEVEMOS ESPERAR QUE OS DEFICIENTES VENHAM A FAZER AS MESMAS COISAS QUE OS OUTROS. Devemos, sim, contribuir para que a sociedade se organize para que as pessoas diferentes sejam incluídas nela de uma forma tão normal como qualquer outro cidadão.


O objetivo desta comemoração é “promover uma maior compreensão dos assuntos que têm a ver com a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar essdas pessoas. Procura também aumentar a consc~iência dos benefí¬cios trazidos pela iintegração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida polí¬tica, social, económica e cultural”

Sem comentários:

Enviar um comentário