domingo, 10 de abril de 2011

Semana da Leitura - 6º ano


Na semana de 4 a 8 de Abril, todas as turmas de 6º ano puderam assistir a sessões de leitura da história «Caracóis de Oiro», apresentada aos alunos em duas versões bem diferentes, a versão tradicional, que todos já conhecem, e uma outra mais recente «A Menina das Tranças de Oiro e os 3 Ursos», que surge na obra de Roald Dahl Histórias em Verso para Meninos Perversos.
As 2 versões da história foram apresentadas em formato digital no auditório do Centro de Recursos, apostando-se assim nas novas tecnologias, prática inovadora do interesse dos alunos.
Foi feito um trabalho de comparação das 2 versões, uma em prosa, outra em verso, que os alunos souberam distinguir, referindo as principais diferenças e os pontos em comum presentes nos 2 textos. Os alunos também souberam retirar da história as lições moralizantes subjacentes à mesma.
A professora que dinamizou as sessões de leitura convidou cada aluno a fazer a leitura expressiva de uma passagem da história, chamando a atenção de todos para a importância da leitura ser praticada com as entoações de voz adequadas, tendo em conta os sinais de pontuação das pausas e das emoções.
De seguida, foi a vez da professora fazer a leitura da versão da história apresentada em verso, esta bem mais hilariante e com rimas, chamando os alunos a interagir com a história, os quais acharam graça à forma divertida como foi lida.
Também foram explorados os aspetos paratextuais do livro de Roald Dahl, presentes na capa, contracapa, lombada e folha de rosto do livro, informações essas disponibilizadas aos alunos em formato digital, chamando, igualmente, a professora a atenção dos alunos para o fato de os mesmos terem que saber fazer referências bibliográficas, fundamentais na apresentação da bibliografia de qualquer trabalho.
No final, os alunos foram convidados a emitirem a sua opinião sobre a sessão, tendo o feed-back sido bastante positivo, não só da parte dos alunos, como também da parte dos professores que os acompanharam ao auditório, os quais sugerem mais sessões de leitura semelhantes.
Os alunos foram, também, desafiados a realizar uma tarefa, a propósito da versão da história tradicional que apresenta uma narrativa aberta, a de imaginarem e escreverem uma conclusão para a história. O que terá acontecido à menina caracóis de oiro que, logo após ter acordado com o barulho dos ursos, saiu de rompante de casa, assustada, saltando pela janela e afastando-se o mais possível dos animais ferozes?

E mais uma semana da leitura aconteceu, desta vez, com os meninos de 6º ano.

Na semana da Liberdade, 1ª semana de aulas do 3º período, será a vez das turmas de 8º ano virem assistir a sessões de leitura de histórias sobre o 25 de Abril.

A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário