terça-feira, 5 de abril de 2011

DIA DO LIVRO PORTUGUÊS




Comemorou-se num sábado este dia tão especial, no dia 26 de Março.

Como a biblioteca da tua escola não quis pôr de parte este dia significativo, prestou-lhe o devido jus!

E assim aconteceu!

Na semana seguinte, de 28 de Março a 1 de Abril, foram expostas 22 fotografias de autores portugueses consagrados, apresentadas num expositor e acompanhadas de breves biobibliografias. Foram também dispostos diversos livros dos autores em exposição que se espalharam numa mesa larga.

Para além de ter participado a turma do 9º5 que se delocou à biblioteca na 2ª feira, acompanhada da professora de Música, participaram, igualmente, todas as turmas de 4º ano, mediante um escalonamento feito entre as professoras Helena caroça, professora bibliotecária e a professora coordenadora do 4º ano, professora Ana bela Correia.

Autores como Fernando Pessoa, Luís de Camões, Sophia de Mello Breyner, Gil Vicente, Matilde Rosa Araújo, Almeida Garrett, Mª Alberta Menéres, António Torrado, Alexandre Honrado, Álvaro Magalhães, Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, Ana Mª Magalhães e outros famosos, que foram criteriosamente selecionados, por serem estudados em todos os graus de ensino, autores de obras, de grande valor e qualidade literárias.

Os alunos tiveram oportunidade de manusear os livros desses autores , folheá-los, sentir-lhes o cheiro, orientados pela professora bibliotecária do agrupamento que conduziu a atividade, transmitindo aos alunos algumas explicações sobre os aspetos paratextuais do livro mais importantes, com o intuito de os alunos saberem fazer referências bibliográficas. Saberem localizar na capa, contracapa, lombada e folha de rosto do livro informações respeitantes ao título, autor, ilustrador, editora, nº de edição, código de barras, e respetivo ISBN do livro, data de publicação do livro, saberem apreciar as ilustrações que acompanham o texto, em suma, aprenderem os aspetos que estão para além do texto/história, que, tal como o conteúdo do livro, devem merecer um olhar atento.

Para isso, os alunos foram convidados a pegar num livro, a identificarem o seu autor no expositor e a apresentar aos colegas da turma as informações bibliográficas desse livro, com as explicações, anteriormente, recebidas.

A atividade decorreu bastante bem com todas as turmas de 4º ano, pois os alunos mostraram-se interessados e motivados em participar na mesma. As sessões duraram para além do tempo previsto, devido ao entusiasmo fervoroso dos alunos.

Os alunos assistiram, também, à leitura expressiva feita pela professora bibliotecária do poema O que uma Criança Sofre! de Luísa Ducla Soares, poema cujo assunto se identifica com a realidade destes meninos.

E foi assim que se fez jus ao Dia do Livro Português, fazendo ver aos alunos que existem obras consagradas que nos transmitem ensinamentos, obras estudadas na escola, em todos os graus de ensino, de autores portugueses, uns falecidos, mas que continuam imortais, outros vivos, ainda, para nossa satisfação e dos nossos aprendentes.

E assim aconteceu na BEAEVJ!

Para o ano há mais!

A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário