quinta-feira, 17 de março de 2011

Campeonato de Leitura - ponto da situação

A coordenação da BEAEVJ considera pertinente, nesta altura do campeonato, fazer o ponto da situação, relativamente à prática das leituras domiciliárias dos nossos alunos de 2º e 3º ciclos. E, neste momento, no decurso do 2º período, e, para satisfação dos professores bibliotecários, comunicamos que continua a registar-se um número elevado de empréstimos pela Biblioteca de livros para casa, nomeadamente, da parte do 5º ano, que vai à frente, com 98 requisições; logo seguido do 7º ano, com 91 requisições; e depois o 6º ano, com 66 requisições; surgindo a seguir o 8º ano, com 42 requisições. O 7º ano está quase a apanhar o 5º ano! Vamos ver se assim é, no final do 2º período.
Contudo, no 9º ano, o número baixa drasticamente, pois, até ao momento, são apenas 11 as requisições realizadas pelos alunos deste ano lectivo!
É de salientar que há o cuidado da parte de quem recebe os livros devolvidos pelos alunos de os indagar, sobre as leituras realizadas, para que a coordenação possa saber se o livro é efectivamente lido ou não.
Preocupam-nos os últimos anos do 3ºciclo, uma vez que precisamos de conquistar os alunos das turmas de 9º ano e também do 8º, de fazer com que eles voltem a recuperar o interesse e a motivação pela leitura, e, também, de os sensibilizar e consciencializar para a importância fulcral da mesma na realização das suas aprendizagens com sucesso.
O papel dos professores de Língua Portuguesa é importante, pois os mesmos têm-se esforçado por incutir nos alunos hábitos de leitura. Cabe igualmente à Biblioteca fomentar essa prática da leitura.
É de realçar que não só os alunos levam livros para casa, mas também, os professores e as auxiliares, servindo a biblioteca um público mais adulto, até porque existe na BEAEVJ um manancial considerável de obras mais dirigidas para essa faixa etária.

Pode dizer-se que o leque de livros escolhidos pelos alunos é consubstancialmente diverso, mas os mais requisitados continuam a pertencer à colecção do rato Geronimo stilton, seguida da colecção Clube das Amigas, mais direccionada para as raparigas.

Meninos e meninas, continuem a ler! Ler faz crescer! Precisamos de muitos campeões da leitura! Verão que não se vão arrepender!

A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário