quinta-feira, 31 de março de 2011

O Centro de Ciência Viva de Sintra convida-te a ....

... festejar o Dia Internacional do Livro Infantil com um amigo muito especial o Gombby.

Assim, no sábado, dia 2 de Abril, pelas 16 h, junta-te a nós e ao Gombby  na Hora do Conto. Não faltes. Contamos contigo.
[fonte: www.cienciavivasintra.pt] 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Hora de Verão


Neste Domingo, pela 1 da manhã, a hora adiantou 60 minutos.
Muita gente desconhece o motivo deste atraso.
 Foi decretado, por convenção, que os países tivessem horário de Verão diferente do horário de Inverno, no interesse, essencialmente, dos países nórdicos, de modo a terem mais tempo útil diurno. Deste modo, no último domingo de Março adiantam-se os relógios uma hora e no último domingo de Outubro atrasam-se uma hora. Foram realizados estudos em relação às consequências nos portugueses.
[saber mais]

Que Horas são agora?

Cata Livros






Cata Livros é um portal  para pequenos leitores que gostam de ler e de usar a Internet e foi criado pela Fundação Calouste Gulbenkian. O projecto será apresentado no dia 5 de Abril 2011.

"Cata Livros é o novo projecto desenvolvido pela equipa Gulbenkian/ Casa da Leitura que utiliza a Internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos.

A apresentação do sítio Cata Livros realiza-se no dia 5 de Abril, pelas 15 horas, na sala infantil da Biblioteca Municipal de Oeiras."

A ideia é promover a leitura, e é dirigido a um público de faixa etária entre os 8 e os 12 anos, que domina a Internet e que gosta de ler.

No portal haverá todos os meses um livro em destaque, "bastante trabalhado", à espera de ser mexido e disfrutado pelo internauta.
[para saber mais consultar o portal]

Bookcrossing: Sabes que é?

O Bookcrossing é um clube de livros, um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros. O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca.

O Município de Torres Novas, através das bibliotecas municipais, conjuntamente com a comunidade de leitores Bookcrossing em Portugal irá promover a 3.ª Convenção Nacional de Bookcrossing. Esta iniciativa, inserida no programa de acção da Regeneração Urbana do centro histórico de Torres Novas, realiza-se no próximo dia 2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil, com um programa cultural e de intervenção literácica na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.

[saber mais]

sábado, 26 de março de 2011

VISITA de MARILYN MONROE - Auto-Retratos de Gente Famosa



E assim aconteceu!
No dia 18 de Março, no âmbito do projecto Auto-Retratos de Gente Famosa, promovido pela Biblioteca Visconde Juromenha, em articulação com a disciplina de Música, leccionada pela Sra professora Elisabete Stweart, e, fundamentalmente, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher, várias turmas da escola sede, do 4º ao 9º ano, receberam a visita de Marilyn Monroe, figura dramatizada pela aluna Gabriela Tenente do 9º 5.

É de salientar que a razão da escolha desta figura célebre, para a celebração do Dia Internacional da Mulher, se prende com o facto de ser Marilyn Monroe o símbolo da sensualidade, da mulher bonita e ícone de popularidade.

Os alunos escutaram, atentamente, a actuação da colega, recebida, calorosamente, em todas as salas de aula, onde entrou, criando-se o efeito surpresa nos alunos, que ficaram a conhecer uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos. Marilyn Monroe, nome artístico de Norma Jeane Baker, nome verdadeiro da artista, que, também, é homenageada na canção composta e cantada por Elton John Candle in the Wind.

Mais uma vez, o balanço desta actividade é francamente positivo.

A Coordenação da BEAEVJ

EXPOSIÇÃO - ANIMAIS MARINHOS



Está patente, desde esta semana, uma exposição, na Biblioteca Visconde de Juromenha, de Animais Marinhos, realizados pelas turmas de 8º3 e 8º7, às disciplinas de Educação Tecnológica e Área de Projecto, com a Sra professora Mª del Mar, e seguindo os objectivos do programa Eco- Escolas.

Transportando-nos para um mundo subaquático marinho, esta exposição de animais marinhos que se suspendem do tecto da Biblioteca, acontece, no âmbito da comemoração do dia Mundial da Água.

É de referir que estes objectos foram elaborados com materiais reutilizáveis, como o papel e o cartão, resultando daí um efeito surpreendentemente bem sucedido e conseguido, como, aliás, se pode ver pelas fotos publicadas.

É bem visível a dinâmica do trabalho e actividades que se desenvolvem na BEAEVJ que não param, sendo-nos apresentada uma Biblioteca, sempre em movimento!

A Coordenação da BEAEVJ

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - ECO- ESCOLAS



Comemorou-se, esta semana, a 22 de Março, o Dia Mundial da Água, prestando JUS merecido a esse líquido tão precioso, essencial à vida humana, como o ar que respiramos.

Mais uma vez, o papel do projecto Eco-Escolas, coordenado pela Sra professora Ana Luísa Saraiva, foi fundamental para esta celebração tão importante.

Aconteceu no átrio do Centro de Recursos onde está patente uma exposição de trabalhos de alunos dos vários anos de escolaridade, realizados nas várias disciplinas, nomeadamente, na Área de Projecto.

É notório o interesse e empenho demonstrados pelos alunos, a partir das fotos aqui publicadas.

Há trabalhos bastante criativos e sugestivos, sem esquecer a função apelativa dos mesmos, uma vez que, não só chamam a atenção para a importância primordial da água, essencial à sobrevivência dos seres-vivos, com também servem de apelo urgente à preservação da Água potável.

Parabéns aos alunos e aos Srs professores e, como não podia deixar de ser, ao projecto Eco-Escolas, que muito tem contribuído com acções de sensibilização para o crescimento da consciência ecológica de cada um de nós, cidadãos activos e responsáveis, nomeadamente, nos nossos alunos.

Já conheces o ciclo da água ? [saber mais]

A Coordenação da BEAEVJ

DIA MUNDIAL DA FLORESTA - ECO-ESCOLAS






O Projecto Eco-Escolas coordenado pela Sra. Professora Ana Luísa Saraiva comemorou, esta semana, o Dia Mundial da Floresta que coincidiu, também, com a chegada da Primavera, no dia 21 de Março. Esta comemoração contou com uma grande exposição montada no átrio do Centro de Recursos da Escola Visconde de Juromenha de trabalhos realizados por turmas dos diferentes anos de ensino a diversas disciplinas.

Como se depreende pelas fotos aqui publicadas, há trabalhos para todos os gostos, todos alusivos à Floresta, respondendo-se, assim, a um desígnio mais importante, o de preservar, conservar, proteger e valorizar o Meio-Ambiente.

Há, também, trabalhos realizados com materiais reutilizáveis. Damos como exemplo os trabalhos que apresentam árvores construídas com aparas de lápis, resultando daí um efeito bem conseguido.

Em suma, são trabalhos interessantes e apelativos, originais e criativos!
Foi grande o empenho revelado pelos alunos, pelo que estão de parabéns, mais uma vez, eles e os Srs professores que com eles trabalharam, dando-lhes as instruções e orientações devidas, para que esta exposição fosse uma realidade.

A Coordenação da BEAEVJ

sexta-feira, 25 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA - 5º ano


No âmbito da semana da leitura, que teve início nesta semana, de 21 a 25 de Março, todas as turmas de 5º ano puderam assistir a sessões de leitura da história Polegarzinha, apresentada aos alunos, no auditório do Centro de Recursos, em formato digital, através do projetor vídeo existente nesse espaço.
As sessões de leitura foram dinamizadas pela professora bibliotecária Helena Caroça.
É de frisar que os alunos puderam seguir a leitura do texto digitalizado, acompanhado de belas ilustrações sobre a história, alusivas à natureza, composta pela fauna e flora, tendo sido esta uma das razões da escolha da história, por aludir aos elementos naturais, tendo em conta que nesta semana se celebrou a chegada da Primavera e o Dia Mundial da Floresta.

Numa fase seguinte, foi apresentada aos alunos uma outra versão da história Polegarzinha, também, digitalizada e projectada, sendo que cada aluno foi desafiado a ler um pedacinho da mesma, tendo todos lido com agrado e interesse.

No final da sessão, os alunos foram convidados a recontar a história e a executar um trabalho em aula com o professor de Língua Portuguesa.
O balanço da actividade é bastante positivo!

Doravante a BEAEVJ vai apostar mais na utilização dos recursos digitais, no que diz respeito a sessões de leitura no auditório do CRE, na tentativa de se evitarem gastos de papel, em defesa do Meio-Ambiente, e porque, também, se trata de uma prática inovadora do agrado dos alunos.

A Coordenação da BEAEVJ

SEMANA DA LEITURA - 7ºano



No âmbito da semana da leitura que teve início esta semana, de 21 a 25 de Março, e que se prolongará até finais do 2º período, todas as turmas de 7º ano, nos dias 22 e 23 de Março, puderam assistir, no auditório do Centro de Recursos, à leitura dramatizada da história de Vanina e Guidobaldo, cuja acção se passa na romântica cidade de Veneza.
Esta actividade foi levada a cabo pela turma de 7º2 e dinamizada pela professora de Língua Portuguesa, professora Névea Gomes, que se mostrou incansável na preparação dos seus alunos para os espectáculos, sendo, igualmente, de louvar o esforço, trabalho e espírito de equipa revelados pelos alunos da turma.

Foram apresentados 3 espectáculos às turmas de 7º ano, divididos em 3 partes.
Assim, numa 1ª fase, foi apresentada a leitura dramatizada da história, acima referida, retirada da obra O Cavaleiro da Dinamarca, da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, e estudada em aula pelos alunos de 7º ano, por constar do programa de Língua Portuguesa.

Numa 2ª fase, foi apresentado um rap, bem ao gosto das novas gerações, apenas com as vozes dos alunos e acompanhado de um beatbox. Esse rap era dirigido aos colegas da plateia que assistiam ao espectáculo, chamando a atenção dos mesmos para a importância da leitura nas suas vidas. Transcrevemos aqui a letra, por ser apelativa:« Leiam, amigos, a leitura é viver! Leiam, amigos, a leitura é aprender! Leiam, amigos, a leitura é um prazer!».
Numa 3ª fase, assistiu-se a um momento de declamação individual de poemas alusivos à história dramatizada, anteriormente, incidindo no par romântico Vanina e Guidobaldo, poemas esses da autoria dos alunos participantes e trabalhados em aula.

É de salientar que todos os espectáculos se desenrolaram com o acompanhamento de uma apresentação em power point de fotos e imagens da cidade de Veneza, onde a história acontece, imagens essas projectadas por meio de uma tela existente no auditório fixa na parede.
Para além das imagens projectadas que enriqueceram o espectáculo, fez-se ouvir uma música de fundo, conferindo mais solenidade ao evento.

Resta-nos agradecer o empenho e a colaboração dos alunos do 7º2 e da respectiva professora, Névea Gomes, desejando-lhes os parabéns pela qualidade do trabalho produzido.

A BEAEVJ pretende recompensar a turma e a professora com um certificado de mérito, devido ao esforço, empenho e espírito de equipa e união demonstrados.

A Coordenação da BEAEVJ

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia Mundial da Floresta na BEAEVJ - 4º ano







Foi por ocasião do Dia Mundial da Floresta que 6 turminhas de 4º ano da Escola EB1/JI da Tapada das Mercês puderam assistir a uma atividade relacionada com a celebração da Floresta e da Natureza.
Esta atividade promovida pela Biblioteca contou com a participação das senhoras professoras dinamizadoras do Clube da Floresta, professoras Paula Banha e Maria do Rosário Fonseca, as quais fizeram uma apresentação, em formato digital, da floresta portuguesa e das árvores mais abundantes no nosso país, no auditório do Centro de Recursos. A apresentação desse trabalho aos alunos foi acompanhada de fotografias e gravuras das árvores e arbustos típicos de Portugal.





Na 2ª parte da sessão, os alunos de 4º ano puderam assistir no átrio do CRE a uma demonstração de reciclagem de papel feita pela senhoras professoras.

Os alunos puderam, também, observar uma mapa de Portugal executado em corticite por uma professora colaboradora da Biblioteca, professora Teresa Santos, de Educação Tecnológica, onde nele estavam distribuídas as principais árvores e arbustos típicos de Portugal pelas várias regiões do país, tais como a oliveira, a azinheira, o sobreiro, a videira, a alfarrobeira, o pinheiro, etc.
É de salientar que as senhoras professoras aceitaram gentilmente o convite que lhes foi dirigido pela coordenação da Biblioteca para dinamizarem as 3 sessões decorridas, no dia 21 de Março.

É igualmente de frisar que a receptividade, o interesse e participação dos alunos das 6 turmas envolvidas de 4º ano foram notórios.
Parabéns às professoras!
Viva a Floresta!
Sê bem-vinda, Primavera!

A Coordenação da BEAEVJ

Concurso Olh´ó Disparate


Mais um cenário histórico é apresentado pela BEAEVJ, no âmbito do concurso Olh´ó Disparate. Desta vez é apresentada à comunidade escolar uma cena que reproduz fielmente uma Feira na Idade Média.
O que é que não bate certo nesse desenho? O que é que está desajustado ao contexto e à época?

Para participarem, os alunos só têm de solicitar na recepção da Biblioteca uma ficha de identificação dos 10 erros que se escondem subtilmente no desenho.

E quem tudo acertar, há-de uma recompensa ganhar!

Vamos a isso, meninos e meninas?

A Coordenação da BEAEVJ

segunda-feira, 21 de março de 2011

Primavera

A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.
saber mais
vê o coolkids sore a primavera
[in wikipéda]

Dia Mundial da Árvore

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março.
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado. saber mais
[in Wikipédia]

domingo, 20 de março de 2011

Semana da Leitura na BEAEVJ - VJ e BEAEVJ - TM

É já esta semana que todas as turmas de JI, 1º, 2º ,3º, 4º, 5º, 7º e 8º anos vão participar em actividades relacionadas com a dinamização da leitura, no evento Semana da leitura, seguindo as directrizes do Plano Nacional de Leitura.
Na escolinha de JI/1º ciclo da Tapada das Mercês todas as turmas, desde o JI ao 3º ano, vão poder assistir a sessões de leitura de histórias devidamente seleccionadas pelos professores bibliotecários.
Na escola sede, as turmas de 4ºano vão assistir, no dia 21 de Março, a uma actividade no auditório do CRE relacionada com a chegada da Primavera, actividade essa que vai contar com a participação do Clube da floresta.

Todas as turmas de 5º ano, estão também escalonadas para virem assistir, ao longo da semana, no auditório do Centro de Recursos a uma sessão de leitura de uma história, relacionada com a natureza, apresentada em suporte digital.

A turma 2 de 7ºano tem preparada uma dramatização de um excerto dialogado da obra O Cavaleiro da Dinamarca, para ser apresentada a todas as turmas de 7ºano. Estes alunos vão poder assistir a uma dramatização fantástica, levada a cabo por todos os alunos daquela turma, representação essa preparada e ensaiada pela professora dinamizadora Névea Gomes que é a professora de língua Portuguesa do 7º2.

Os alunos de 8º ano terão o prazer de receber a visita de Fernando Pessoa, no âmbito do projecto Auto-Retratos de Gente Famosa e da comemoração do Dia Mundial da Poesia, a 21 de Março. O aluno Miguel Leal do 9º5 vai dramatizar o poeta dos heterónimos.

A BEAEVJ não se esqueceu dos alunos dos restantes anos lectivos. Estão também previstas actividades de leitura nas próximas semanas para esses alunos.

Como se pode depreender, aguardam-nos umas semanas ricamente preenchidas, até ao final do 2º período, e cujo principal objectivo é o de celebrar a Leitura e o prazer de ler.

A Coordenação da BEAEVJ

Mais um Auto-Retrato - Inês de Castro



Quem não se lembra do famoso par romântico Inês de Castro/ príncipe D. Pedro?
A esse propósito, e, no âmbito da comemoração do Dia de São Valentim, padroeiro dos namorados, mais um auto-retrato de gente famosa foi concretizado, no passado dia 28 de Fevereiro.
Relembramos que se trata de um projeto relacionado com a dramatização de determinadas figuras célebres, que envolve os alunos do 9º5 que frequentam a disciplina de Música, leccionada pela professora Elisabete Stweart, projeto esse levado a cabo em parceria com a Biblioteca Visconde de Juromenha.
E desta vez foi a aluna Ana Rita Abrantes que dramatizou o papel de Inês de Castro.
No dia 28 de Fevereiro, a aluna, vestida com um traje da época, visitou várias salas de aula, apresentando-se às turmas como a bela Inês de Castro. Os alunos escutaram atentamente o discurso da personagem, tendo-se mostrado muito interessados e receptivos.
Também acompanhou D. Inês de Castro D. Pedro que, perdidamente apaixonado pela loira donzela, lhe recitou dois belos poemas retirados da obra Os Lusíadas de Camões.
É de notar que se apresentou às turmas um D. Pedro moderno, vestido com roupas contemporâneas.
Com mais este Auto- Retrato, os alunos ficaram a conhecer melhor este par romântico celebérrimo da História de Portugal.

A Coordenação da BEAEVJ

quinta-feira, 17 de março de 2011

Campeonato de Leitura - ponto da situação

A coordenação da BEAEVJ considera pertinente, nesta altura do campeonato, fazer o ponto da situação, relativamente à prática das leituras domiciliárias dos nossos alunos de 2º e 3º ciclos. E, neste momento, no decurso do 2º período, e, para satisfação dos professores bibliotecários, comunicamos que continua a registar-se um número elevado de empréstimos pela Biblioteca de livros para casa, nomeadamente, da parte do 5º ano, que vai à frente, com 98 requisições; logo seguido do 7º ano, com 91 requisições; e depois o 6º ano, com 66 requisições; surgindo a seguir o 8º ano, com 42 requisições. O 7º ano está quase a apanhar o 5º ano! Vamos ver se assim é, no final do 2º período.
Contudo, no 9º ano, o número baixa drasticamente, pois, até ao momento, são apenas 11 as requisições realizadas pelos alunos deste ano lectivo!
É de salientar que há o cuidado da parte de quem recebe os livros devolvidos pelos alunos de os indagar, sobre as leituras realizadas, para que a coordenação possa saber se o livro é efectivamente lido ou não.
Preocupam-nos os últimos anos do 3ºciclo, uma vez que precisamos de conquistar os alunos das turmas de 9º ano e também do 8º, de fazer com que eles voltem a recuperar o interesse e a motivação pela leitura, e, também, de os sensibilizar e consciencializar para a importância fulcral da mesma na realização das suas aprendizagens com sucesso.
O papel dos professores de Língua Portuguesa é importante, pois os mesmos têm-se esforçado por incutir nos alunos hábitos de leitura. Cabe igualmente à Biblioteca fomentar essa prática da leitura.
É de realçar que não só os alunos levam livros para casa, mas também, os professores e as auxiliares, servindo a biblioteca um público mais adulto, até porque existe na BEAEVJ um manancial considerável de obras mais dirigidas para essa faixa etária.

Pode dizer-se que o leque de livros escolhidos pelos alunos é consubstancialmente diverso, mas os mais requisitados continuam a pertencer à colecção do rato Geronimo stilton, seguida da colecção Clube das Amigas, mais direccionada para as raparigas.

Meninos e meninas, continuem a ler! Ler faz crescer! Precisamos de muitos campeões da leitura! Verão que não se vão arrepender!

A Coordenação da BEAEVJ

domingo, 13 de março de 2011

Quem se esconde atrás? Actividade no âmbito do Carnaval

Serve a presente para informar que esta actividade, iniciada na semana de 28 de Fevereiro e prolongando-se, até 11 de Março, com 3 dias de interrupção lectiva, em virtude do Carnaval, actividade essa promovida pela BEAEVJ, contou com uma adesão de cerca de 100 alunos participantes.
Foi curioso assistir à participação entusiástica dos alunos no Quem se esconde atrás?, já que os mesmos foram desafiados a descobrir e identificar as figuras públicas escondidas atrás de mascarilhas.
Participaram alunos de todos os anos, incluindo a turminha do 4º F/B, que visitou a Biblioteca, no dia 4 de Março, acompanhada da respectiva professora.
É de salientar que estas mascarilhas foram recortadas e pintadas por alunos no AID, projecto implementado pela Biblioteca Visconde de Juromenha e dinamizado por alguns professores da equipa da BEAEVJ.
A maioria dos alunos conseguiu identificar quase todas as figuras expostas. Diversos alunos erraram só numa. Contudo apenas 2 alunos, Pedro Lourenço do 7º 7 e Bernardo Dimas do 6º 6 conseguiram identificar todas as pessoas, pelo que serão recompensados, devido ao bom desempenho prestado.
A Coordenação da BEAEVJ está em crer que valeu a pena a dinamização desta actividade, no âmbito da Comemoração do Carnaval, não só pelo número de alunos interessados em participar, espontaneamente, como também pelo desafio que lhes foi proporcionado.

A Coordenação da BEAEVJ

quarta-feira, 2 de março de 2011

Concurso de Carnaval - Quem se Esconde atrás?



Está a decorrer, na biblioteca Visconde Juromenha, a partir de hoje, quarta-feira, e até ao final da próxima semana, um concurso no âmbito da Comemoração do Carnaval, aberto a toda a comunidade escolar.
E como funciona?
Pois bem, estão afixados, na biblioteca, em dois expositores, rostos de 25 figuras públicas famosas, mas a parte respeitante aos olhos dessas mesmas figuras contém uma mascarilha a tapar o olhar.

Os alunos participam identificando essas figuras num papel que lhes é fornecido pela biblioteca e depositam-no numa caixa para o efeito.
Os que conseguirem adivinhar todas as pessoas que se escondem, atrás da mascarilha, receberão uma recompensa a ser oferecida, posteriormente, pela Biblioteca.
Portanto mãos à obra, meninos e meninas!
Atenção que algumas dessas figuras públicas fazem-vos pensar um pouco, enquanto que outras são fáceis de identificar.

A Coordenação da BEAEVJ