"Perderei a minha utilidade no dia em que abafar a voz da consciência em mim" Mahatma Gandhi
domingo, 5 de junho de 2011
Semana da Criança na BEAEVJ
Na semana de 31 de Maio a 3 de Junho, decorreram no auditório do Centro de Recursos da Escola sede sessões de leitura da história Urpi, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Criança.
A coordenação da BEAEVJ teve o prazer de, mais uma vez, receber os alunos do 4º ano, a quem se destinaram as referidas sessões.
A história, passada no Peru, fala de uma menina, Urpi, que tem uma grande necessidade de mudar o mundo, no sentido de fazer com que as crianças tenham direito a um futuro melhor e fazer com que os seus direitos sejam verdadeiramente cumpridos e respeitados, pois, tal como Urpi declara «não basta que estejam escritos...é preciso pô-los em prática! E crianças que crescem com respeito pelos seus direitos e conhecem os seus deveres para com os outros vão certamente ser adultos que defenderão os direitos das futuras crianças!».
Os alunos, escalonados por turma para cada sessão, escutaram atenta e concentradamente, a história dinamizada pela Sra professora bibliotecária Helena Caroça, história essa que foi apresentada em formato digital, a fim de que os alunos pudessem acompanhar a leitura da mesma.
Os alunos assistiram interessados às sessões de leitura. Vários alunos foram convidados a ler a história e fizeram-no com bastante satisfação.
No fim de cada sessão, abriu-se espaço a um debate que se centrou nos Direitos das Crianças, estabelecendo-se a ponte com a história apresentada, cuja protagonista se vê, também, privada de alguns desses direitos básicos.
Cada professora da turma recebeu da professora bibliotecária um guião de trabalho que servirá de orientação para a realização em sala de aula de um trabalho ilustrado.
Com esse trabalho, cada aluno é convidado a escolher um direito fundamental da criança, a reflectir sobre esse direito e a justificar a razão da sua escolha.
Os trabalhos, que, neste momento, estão a ser realizados, serão expostos na biblioteca Visconde de Juromenha, a fim de serem apreciados por toda a comunidade escolar, nomeadamente, no dia do Agrupamento.
Os mesmos serão, depois, avaliados por um júri competente.
Como critérios para selecção dos melhores trabalhos por turma, apresentam-se a justificação coerente dada pelo aluno quanto ao direito escolhido, a correcção linguística, bem como a ilustração, devidamente articulada com o texto.
Aos alunos premiados será, oportunamente, oferecido um certificado de mérito assim como um livro oferecido pela biblioteca.
Votos de um bom trabalho!
A coordenação da BEAEVJ
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário