domingo, 5 de junho de 2011

Kamishibai - Teatrinho Japonês

A Coordenação da BEAEVJ tem o prazer de tornar pública mais uma actividade bem sucedida pelo interesse que despoletou nos alunos.
No dia 27 de Maio, os professores dinamizadores do AID (Atelier das Ideias Desenhadas), projeto a decorrer na Biblioteca Visconde Juromenha, deslocaram-se à Biblioteca da Escola B1/JI da Tapada das Mercês, vulgo Bandeirinhas, para apresentarem aos meninos das turmas de 1º ano a história do elefante Babar.

A acompanhar os Srs professores foram também duas alunas do 6º5 colaboradoras do AID.

A história do elefante Babar foi teatralizada, usando-se, para o efeito, o suporte kamishibai ou teatrinho japonês, construído no AID, bem como os cenários e as personagens da história, com a preciosa ajuda dos alunos inscritos no atelier e sob as orientações dos professores dinamizadores do projeto.

Como música de fundo foi escolhida a de Polenc, que se fez ouvir durante a sessão.

As alunas Mª Inês Chouzende e Ana Catarina Chouzende fizeram as apresentações. Os professores Pedro Valente e Elisabete Stewart deram voz às personagens. E as professoras Carla Lima e Mª José Carvalho manejaram as personagens e os cenários.

A apresentação desta actividade na qual se articulou a parte musical com o manuseamento das personagens levou a que os alunos assistissem concentrados ao desenrolar da história teatralizada.

No fim da sessão, foi distribuído a cada aluno uma folha de actividades sobre a história apresentada. Trata-se de um trabalho a realizar em casa que envolve a participação da família. O mesmo consiste numa ilustração do par Babar/ Celeste, desenhado na folha que foi entregue, pedindo-se aos alunos que imaginem um dia de festa e sugerindo-se a utilização de materiais reutilizáveis.
Será eleito o melhor trabalho de cada uma das turmas e premiados os alunos pelos professores bibliotecários.

Em suma, foi uma actividade que primou pela diferença, sendo o balanço bastante positivo.
Os meninos foram dispostos em círculo e foi criado todo um ambiente tranquilo para se dar início à sessão.
No final da mesma, os meninos estavam boquiabertos de espanto e quiseram experimentar o manejar das personagens.

Fica a promessa de se repetirem mais sessões com esta e outras histórias, fazendo-se uso do Kamishibai ou teatrinho japonês, dado o sucesso desta.

Publicaremos mais fotos desta actividade quando estiverem disponíveis.

A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário