quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Semana das Feiras e Mercados





Na semana de 22 a 26 de Novembro, decorreu no Centro de Recursos da Escola Visconde de Juromenha a actividade prevista no Plano Anual de Actividades da Biblioteca, designada por Feiras e Mercados. A mesma contou com a realização de várias feiras, tais como a Feira do Livro Usado, a habitual Feira do Livro Novo, com títulos adequados às diversas faixas etárias dos alunos dos vários ciclos, principais visitantes; a Feira do Minerais, a Feira dos Doces de Castanha, fruto-rei da época, a Feira dos Enfeites natalícios e Postais de Natal e, por fim, uma quermesse com rifas a 50 cêntimos.

Como se pode depreender, foi uma semana assaz agitada, para o lados do Centro de Recursos e Biblioteca.
Todas as turmas da escola sede visitaram as feiras, através de um escalonamento feito, e acompanhadas do respectivo professor, com excepç
ão de um nº que se pode dizer irrisório de turmas que não foram acompanhadas do professor.
Pelo que se pode afirmar que o balanço é francamente positivo e, tanto os professores bibliotecários, a equipa da Biblioteca, bem como a assistente operacional de serviço na BE, responsáveis pela preparação e montagem do evento, se podem regozijar por isso!
Quanto à quermesse, não havia mãos a medir, pois a participação dos alunos, interessados nos inúmeros objectos expostos, foi estrondosa.


Relativamente à Feira do Livro novo, com tantos livros expostos, interessantes, apelativos e a preços reduzidos, esta também atraiu inúmeros alunos, nomeadamente, de 4º, 5º e 6º anos que fizeram muitas compras. Felizmente que o interesse pelo livro e pela leitura continua a ganhar adeptos mais jovens, sensibilizados, desde o Jardim de Infância, para a importância primordial da Leitura na realização das suas aprendizagens com sucesso. Falta, porém, conquistar os alunos de 8º e 9º anos, cujo interesse e apetência para a prática da leitura diminui, consideravelmente.


Felizmente, que a venda de livros ultrapassou os mil euros! E a Biblioteca vai receber 10% em livros de oferta de novos títulos e colecções, sobre o valor das vendas efectuadas. Desta forma, permite-se que a nossa Biblioteca veja actualizado o seu acervo com novos documentos, para que os nossos alunos ganhem ainda mais interesse pela leitura de novos livros.

É de realçar, igualmente, que o dinheiro resultante das vendas dos produtos, nas várias feiras, permitirá não só a aquisição de novos equipamentos para a Biblioteca Visconde de Juromenha, substituindo-se os que já se encontram obsoletos, como também a aquisição de novos livros, mais modernos e actuais, e que, acima de tudo, vão ao encontro das necessidades e interesses dos alunos, sem nunca se perder de vista as orientações e directrizes do Plano Nacional de Leitura.
Agradecemos, também, a ajuda preciosa que os Alunos Monitores da Biblioteca Visconde Juromenha prestaram no decurso do evento.
A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário