domingo, 12 de dezembro de 2010

Quermesse de Natal na Biblioteca Visconde Juromenha


Como a quermesse de São Martinho, no evento Feiras e Mercados, no Centro de Recursos, foi um sucesso, com rifas vendidas a um preço simbólico, aproveitando a coordenação da Biblioteca Visconde de Juromenha para agradecer a gentileza e generosidade de todos, encarregados de educação e professores, quantos puderam contribuir largamente com a oferta de objectos e sem o contributo dos quais a quermesse não teria o sucesso que obteve, vimos, de novo, fazer um pedido à comunidade escolar de mais objectos, em 2ª mão, que estejam a mais lá em casa, a fim de podermos realizar uma quermesse de Natal.
Mais uma vez, as rifas serão vendidas a um preço irrisório e o aluno não ficará sem receber um brinde, para seu contentamento.
Queremos informar que, com o dinheiro resultante desta actividade e de outras, a Biblioteca pode, assim, proceder à aquisição de novas colecções de livros mais procurados pelos alunos e que estão em défice, não só para a prática da leitura em sala de aula, seguindo-se as directrizes do PLN(Plano Nacional de Leitura), da prática da leitura feita em casa, cumprindo o aluno os prazos para a devolução dos títulos, e da leitura na própria biblioteca. A este propósito, apraz-nos constatar que são muitos os alunos que chegam à Biblioteca e procuram um livro para ler em presença, nomeadamente, os de 2º ciclo e 7º ano. Quanto aos alunos dos 8º e 9º anos, falta ainda conquistar o interesse dos mesmos pela leitura!
Com o dinheiro resultante da venda das rifas, adquirem-se livros do interesse dos alunos, mas, é de salientar que, também, se compram documentos audiovisuais bastante interessantes e educativos que contribuem para reforçar as aprendizagens dos alunos, tais como documentários e filmes, que são procurados, não só pelos alunos, nas suas horas livres, como também pelos professores, na preparação das suas aulas, as quais, cada vez mais, não se restringem apenas ao suporte de papel, mas a outros recursos tecnológicos, diversificando, assim, o docente as suas estratégias de ensino, na sua prática lectiva.
Em suma, a coordenação da Biblioteca Escolar Visconde de Juromenha tem-se esforçado por angariar fundos para poder, aos poucos, ficar apetrechada de bons recursos, utilizados em prol das aprendizagens dos alunos e do desenvolvimento das suas competências, pois a Biblioteca Escolar é uma estrutura de apoio educativa que está ao serviço da escola.


A coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário