domingo, 5 de dezembro de 2010

O projecto AID na Biblioteca Visconde de Juromenha


A Biblioteca Visconde de Juromenha tem um projecto a funcionar, semanalmente, nas horas em que os professores dinamizadores do mesmo se encontram naquele espaço, professores esses da área disciplinar das expressões.
O AID, Atelier das Ideias Desenhadas, nasceu, há 3 anos atrás, e tanto os professores bibliotecários do Agrupamento, como a equipa da Biblioteca da escola têm apostado, cada vez mais, na sua implementação efectiva, com vista à formação dos seus alunos no desenvolvimento de determinadas competências relacionadas com a sensibilidade estética, criatividade e imaginação.
No AID, têm os alunos inscritos, sob as orientações dos profess
ores envolvidos, professores Carla Lima, Magda Fernandes, Mª José Carvalho e professor Pedro Valente, elaborado diversos trabalhos de expressão plástica de qualidade. Os trabalhos são
pensados, geralmente, no âmbito da comemoração de determinadas efemérides/ dias festivos, promovidos pela Biblioteca. E há, cada vez mais, a preocupação de todos os envolvidos em realizar trabalhos com materiais reutilizados. Para isso, a equipa da biblioteca trabalha, no sentido de desenvolver nos alunos a consciência ecológica e o respeito pela preservação do meio-ambiente, cada vez mais ameaçado pelo Homem.
Até ao presente, já se concretizaram vários pequ
enos projectos de trabalho, tais como a elaboração de cartazes de divulgação/ difusão das actividades da Biblioteca, que se afixam, um pouco por toda a escola, nos locais de maior visibilidade; a realização de marcadores de livros, para se comemorar o Dia Mundial do Professor, executados com a técnica do mosaico, a partir da recolha de imagens de revistas; a realização de marcadores com receitas confeccionadas, à base da castanha, para estes últimos se venderem nas Feiras e Mercados, já que, nesse evento, havia uma banca de venda de doces de castanha; a elaboração de enfeites natalícios, como anjos, sinos, renas para utilizações variadas e a realização de postais de Natal, feitos com a técnica do vitral (pintura em folhas de acetato com os respectivos materiais de pintura).

Como se depreende, professores e alunos do AID não param e mais trabalhos estão
na forja, de acordo com o previsto no Plano Anual de Actividades da BEAEVJ.


É de referir, também, que o AID participou n
as Feiras e Mercados, na semana de 22 a 26 de Novembro, no Centro de Recursos, com a venda de produtos criados até ao presente, para além dos marcadores atrás mencionados.




Também, contribuiu o AID com um atelier de construção de pandeiretas, usando-se, para o efeito, materiais reutilizáveis, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Música. Esteve envolvida a turma do 5º 9 que aprendeu a construir a pandeireta, sob as orientações da professora Carla Lima.



Em suma, este projecto, o AID, tem constituído uma mais-valia, no espaço da biblioteca, uma vez que contribui para o desenvolvimento da motricidade fina, destreza manual e concentração dos nossos alunos, para além dos objectivos atrás referidos.
E vamos dar-lhe continuidade!

A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário