segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Feliz Natal e um próspero Ano Novo

A equipa da BEAEVJ deseja a todos os que de nós dependem e que com nós trabalham, votos de um Feliz Natal e próspero Ano Novo.
Procurem entrar o novo ano com os dois pés...

domingo, 19 de dezembro de 2010

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE «Ajudar não custa»


É com júbilo que o agrupamento Visconde de Juromenha reconhece nos seus alunos, professores, pais e encarregados de educação o sentimento de solidariedade para com as famílias da comunidade escolar mais necessitadas!
Foi com enorme satisfação e sorriso nos lábios que a coordenação da Biblioteca Visconde de Juromenha pôde, nesta última semana de aulas, assistir a uma grande azáfama de ofertas de bens alimentares e de higiene que os alunos e professores puderam depositar nas caixas de papelão à entrada da Direcção e Biblioteca da escola sede.

Pelo que, em nome da Direcção e da Coordenação da Biblioteca do Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha, se agradece, calorosamente, esta enorme onda de generosidade da parte de todos quantos puderam contribuir para que os cabazes de Natal, destinados às famílias da comunidade escolar mais carenciadas, fossem uma realidade.



Votos de Festas Felizes para todos!





«A única pessoa realmente cega na época de Natal é aquela que não tem o Natal no seu coração!» Helen Keller

A Coordenação da BEAEVJ

Natal Ecológico







Mais uma vez, temos oportunidade de assistir à participação do Projecto Eco-Escolas coordenado pela Sra professora Ana Luísa saraiva, integrado na comemoração do Natal.
Cada vez mais cientes da importância da aplicação da regra dos 3 Rs - Reduzir, Reutilizar, Reciclar- os professores trabalham no sentido de incutir regras de consumo ecológicas às gerações mais novas, os seus alunos.
E o resultado está bem visível, através da exposição patente no átrio do Centro de Recursos, na última semana de aulas, de Árvores de Natal e Presépios, elaborados com materiais reutilizados.
Foram várias as turmas envolvidas, neste grande trabalho de comemoração de um Natal ecológico, pelo que os alunos do 5º2, 7º3, 7º1, 8º6 e 8º7, bem como os respectivos professores que com eles trabalharam e lhes deram as orientações adequadas, estão de parabéns, sendo de louvar o empenho e rigor aplicados por todos, durante o processo.

Como se depreende pelas fotos aqui publicadas, onde se podem apreciar alguns dos trabalhos elaborados, diga-se, com bastante paciência, aliada à criatividade e imaginação, foi com satisfação e regozijo que a coordenação da Biblioteca Visconde de Juromenha recebeu, no seu espaço, todas estas obras de arte ecológicas, alusivas à quadra natalícia.

Saudações ecologicamente natalícias deseja a coordenação da BEAEVJ!
E vamos agir, sempre, em prol da preservação do meio-ambiente envolvente!

Comemoração do Natal em grande no átrio do Centro de Recursos



São muitos os postais de Natal, criativos, originais, coloridos, que estão expostos no átrio do CRE!
Postais de Natal com votos de boas festas escritos em Inglês e Francês, pois trata-se de uma actividade preparada pelos professores das línguas estrangeiras e trabalhada com os seus alunos.

A profusão de postais expostos a decorar o átrio do CRE mostra bem a participação, envolvimento e empenho dos alunos e respectivos professores nesta actividade de comemoração de uma data muito significativa na sociedade cristã, o Natal.

A todos, votos de Boas Festas natalícias!

A Coordenação da BEAEVJ

A Árvore de Natal das Mãos


Mais um trabalho fantástico tem a coordenação da Biblioteca Visconde de Juromenha de tornar público, uma árvore de Natal, colorida e original, feita de recortes de papel com a forma de mãos e exposta no átrio do Centro de Recursos, na última semana de aulas. E não são umas mãos quaisquer! São as mãos dos alunos de 2º ciclo, que, com as respectivas professoras de Inglês, foram trabalhadas a partir de folhas de papel. E uma mão daquela árvore corresponde à mão de um aluno. O trabalho aqui apresentado dispensa mais apresentações, pois a imagem fala por si, mais uma vez.

A Coordenação da BEAEVJ

Mensagens de Natal em Francês



As turmas de 7º2 e 7º7 trabalharam com a respectiva professora da disciplina de Francês, Prof. Névea Gomes, mensagens de Natal escritas em Francês, não só para se comemorar a quadra natalícia, como também para os alunos se apropriarem de vocábulos dirigidos em francês relacionados com o Natal.
Esta exposição esteve patente na biblioteca, na última semana de aulas.
Como se pode constatar, a partir das fotos publicadas, o empenho de todos e o efeito dos trabalhos é notório!

A Coordenação da BEAEVJ

O vitral nos postais de Natal



A turma do 5º 4 está de parabéns, alunos e respectivos professores de EVT, Cristiana Silva e Pedro Valente, que com os alunos trabalharam nas suas aulas e por se terem esmerado na elaboração de postais de Natal, que primam pela sua originalidade, graças à técnica do vitral, que está na base da concepção dos postais.É de notar que os postais são tanto mais bonitos, quando expostos próximos a uma janela, à luz do dia, pois o efeito de luminosidade conseguido a partir da técnica do vitral é notório.
Estes postais natalícios fazem parte de uma exposição que esteve patente na Biblioteca Visconde de Juromenha, na última semana de aulas, para que todos pudessem apreciar as obras de arte, e vai continuar a exposição, na 1ª se
mana de Janeiro, semana dos Reis.
A partir das fotos publicadas, pode-se ter uma ideia da referida exposição.
As imagens falam por si!

A Coordenação da BEAEVJ



sábado, 18 de dezembro de 2010

Nelson Mandela de visita à Juromenha!



No âmbito da comemoração dos Direitos do Homem, celebrados a 10 de Dezembro, concretizou-se mais uma actividade relacionada com o projecto em curso na Biblioteca Visconde de Juromenha Auto-Retratos de Gente Famosa. Nesse sentido, o aluno Helder Sousa da turma 5 do 9º ano interpretou o papel de Nelson Mandela, figura merecedora de destaque, no que diz respeito à defesa dos direitos humanos.
Tendo preparado, com a devida antecipação, o desempenho do papel que lhe coube, o aluno Helder Sousa foi visitar várias salas de aula de vários anos de escolaridade, incluindo a sala de professores, onde fez, de forma brilhante e seguro de si, a apresentação da sua personagem, não deixando de referir o seu papel de defensor absoluto dos direitos raciais e de lutador pertinaz contra o Apartheid.
Ficaram, portanto, os alunos a conhecer melhor Nelson Mandela que, aliás, foi muito bem recebido no decurso das visitas.

A Coordenação da BEAEVJ

Chuva de estrelas na Biblioteca!


Suspensas, a partir do tecto, com fio de nylon, estão em constante movimento giratório várias estrelas expostas na Biblioteca.
Trata-se de um trabalho realizado pelos alunos da turma 3 do 7º ano à disciplina de Educação Tecnológica, sob as orientações e directrizes da professora Maria del Mar, professora da disciplina.
Estas estrelas têm a particularidade de terem sido elaboradas com base em materiais reutilizáveis, a partir de caixas de papelão, que, de forma inteligente e ecológica, a referida professora, junto co
m a turma, lhes soube dar uma boa utilização, no âmbito da comemoração desta quadra natalícia.
Depois do recorte, as estrelas foram pintadas, de acordo com os gostos dos alunos, e cozidas com corda cisal.
Eis um trabalho fantástico! Os alunos e a respectiva professora e
stão de parabéns, pois, graças ao empenho aplicado, fizeram com que a Biblioteca Visconde Juromenha ficasse mais bonita!


A Coordenação da BEAEVJ

domingo, 12 de dezembro de 2010

Concurso da Resposta Certa e ... Docinha


Deu-se início, há 2 semanas atrás, o concurso acima mencionado, dinamizado pelo professor Ernesto Eugénio, pertencente à equipa da Biblioteca Visconde Juromenha.
Trata-se de uma actividade que nasceu há 3 anos e que, pela procura que tem tido da parte dos alunos, faz a coordenação da Biblioteca questão de lhe dar continuidade, uma vez que se pretende testar os conhecimentos de cultura geral dos alunos da nossa escola.
Respondendo, um de cada vez, a perguntas colocadas pelo professor, com 3 hipóteses de escolha, perguntas essas que estão escritas em papéis misturados num recipiente e que o aluno tira à sorte, aqueles têm oportunidade de rever conteúdos leccionados de diferentes disciplinas e ver os seus conhecimentos de cultura geral alargados, sobre as várias áreas do saber.
Os que acertarem à pergunta recebem um rebuçado.
Este concurso realiza-se à 6ª feira, das 14h às 16h, e não deixa de ser curioso apreciar a quantidade de alunos interessados em participar na actividade, dinamizada durante 2 horas.
É de frisar que, de tempos a tempos, são renovadas as perguntas, pois os alunos acabam por já saber as respostas do leque diversificado de questões ao dispor.
Constatamos que os nossos alunos apresentam poucos conhecimentos sobre o que os rodeia e que precisam de ler mais, de se actualizar e de assistir a programas televisivos educativos e formativos.
A Coordenação da BEAEVJ

Exposição na Biblioteca Visconde Juromenha dos trabalhos dos alunos de 4º ano sobre a história Belenzinha




A Biblioteca Visconde Juromenha, a partir desta semana, está mais mais bonita e enriquecida! Tal se deve à exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos do 4º ano, baseados nas sessões de leitura da história de Natal a que assistiram, Belenzinha ou o Conto da Boa Vontade, da autoria da professora Teresa Ferreira.
Como se pode constatar, a partir das fotos publicadas, o envolvimento dos alunos, sob as orientações das suas professoras, foi notório, pelo que estão de parabéns!
Numa fase posterior, será feita a selecção do trabalho mais criativo de cada turma que cumpre os requisitos definidos, a fim de serem premiados os alunos contemplados, com um certificado de mérito, passado pela Biblioteca, e um prémio.

Aos meninos de 4º ano bem como à respectivas professoras, a Biblioteca Visconde Juromenha deseja um feliz e santo Natal e um ano novo próspero.
Para o ano, cá continuaremos com novos desafios de trabalho.
Entretanto, um bom descanso natalício e reposição de boas energias para os nossos meninos poderem continuar, no 2º período, a desenvolver trabalhos de qualidade, orientados pelas suas professoras.

A Coordenação da BEAEVJ

Cenário natalício no átrio do Centro de Recursos




Está montado num canto do átrio do CRE um cenário natalício que reproduz um quadro exterior composto por 3 pinheiros de Natal colocados ao lado de 3 vitrines transformadas em janelas, vistas de fora,devidamente decoradas e de onde sai uma luz, sugerindo calor, vinda do interior de uma casa, contrastando com o ambiente exterior, frio e gelado, sugerido pela neve amontoada nas janelas. Este trabalho esteve a cargo dos professores dinamizadores do AID (Atelier das Ideias Desenhadas),que foram ajudados pelos alunos inscritos nesse atelier.
Entretanto,na antepenúltima e penúltima semanas, os pinheiros foram decorados com caixas de fósforos enfeitadas pelos alunos de várias turmas de 6º ano, inscritos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, com a Professora Alexandr
a Neves, que fez um belíssimo trabalho,em aula, com os seus alunos,como se pode comprovar, a partir das fotos publicadas. Estes alunos, não só trabalharam a decoração das caixas, com motivos natalícios, como também os Direitos Fundamentais do Homem, no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos, celebrado a 10 de Dezembro.
Estiveram
envolvidos todos os alunos de 6º ano que frequentam EMRC. Estes gostaram do trabalho que lhes foi proposto, participando, cada um, entusiasticamente e o melhor possível, na decoração da sua própria caixa de fósforos e na escrita do Direito Humano por si escolhido e trabalhado numa tira de papel que foi metida dentro da respectiva caixa.
Na última semana de aulas, os alunos envolvidos neste trabalho, deslocam-se ao CRE, acompanhados da respectiva professora de EMRC, a fim de cada um retirar das árvores uma caixa e ler aos colegas o direito que lhe coube. Entretanto o aluno levará a caixa para casa.

A coordenação da BEAEVJ

Quermesse de Natal na Biblioteca Visconde Juromenha


Como a quermesse de São Martinho, no evento Feiras e Mercados, no Centro de Recursos, foi um sucesso, com rifas vendidas a um preço simbólico, aproveitando a coordenação da Biblioteca Visconde de Juromenha para agradecer a gentileza e generosidade de todos, encarregados de educação e professores, quantos puderam contribuir largamente com a oferta de objectos e sem o contributo dos quais a quermesse não teria o sucesso que obteve, vimos, de novo, fazer um pedido à comunidade escolar de mais objectos, em 2ª mão, que estejam a mais lá em casa, a fim de podermos realizar uma quermesse de Natal.
Mais uma vez, as rifas serão vendidas a um preço irrisório e o aluno não ficará sem receber um brinde, para seu contentamento.
Queremos informar que, com o dinheiro resultante desta actividade e de outras, a Biblioteca pode, assim, proceder à aquisição de novas colecções de livros mais procurados pelos alunos e que estão em défice, não só para a prática da leitura em sala de aula, seguindo-se as directrizes do PLN(Plano Nacional de Leitura), da prática da leitura feita em casa, cumprindo o aluno os prazos para a devolução dos títulos, e da leitura na própria biblioteca. A este propósito, apraz-nos constatar que são muitos os alunos que chegam à Biblioteca e procuram um livro para ler em presença, nomeadamente, os de 2º ciclo e 7º ano. Quanto aos alunos dos 8º e 9º anos, falta ainda conquistar o interesse dos mesmos pela leitura!
Com o dinheiro resultante da venda das rifas, adquirem-se livros do interesse dos alunos, mas, é de salientar que, também, se compram documentos audiovisuais bastante interessantes e educativos que contribuem para reforçar as aprendizagens dos alunos, tais como documentários e filmes, que são procurados, não só pelos alunos, nas suas horas livres, como também pelos professores, na preparação das suas aulas, as quais, cada vez mais, não se restringem apenas ao suporte de papel, mas a outros recursos tecnológicos, diversificando, assim, o docente as suas estratégias de ensino, na sua prática lectiva.
Em suma, a coordenação da Biblioteca Escolar Visconde de Juromenha tem-se esforçado por angariar fundos para poder, aos poucos, ficar apetrechada de bons recursos, utilizados em prol das aprendizagens dos alunos e do desenvolvimento das suas competências, pois a Biblioteca Escolar é uma estrutura de apoio educativa que está ao serviço da escola.


A coordenação da BEAEVJ

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE «Ajudar não custa»


Está a decorrer na Escola Visconde de Juromenha uma campanha de recolha de alimentos e de produtos de higiene da iniciativa do Gabinete de Assistência Social de Escolas. Sob o lema Ajudar não custa, esta campanha solidária tem em vista criar cabazes de Natal destinados à famílias da comunidade escolar mais carenciadas e grupos desfavorecidos social e economicamente.
Com efeito, custa-nos enfrentar a dura realidade de sabermos que existem alunos da nossa escola que passam fome e cujo almoço que lhes é servido no refeitório da escola constitui a única refeição principal e completa do dia.
Nesse sentido, numa altura do ano mais propícia à vontade e necessidade que todos temos de prestar alguma ajuda para com os mais necessitados, a coordenação da Biblioteca Visconde de Juromenha apela a que toda a comunidade escolar contribua com qualquer produto dos atrás referidos e o deposite na caixa de papelão que existe à entrada da Biblioteca Visconde Juromenha, pois ajudar não custa!
Apelamos, assim, à vossa generosidade e sensibilidade, agradecendo, desde já, o contributo de todos.
Vá lá, não custa nada!

A coordenação da BEAEVJ

domingo, 5 de dezembro de 2010

O projecto AID na Biblioteca Visconde de Juromenha


A Biblioteca Visconde de Juromenha tem um projecto a funcionar, semanalmente, nas horas em que os professores dinamizadores do mesmo se encontram naquele espaço, professores esses da área disciplinar das expressões.
O AID, Atelier das Ideias Desenhadas, nasceu, há 3 anos atrás, e tanto os professores bibliotecários do Agrupamento, como a equipa da Biblioteca da escola têm apostado, cada vez mais, na sua implementação efectiva, com vista à formação dos seus alunos no desenvolvimento de determinadas competências relacionadas com a sensibilidade estética, criatividade e imaginação.
No AID, têm os alunos inscritos, sob as orientações dos profess
ores envolvidos, professores Carla Lima, Magda Fernandes, Mª José Carvalho e professor Pedro Valente, elaborado diversos trabalhos de expressão plástica de qualidade. Os trabalhos são
pensados, geralmente, no âmbito da comemoração de determinadas efemérides/ dias festivos, promovidos pela Biblioteca. E há, cada vez mais, a preocupação de todos os envolvidos em realizar trabalhos com materiais reutilizados. Para isso, a equipa da biblioteca trabalha, no sentido de desenvolver nos alunos a consciência ecológica e o respeito pela preservação do meio-ambiente, cada vez mais ameaçado pelo Homem.
Até ao presente, já se concretizaram vários pequ
enos projectos de trabalho, tais como a elaboração de cartazes de divulgação/ difusão das actividades da Biblioteca, que se afixam, um pouco por toda a escola, nos locais de maior visibilidade; a realização de marcadores de livros, para se comemorar o Dia Mundial do Professor, executados com a técnica do mosaico, a partir da recolha de imagens de revistas; a realização de marcadores com receitas confeccionadas, à base da castanha, para estes últimos se venderem nas Feiras e Mercados, já que, nesse evento, havia uma banca de venda de doces de castanha; a elaboração de enfeites natalícios, como anjos, sinos, renas para utilizações variadas e a realização de postais de Natal, feitos com a técnica do vitral (pintura em folhas de acetato com os respectivos materiais de pintura).

Como se depreende, professores e alunos do AID não param e mais trabalhos estão
na forja, de acordo com o previsto no Plano Anual de Actividades da BEAEVJ.


É de referir, também, que o AID participou n
as Feiras e Mercados, na semana de 22 a 26 de Novembro, no Centro de Recursos, com a venda de produtos criados até ao presente, para além dos marcadores atrás mencionados.




Também, contribuiu o AID com um atelier de construção de pandeiretas, usando-se, para o efeito, materiais reutilizáveis, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Música. Esteve envolvida a turma do 5º 9 que aprendeu a construir a pandeireta, sob as orientações da professora Carla Lima.



Em suma, este projecto, o AID, tem constituído uma mais-valia, no espaço da biblioteca, uma vez que contribui para o desenvolvimento da motricidade fina, destreza manual e concentração dos nossos alunos, para além dos objectivos atrás referidos.
E vamos dar-lhe continuidade!

A Coordenação da BEAEVJ

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O espírito de Natal já paira no ar! Sessões de leitura da história Belenzinha ou o Conto da Boa Vontade


Já se iniciaram, no dia 30, as visitas das turmas de 4º ano ao Auditório do Centro de Recursos, a fim de assistirem à leitura dramatizada da história Belenzinha, contada pela Sra professora Teresa Ferreira, também, autora da história.
Esta actividade surge no âmbito da Comemoração do Natal.
O conto relata a história de uma vaquinha, Belenzinha, que é dona de um estábulo. De repente, alguém lhe bate à porta, mal ela acaba de limpar a casa. É uma jovem, acompanhada por um homem, que está prestes a dar à luz. Opondo-se, inicialmente, a dar guarida aos forasteiros e, mais tarde, mostrando-se renitente em oferecer palha fresca para proteger o recém-nascido do frio rigoroso e gélido do Inverno, Belenzinha acaba não só por ser hospitaleira, como também por ser generosa, adoptando uma atitude altruísta, ao prestar ajuda a quem mais precisava, naquele momento. E mais tem a história a desvendar, em que outros animais são também participantes!

Aos alunos é-lhes proposto um desafio, no fim da sessão de leitura: uma tarefa a executar, em sala de aula, sob as orientações do professor, que consiste num trabalho ilustrado, baseado na história contada. Pretende-se que esses trabalhos estejam prontos, até ao final da penúltima semana de aulas, para que sejam expostos, apreciados e fiquem sujeitos a votação, uma vez que será escolhido o melhor trabalho de cada turma e devidamente premiado o seu autor, promovendo-se, assim, o rigor, a imaginação e criatividade e empenho aplicados.

A coordenação da BEAEVJ

Preparando o Natal e a Comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos a 10 de Dezembro





Várias turmas da escola sede e sob as orientações dos respectivos professores de Formação Cívica e Educação Moral Religiosa Católica, estão envolvidas no trabalho de preparação da actividade referida em epígrafe. A tarefa consiste em enfeitar caixas de fósforos com motivos natalícios, uma para cada aluno, consoante a imaginação e criatividade de cada um. O interesse pela actividade é tanto maior quanto a participação de cada aluno na preparação de uma frase alusiva a um Direito Humano fundamental, escrita numa tira de papel que depois será metida dentro da caixa de fósforos. Pretende-se que os alunos tomem consciência que existe uma Declaração Universal dos Direitos Humanos que protege qualquer ser humano de abusos e crimes cometidos, embora nem sempre sejam respeitados esses direitos, e que os mesmos conheçam os direitos fundamentais.

Depois de pronta a tarefa, e antes da última semana de aulas do 1º período, cada turma desloca-se ao Centro de Recursos, onde, no átrio, está montada uma pequena floresta de
p
inheiros, que serão enfeitados com as caixas de fósforos preparadas pelos alunos.

A actividade culminará, na última semana de aulas, com
a ida das turmas envolvidas no trabalho ao Centro de Recursos. E cada aluno retirará de uma das árvores de Natal uma caixa que abrirá, para ler o Direito Humano que lhe coube, e levá-la-á para casa.

A coordenação da BEAEVJ

Semana das Feiras e Mercados





Na semana de 22 a 26 de Novembro, decorreu no Centro de Recursos da Escola Visconde de Juromenha a actividade prevista no Plano Anual de Actividades da Biblioteca, designada por Feiras e Mercados. A mesma contou com a realização de várias feiras, tais como a Feira do Livro Usado, a habitual Feira do Livro Novo, com títulos adequados às diversas faixas etárias dos alunos dos vários ciclos, principais visitantes; a Feira do Minerais, a Feira dos Doces de Castanha, fruto-rei da época, a Feira dos Enfeites natalícios e Postais de Natal e, por fim, uma quermesse com rifas a 50 cêntimos.

Como se pode depreender, foi uma semana assaz agitada, para o lados do Centro de Recursos e Biblioteca.
Todas as turmas da escola sede visitaram as feiras, através de um escalonamento feito, e acompanhadas do respectivo professor, com excepç
ão de um nº que se pode dizer irrisório de turmas que não foram acompanhadas do professor.
Pelo que se pode afirmar que o balanço é francamente positivo e, tanto os professores bibliotecários, a equipa da Biblioteca, bem como a assistente operacional de serviço na BE, responsáveis pela preparação e montagem do evento, se podem regozijar por isso!
Quanto à quermesse, não havia mãos a medir, pois a participação dos alunos, interessados nos inúmeros objectos expostos, foi estrondosa.


Relativamente à Feira do Livro novo, com tantos livros expostos, interessantes, apelativos e a preços reduzidos, esta também atraiu inúmeros alunos, nomeadamente, de 4º, 5º e 6º anos que fizeram muitas compras. Felizmente que o interesse pelo livro e pela leitura continua a ganhar adeptos mais jovens, sensibilizados, desde o Jardim de Infância, para a importância primordial da Leitura na realização das suas aprendizagens com sucesso. Falta, porém, conquistar os alunos de 8º e 9º anos, cujo interesse e apetência para a prática da leitura diminui, consideravelmente.


Felizmente, que a venda de livros ultrapassou os mil euros! E a Biblioteca vai receber 10% em livros de oferta de novos títulos e colecções, sobre o valor das vendas efectuadas. Desta forma, permite-se que a nossa Biblioteca veja actualizado o seu acervo com novos documentos, para que os nossos alunos ganhem ainda mais interesse pela leitura de novos livros.

É de realçar, igualmente, que o dinheiro resultante das vendas dos produtos, nas várias feiras, permitirá não só a aquisição de novos equipamentos para a Biblioteca Visconde de Juromenha, substituindo-se os que já se encontram obsoletos, como também a aquisição de novos livros, mais modernos e actuais, e que, acima de tudo, vão ao encontro das necessidades e interesses dos alunos, sem nunca se perder de vista as orientações e directrizes do Plano Nacional de Leitura.
Agradecemos, também, a ajuda preciosa que os Alunos Monitores da Biblioteca Visconde Juromenha prestaram no decurso do evento.
A Coordenação da BEAEVJ