quinta-feira, 22 de março de 2012

Propostas para a interrupção (de 24 de março a 9 de abril)


Começa neste fim de semana um período de interrupção. Nesta interrupção poderás descansar e preparar-te para o último período deste ano letivo.

Aproveitando a possibilidade de saíres da zona onde moras deixamos aqui uma proposta. Assim, para quem for para a região de Tavira, Algarve, poderá participar no Champimóvel. A cidade de Tavira vai receber, entre 27 e 31 de março, no Jardim das Palmeiras (em frente ao Mercado da Ribeira), a Ação Champimóvel, com entrada gratuita.
Trata-se de um projeto de divulgação e promoção da ciência, da Fundação Champalimaud, dirigido a crianças entre os 9 e os 14 anos e, também, ao público em geral (podem assistir crianças a partir dos 6 anos, desde que devidamente acompanhadas por um responsável). Esta iniciativa resulta de uma ação conjunta entre o Centro Ciência Viva de Tavira, a Associação Baixa de Tavira, a Câmara Municipal de Tavira e a Fundação Champalimaud.




O Champimóvel está aberto ao público no horário seguinte: de 27 a 30 de março – 10h00 às 18h00; 31 de março – 10h00 às 13h00.É necessário efetuar inscrição prévia. Cada sessão comporta cerca de 19 pessoas.




Na continuação da semana anterior propomos-te mais um filme "Irmão Urso", da Disney.

Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.
[retirado de http://www.adorocinema.com/filmes/filme-51506/ para fins educacionais]

Para ocupares o teu tempo nestes dias deixamos aqui duas propostas:


"Super-heróis em apuros", de Carmen Gil e AnnaLaura Cantone
Sabes que tens um super-herói dentro de ti? É verdade, sim! Todos os meninos e meninas o têm. Mas há momentos em que, sem saberes porquê, os teus superpoderes parecem esfumar-se…



"Seres minúsculos da floresta", de Denise Despeyroux e Glenda Sburelin
Sete histórias de pequeníssimos seres mágicos. Descobre as suas aventuras e desventuras. Deixa-te surpreender por elas. São todas para ti!

Uma vez que grande parte das turmas estiveram a trabalhar a história dos Ovos Misteriosos, deixamos aqui a proposta de atividade "Sem ovos não se fazem panquecas", que o Serviço Educativo do Museu Arqueológico do Carmo (MAC), em Lisboa, disponibiliza para os mais novos, com idades entre os 6 e os 10 anos.
Estas atividades foram programadas para as férias da Páscoa, que vão decorrer de 2 a 5 de abril, das 10h00 às 17h30, e decorrerão nas suas instalações.

Com os ovos podem fazer-se muitas coisas (omeletes, bolos, sobremesas...) e podem ser vistos por todo o lado, quer na forma do rosto do amigo de infância quer nas personagens de alguns contos de encantar ou, até, nas obras de arte. Depois de sensibilizar os pequenos participantes para esta realidade, o MAC propõe-lhes, nesta Páscoa, "andar à volta do ovo" e, assim ,descobrir as mil e uma coisas que se podem fazer a partir dele.

Atividades programadas:
2 de Abril - "O Auto-Retrato: o nosso rosto tem forma de ovo";
3 de Abril - "Humpty-Dumpty no País das Maravilhas";
4 de Abril - "O Ovo do Dragão!";
5 de Abril - "Esculturas de Ovos".


Para explorares na internet, continuamos com o endereço Catalivros. Explora-o e diverte-te.

Esperamos que tenhas uma boa interrupção.

Sem comentários:

Enviar um comentário