quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Quem criou, afinal, o Pai Natal?


O Pai Natal, mais propriamente, S. Nicolau, um velhinho de barba branca que viajava num trenó puxado por renas (o mesmo transporte que é usado na Escandinávia) foi criado por Clement Clark More, em 1822.

Assim, a criação da imagem actual do Pai Natal não é da autoria da marca de refrigerantes Coca-Cola, como muitos pensam. 

Durante muito tempo o Pai Natal foi desenhado vestido com uma grande variedade de cores e era representado a fumar um cachimbo de barro ou a beber vinho. Também é correcto que, nos anos 30, a Coca-Cola decidiu usar a figura do Pai Natal na sua publicidade de Inverno e contratou o artista Haddon Sundblom para lhe compor a imagem. Sundblom escolheu o vermelho e branco da Coca-Cola para vestir o Pai Natal.


Contudo, Sundblom não foi original na sua escolha, já que o primeiro desenho que retratava a figura do Pai Natal tal como hoje o conhecemos foi feito por Thomas Nast, um grande cartonista americano, e foi publicado no semanário “Harper’s Weekly”,  no ano de 1866.

Mesmo assim, durante décadas (incluíndo no ínicio no século XX), o Pai Natal, por vezes, era retratado de maneira diferente: magro, vestido com outras roupas e cores, etc.

Contudo, é um facto indiscutível que a criação da actual imagem do Pai Natal não pertence à Coca.-Cola. Aliás, muitos utilizaram a imagem criada por Nast antes da Coca Cola.

[retirado de http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/nast.htm para fins estritamente educativos]

Sem comentários:

Enviar um comentário