sexta-feira, 25 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA - 7ºano



No âmbito da semana da leitura que teve início esta semana, de 21 a 25 de Março, e que se prolongará até finais do 2º período, todas as turmas de 7º ano, nos dias 22 e 23 de Março, puderam assistir, no auditório do Centro de Recursos, à leitura dramatizada da história de Vanina e Guidobaldo, cuja acção se passa na romântica cidade de Veneza.
Esta actividade foi levada a cabo pela turma de 7º2 e dinamizada pela professora de Língua Portuguesa, professora Névea Gomes, que se mostrou incansável na preparação dos seus alunos para os espectáculos, sendo, igualmente, de louvar o esforço, trabalho e espírito de equipa revelados pelos alunos da turma.

Foram apresentados 3 espectáculos às turmas de 7º ano, divididos em 3 partes.
Assim, numa 1ª fase, foi apresentada a leitura dramatizada da história, acima referida, retirada da obra O Cavaleiro da Dinamarca, da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, e estudada em aula pelos alunos de 7º ano, por constar do programa de Língua Portuguesa.

Numa 2ª fase, foi apresentado um rap, bem ao gosto das novas gerações, apenas com as vozes dos alunos e acompanhado de um beatbox. Esse rap era dirigido aos colegas da plateia que assistiam ao espectáculo, chamando a atenção dos mesmos para a importância da leitura nas suas vidas. Transcrevemos aqui a letra, por ser apelativa:« Leiam, amigos, a leitura é viver! Leiam, amigos, a leitura é aprender! Leiam, amigos, a leitura é um prazer!».
Numa 3ª fase, assistiu-se a um momento de declamação individual de poemas alusivos à história dramatizada, anteriormente, incidindo no par romântico Vanina e Guidobaldo, poemas esses da autoria dos alunos participantes e trabalhados em aula.

É de salientar que todos os espectáculos se desenrolaram com o acompanhamento de uma apresentação em power point de fotos e imagens da cidade de Veneza, onde a história acontece, imagens essas projectadas por meio de uma tela existente no auditório fixa na parede.
Para além das imagens projectadas que enriqueceram o espectáculo, fez-se ouvir uma música de fundo, conferindo mais solenidade ao evento.

Resta-nos agradecer o empenho e a colaboração dos alunos do 7º2 e da respectiva professora, Névea Gomes, desejando-lhes os parabéns pela qualidade do trabalho produzido.

A BEAEVJ pretende recompensar a turma e a professora com um certificado de mérito, devido ao esforço, empenho e espírito de equipa e união demonstrados.

A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário