quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Preparando o Natal e a Comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos a 10 de Dezembro





Várias turmas da escola sede e sob as orientações dos respectivos professores de Formação Cívica e Educação Moral Religiosa Católica, estão envolvidas no trabalho de preparação da actividade referida em epígrafe. A tarefa consiste em enfeitar caixas de fósforos com motivos natalícios, uma para cada aluno, consoante a imaginação e criatividade de cada um. O interesse pela actividade é tanto maior quanto a participação de cada aluno na preparação de uma frase alusiva a um Direito Humano fundamental, escrita numa tira de papel que depois será metida dentro da caixa de fósforos. Pretende-se que os alunos tomem consciência que existe uma Declaração Universal dos Direitos Humanos que protege qualquer ser humano de abusos e crimes cometidos, embora nem sempre sejam respeitados esses direitos, e que os mesmos conheçam os direitos fundamentais.

Depois de pronta a tarefa, e antes da última semana de aulas do 1º período, cada turma desloca-se ao Centro de Recursos, onde, no átrio, está montada uma pequena floresta de
p
inheiros, que serão enfeitados com as caixas de fósforos preparadas pelos alunos.

A actividade culminará, na última semana de aulas, com
a ida das turmas envolvidas no trabalho ao Centro de Recursos. E cada aluno retirará de uma das árvores de Natal uma caixa que abrirá, para ler o Direito Humano que lhe coube, e levá-la-á para casa.

A coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário