quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O espírito de Natal já paira no ar! Sessões de leitura da história Belenzinha ou o Conto da Boa Vontade


Já se iniciaram, no dia 30, as visitas das turmas de 4º ano ao Auditório do Centro de Recursos, a fim de assistirem à leitura dramatizada da história Belenzinha, contada pela Sra professora Teresa Ferreira, também, autora da história.
Esta actividade surge no âmbito da Comemoração do Natal.
O conto relata a história de uma vaquinha, Belenzinha, que é dona de um estábulo. De repente, alguém lhe bate à porta, mal ela acaba de limpar a casa. É uma jovem, acompanhada por um homem, que está prestes a dar à luz. Opondo-se, inicialmente, a dar guarida aos forasteiros e, mais tarde, mostrando-se renitente em oferecer palha fresca para proteger o recém-nascido do frio rigoroso e gélido do Inverno, Belenzinha acaba não só por ser hospitaleira, como também por ser generosa, adoptando uma atitude altruísta, ao prestar ajuda a quem mais precisava, naquele momento. E mais tem a história a desvendar, em que outros animais são também participantes!

Aos alunos é-lhes proposto um desafio, no fim da sessão de leitura: uma tarefa a executar, em sala de aula, sob as orientações do professor, que consiste num trabalho ilustrado, baseado na história contada. Pretende-se que esses trabalhos estejam prontos, até ao final da penúltima semana de aulas, para que sejam expostos, apreciados e fiquem sujeitos a votação, uma vez que será escolhido o melhor trabalho de cada turma e devidamente premiado o seu autor, promovendo-se, assim, o rigor, a imaginação e criatividade e empenho aplicados.

A coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário