segunda-feira, 1 de abril de 2013

Começamos o 3º Período com o "Dia Internacional do Livro Infantil"

O Dia Internacional do Livro Infantil é celebrada no dia 2 de abril por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).


O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês
Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.

Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY (clica aqui para conheceres a mensagem deste ano).

Como atividade para este dia iniciamos um novo desafio: a novidade da semana. Esta será publicitada num canto transformado para o efeito, criando um ambiente especial. Assim, esta semana teremos na nossa biblioteca uma proposta de leitura, um livro infantil. Bem, para saberes qual será tens mesmo de passar pela biblioteca. O livro estará em destaque num expositor criado para o efeito e todos os exemplares existentes estarão disponíveis para leitura, apenas no espaço da BEAEVJ-VJ, durante esta semana pois, na próxima
semana, já os poderás levar para casa sob a forma de empréstimo domiciliário.

Para assinalar esta data, a Direção Geral do Livro e das Bibliotecas publicou um cartaz da autoria de Maria João Worm, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado.



País: EUA

Tema: A alegria dos livros à volta do mundo
Design Cartaz: Ashley Bryan
Mensagem: Pat Mora (clique aqui para fazer o download da versão traduzida em português)



Clica num dos seguintes endereços para saberes mais sobre este dia (endereço 1; endereço 2; endereço 3; endereço 4)

Sem comentários:

Enviar um comentário