segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Carnaval


 Muito se poderá encontrar escrito nos livros de história e histórias sobre esta festa mas, a realidade é que o Carnaval é uma festa muito antiga, com pelo menos 12 mil anos e que as suas comemorações foram variando em função da época histórica e dos países e/ou localidades a que nos referirmos. Muito brevemente poderemos dizer que, inicialmente, esta era uma reunião onde homens, mulheres e crianças se reuniam, mascarados para espantar os demónios das más colheitas. Mais tarde, foi convertida na celebração do início da primavera – o Renascer da Natureza. Este representou, ainda um agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Nesta grandes festas comia-se, bebia-se e participava-se de alegres celebrações.
Apenas no século XIX surgiram os desfiles carnavalescos, com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
Actualmente, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A sua data é calculada em função da data da Páscoa, festa da religião católica, assim, a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes do domingo de Páscoa (clica aqui para veres a data de comemoração do Carnaval desde 1955). 
Se queres saber mais sobre o carnaval clica aqui (Junior.TE) ou (miniweb)

Para saberes como fazer uma máscara de carnaval clica na imagem.
Se quiseres pedir ajuda aos teus pais podes tentar fazer uma máscara de gesso. Clica aqui para saber como o podes fazer.
http://educacaodeinfancia.com/wp-content/uploads/2009/02/mascaras-de-carnaval.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário