sábado, 29 de outubro de 2011

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares



Aconteceu no dia 25 de outubro! Data em que se celebra o dia citado em epígrafe.
E de que modo quiseram os Srs. professores que trabalham na biblioteca Visconde de Juromenha comemorar este dia? Ora bem, várias turmas, de 6º, 7º e 9ºano foram convidadas, na sua hora de LPO, a deslocarem-se ao auditório do Centro de Recursos Educativos, a fim de assistirem ao visionamento do filme Biblioburro.
O que há de tão original neste filme?
Os burros Alfa e Beto, fêmea e macho, respetivamente, andam de terra em terra, por sítios inóspitos, quase que se diria, algures nos campos da Colômbia, conduzidos pelo professor Luís Soriano e carregados de livros, com o objetivo de levar uma biblioteca às crianças que habitam nesses lugares. São crianças que nada têm e que fazem uma grande festa, com a chegada do Biblioburro, como se chegasse o Natal, porque o professor Luís Soriano a elas chega, para lhes alimentar o espírito, sedento de histórias de magia, de sonho e de fantasia.
E nesse contato próximo com o livro, estas crianças têm a oportunidade de se abstrair da dura realidade em que vivem e de entrar e viajar nesse mundo mágico de sonhos, com largos sorrisos de alegria e felicidade.
Os alunos que puderam assistir ao filme não ficaram indiferentes e constataram que no mundo ainda há pessoas, especialmente crianças, que não gozam dos mesmos direitos à Educação que as demais crianças e jovens, e que são privadas de irem à escola, porque esta ou fica muito distante ou, pura e simplesmente, não existe.
E foram estas as conclusões a que chegaram os nossos alunos, no debate que se seguiu ao filme, incluindo a de se considerarem uns felizardos, nos tempos que correm, no acesso rápido e fácil à informação e ao conhecimento, nos mais variados suportes, ao invés das crianças do filme Biblioburro.
Por fim, a terminar cada sessão, os alunos puderam escutar e acompanhar a canção dos «Cabeças no ar», Baile da Biblioteca, que lhes foi apresentada em formato digital.
E assim se passou o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares que a BEAEVJ - VJ fez questão de comemorar, com muito gosto.
A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário