sábado, 29 de outubro de 2011

Propostas de fim de semana


Neste fim de semana, com um feriado à porta, deixamos aqui propostas para o ocupar o tempo e ganhar cultura.

Assim, se aproveitarem para sair da localidade de residência, na máxima de "ir para fora cá dentro", propomos uma deslocação a Seia, cidade que se localiza na encosta da Serra da Estrela, para visitar o Museu do Pão. Com sorte poderão, ainda, ver a própria serra, admirar a sua beleza e brincar na neve!!

Para os que ficam por cá propomos uma visita à maior exposição de dinossauros da europa, que se encontra patente em Lisboa, na cordoaria nacional. 

Não podemos deixar, aqui, de referir que se encontra patente até dia 6 de novembro a Feira Internacionalde Banda Desenhada da Amadora, na sua 22ª edição. Certame de grande divulgação de talentos na área da BD , este ano subjacente ao tema "O Humor".

Para os que ficam por cá, amantes da 7ª arte, o cinema, a proposta que aqui dexamos é uma ida ao conema para ver novo filme de steven spielberg: "Tintin", um jovem fotógrafo, personagem que já percorreu o imaginário de diversas gerações, que embarca em aventuras extraórdinárias acompanhado do seu inseparável cão, milú e do capitão hadoc e que, certamente, dispensa apresentações devido ao seu vasto currículo

Para quem não consiga recursos financeiros para estas propostas, que tal um passeio em sintra, vila de largos encantos e mistoca nesta época do tão avizinhado halloween, aproveitando o bom tempo para este fim de semana.

Para os que não quiserem sair de casa poderão divertir-se explorando o portal dos catraios, um portal para miúdos e graúdos.

Como vêm não será por falta de oportunidades que deixarão de gozar um bom fim de semana.

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares



Aconteceu no dia 25 de outubro! Data em que se celebra o dia citado em epígrafe.
E de que modo quiseram os Srs. professores que trabalham na biblioteca Visconde de Juromenha comemorar este dia? Ora bem, várias turmas, de 6º, 7º e 9ºano foram convidadas, na sua hora de LPO, a deslocarem-se ao auditório do Centro de Recursos Educativos, a fim de assistirem ao visionamento do filme Biblioburro.
O que há de tão original neste filme?
Os burros Alfa e Beto, fêmea e macho, respetivamente, andam de terra em terra, por sítios inóspitos, quase que se diria, algures nos campos da Colômbia, conduzidos pelo professor Luís Soriano e carregados de livros, com o objetivo de levar uma biblioteca às crianças que habitam nesses lugares. São crianças que nada têm e que fazem uma grande festa, com a chegada do Biblioburro, como se chegasse o Natal, porque o professor Luís Soriano a elas chega, para lhes alimentar o espírito, sedento de histórias de magia, de sonho e de fantasia.
E nesse contato próximo com o livro, estas crianças têm a oportunidade de se abstrair da dura realidade em que vivem e de entrar e viajar nesse mundo mágico de sonhos, com largos sorrisos de alegria e felicidade.
Os alunos que puderam assistir ao filme não ficaram indiferentes e constataram que no mundo ainda há pessoas, especialmente crianças, que não gozam dos mesmos direitos à Educação que as demais crianças e jovens, e que são privadas de irem à escola, porque esta ou fica muito distante ou, pura e simplesmente, não existe.
E foram estas as conclusões a que chegaram os nossos alunos, no debate que se seguiu ao filme, incluindo a de se considerarem uns felizardos, nos tempos que correm, no acesso rápido e fácil à informação e ao conhecimento, nos mais variados suportes, ao invés das crianças do filme Biblioburro.
Por fim, a terminar cada sessão, os alunos puderam escutar e acompanhar a canção dos «Cabeças no ar», Baile da Biblioteca, que lhes foi apresentada em formato digital.
E assim se passou o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares que a BEAEVJ - VJ fez questão de comemorar, com muito gosto.
A Coordenação da BEAEVJ

sábado, 22 de outubro de 2011

Livro de Fábulas

E se alguém te contasse uma história? e se essa história fosse uma fábula?
queres experimentar?
então clica aqui

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As Cores de Outono


Aproxima-se o fim de semana e, assim, deixamos aqui, como proposta de leitura “histórias para os mais pequeninos”. Lê "as cores de outono" (de Erwin Moser, Mario der Bär e Weinheim Basel, Parabel, 2005: Texto adaptado)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Receções ao 1º e 5º ano na BEAEVJ




Conforme agendado no PAA da BEAEVJ, decorreu de 3 a 14 de outubro, a atividade assinalada em epígrafe.
De forma a dar as boas-vindas aos alunos que iniciaram um novo ciclo, 1º e 2º, respetivamente, as turminhas de 1º e 5º ano deslocaram-se à biblioteca, acompanhadas dos respetivos professores de LPO/ titular de turma, a fim de assistirem a uma sessão de leitura de histórias, que lhes foram apresentadas, em formato digital, através do projetor de imagem e som, histórias essas escolhidas, em virtude de estarem relacionadas com os dias celebrados, por ocasião do dia da Implantação da República e do dia Mundial do Animal.
Assim, no 1º ano, a história dinamizada foi A Rita e o Gil e a festa de anos e o 5º ano ouviu e acompanhou a história de Luísa Ducla Soares No Reino da Bicharada, após o que se seguiu a apresentação aos alunos pelo PB de um guião de exploração da história, para melhor compreensão/ interpretação da mesma.
No total, foram 4 as turminhas de 1º ano que foram, gentilmente, recebidas pelo Sr. professor bibliotecário Rui Jorge, 1ºA/B/C e D, e 9 as de 5º ano, calorosamente, recebidas pela Sra professora bibliotecária Helena Caroça, no auditório do CRE.
Pode afirmar-se que os Srs PB consideram a dinamização da leitura uma boa prática, pelo entusiasmo revelado, interesse manifestado e adesão fervorosa à prática da leitura nestes moldes.
É desígnio dos Srs PB darem continuidade a este projeto de leitura, sob a designação de THC, TAPETE DAS HISTÓRIAS nas EB de 1º ciclo e HORA DO CONTO, na EB Visconde Juromenha.

A Coordenação da BEAEVJ

Dia Nacional da Água na BE





Considerada a água, nos tempos que correm, um dos maiores bens, essencial à vida, e porque as questões ambientais estão na ordem do dia e são preocupação para todos nós, e de forma a sensibilizar os alunos pela sua conservação, foi solicitado às turmas de 7ºano, na disciplina de LPO, com a Sra professora Mª Cláudia Manuel, um trabalho nas vertentes escrita/ ilustrada, sobre o líquido precioso.
Levados a questionarem-se sobre o assunto e sob as orientações daquela docente, os alunos produziram trabalhos como os que aqui se divulgam, nesta pequena mostra, em que foram selecionados os mais criativos.
Parabéns aos alunos e à Sra professora por esta exposição que esteve patente na biblioteca Visconde de Juromenha, no âmbito da comemoração da efeméride em epígrafe, celebrada a 1 de outubro.

A Coordenação da BEAEVJ

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Agradecimentos calorosos


A BEAEVJ vem, desta forma, manifestar um agradecimento público à Sra Professora Margarida Polaco pela generosa e gentil oferta à biblioteca Visconde Juromenha de um conjunto generoso de livros de diversas coleções, do interesse dos alunos, em 2ª mão, mas em muito bom estado.
Do mesmo modo, aproveitamos esta notícia para agradecer, igualmente, à sra Encarregada de Educação, Ana Filipa Sousa Silvestre, a generosa oferta de um leque variadíssimo de documentos, livros e vídeos de documentários e filmes, em 2ª mão, à biblioteca do agrupamento.
Só para informar... quem não se recorda da famosa coleção pedagógico- didática «Era uma vez a vida» ou «Era uma vez o Homem»?
Um muito bem-haja, Sra. Filipa Sousa.
Por último, resta agradecer também ao aluno Ricardo Lourenço do 6º 3 por, igualmente, ter oferecido diversos livros à biblioteca.
Resta-nos concluir que, com todas estas ofertas, a biblioteca Visconde Juromenha ficou mais enriquecida, com novas coleções, para já não falar do interesse de que se revestem para os nossos alunos, que têm procurado, de forma permanente, para a leitura praticada em casa e na biblioteca e Srs. professores, para a leitura em sala de aula, histórias interessantes que façam transportar os leitores para outros mundos e os façam sonhar...
A BEAEVJ

A biblioteca BEAEVJ -VJ em movimento



Decorrido já um mês de aulas, sensivelmente, temos o grato prazer de apresentar a nossa biblioteca como o espaço mais aprazível da escola, onde os nossos alunos têm à disposição várias valências, uma das quais, a valência da leitura informal, que tem livros de banda desenhada, revistas, como a Super Interessante, a National Geographic, a Visão-Júnior e outros periódicos, igualmente, interessantes e educativos.
Apresentamos também a valência da Oficina da Matemática dinamizada pela Sra. professora da disciplina de Matemática, Rosa Andrade, onde acorrem, diariamente, gruposde alunos entusiasmados pelos jogos matemáticos que os obrigam a desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
A valência audiovisual merece, também, lugar de destaque, já que grupinhos de alunos podem assistir ao visionamento de filmes e/ou documentários da sua preferência.
Não é de descurar a principal valência da biblioteca, a da leitura formal, onde, os alunos, podem ler, estudar, fazer os trabalhos de casa, trabalhos de pesquisa, trabalhos de grupo e até desenhar.
As fotos que aqui publicamos foram tiradas com os alunos apanhados de surpresa.
Esperamos que assim continue a procura e a afluência à nossa BE!
Quanto a nós, professores bibliotecários e respetiva equipa, temos muito para oferecer aos nossos discentes.
A coordenação da BEAEVJ

Implantação da República




Por ocasião da comemoração da Implantação da República, celebrada a 5 de outubro, volvidos já 101 anos da sua proclamação, divulgamos aqui uma pequena mostra, que esteve patente à entrada da biblioteca, de trabalhos realizados pelos alunos das turmas 3 e 4 do 6º ano e segundo os conteúdos programáticos abordados na disiplina de HGP.
Serviu a presente mostra, a cargo da Sra professora Ludovina Florêncio, para relembrar aos alunos esta data importante, ocorrida no ano de 1910 e que proporciona aos portugueses um feriado nacional.
A Coordenação da BEAEVJ