quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sismo no Irão

Ontem, no sudoeste no Irão e por todo o Golfo Pérsico foi sentido um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter. 

O epicentro localizou-se numa zona remota junto à fronteira com o Paquistão, que ficou sem electricidade nem comunicações.



Em Teerão parece não ter havido vítimas mortais, mas do outro lado da fronteira pelo menos 34 paquistaneses foram apanhados pelo desabamento das suas casas. 

“É o abalo mais forte no Irão desde 1957”, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos, referência na área sismológica, o abalo aconteceu às 15h14 (11h44 em Portugal continental), com epicentro a 200 quilómetros de Zahedan, a capital da província do Balochistão. O sismo teve origem a 82 quilómetros de profundidade, o que ajudará a explicar porque não foram os danos tão grandes como inicialmente se suspeitou. 

“O epicentro do sismo situou-se numa zona desértica. As cidades mais próximas, Saravan e Khash, registaram poucos danos”, contou à AFP o director do centro nacional de gestão de crises, Morteza Akbar-Pour. 

Na semana passada, um outro sismo, com magnitude 6,3 na escala de Richter, matou 37 pessoas e feriu mais de 800 no sudoeste do Irão. O terramoto aconteceu na região onde está localizada a única central nuclear iraniana, mas Teerão garantiu que as instalações não sofreram danos. 

Situado sobre uma importante falha geológica, o Irão é palco frequente de abalos sísmicos de forte e média intensidade. Em 2003, um terramoto de magnitude 6,6 arrasou a cidade de Bam, no sudeste do país, matando cerca de 25 mil pessoas. 

Portugal encontra-se numa região com sismos diários!! Sim diários, por vezes apenas identificados por sismógrafos, não chegando a ser sentidos pelo Homem (Ver registo de sismos da semana passada).



Sabes o que deves fazer no caso de acontecer um sismo? (Clica aqui para aprenderes mais)




Sem comentários:

Enviar um comentário