terça-feira, 2 de abril de 2013

Robinson Crusué

Robinson Crusoe é um romance escrito por Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719 no Reino Unido. A obra é a autobiografia fictícia do personagem-título, um náufrago que passou 28 anos numa remota ilha tropical próxima a Trinidad, encontrando canibais, cativos e revoltosos antes de ser resgatado.

Supõe-se que o enredo básico tenha sido influenciado pela história de Alexander Selkirk, um náufrago escocês que viveu durante quatro anos em uma ilha do Pacífico chamada "Más a Tierra" (renomeada em 1966 para Ilha Robinson Crusoe). Os aspectos da ilha onde Crusoe viveu provavelmente foram baseados na ilha caribenha de Tobago.  É também provável que Defoe tenha sido influenciado pela tradução em latim ou inglês de O Filósofo Autodidata, de Ibn Tufail, romance do século XII na época recém-lançado pela primeira vez na Europa e que também gira em torno de um personagem isolado em uma ilha deserta.

 [retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Robinson_Crusoe para fins estritamente educativos]


Deixamos, de seguida, a proposta da última versão do filme produzido em 1997, com o mesmo nome do livro: "Robinson Crusué". Este encontra-se dividido em 10 partes. Para veres basta clicares no link apresentado.


Robinson Crusué 1997



Parte 1; Parte 2; Parte 3; Parte 4; Parte 5; Parte 6; Parte 7; Parte 8; Parte 9; Parte 10;








Sem comentários:

Enviar um comentário