domingo, 30 de janeiro de 2011

Valências da Biblioteca Visconde Juromenha mais frequentadas

A Coordenação da BEAEVJ considera, também, importante divulgar a frequência dos alunos nas várias valências que a Biblioteca tem ao dispor, quando se dirigem ao espaço, de livre iniciativa, já que o balanço feito do 1º período é francamente positivo.
De acordo com esse balanço, no mês de Setembro, a afluência dos alunos à Biblioteca foi de cerca de 811 acessos, o mês de Outubro registou 1320 acessos, o mês de Novembro, 1017 e o mês de Dezembro, 713.
A valência mais procurada foi, sem dúvida, a Oficina da Matemática, (com cerca de 2203 inscrições!), onde nessa secção, os alunos puderam desenvolver o cálculo matemático e raciocínio mental, através de jogos pedagógicos, e orientados pela professora dinamizadora dessa valência.
Porém, o espaço da Leitura Formal, a zona da biblioteca, por excelência, área de estudo, leitura, pesquisa nos livros e de trabalho individual/grupo, não ficou muito aquém, já que foram cerca de 1328 os alunos que procuraram essa valência para os fins atrás enunciados.
Já a valência da Leitura Informal da Biblioteca, a zona onde estão as revistas, jornais, panfletos, brochuras e livros de Banda Desenhada, foi menos procurada pelos alunos do que as anteriores, com uma afluência de cerca de 300 acessos.
É de merecer destaque a valência Audiovisual da Biblioteca, a zona onde pequenos grupos de alunos podem visionar filmes de ficção e/ou documentários, a qual teve uma procura de cerca de 200 alunos.
Já a valência da Informática, que tem sido uma zona muito procurada pelos alunos e professores, para as suas aulas, onde se encontram 13 computadores ao dispor dos utilizadores, não só para as pesquisas, através da Internet, como também para a produção de trabalhos, em formato digital, esta não funcionou tão bem, (embora tenha havido cerca de 300 acessos), uma vez que, para além dos computadores se encontrarem obsoletos, lentos, e a precisarem de ser substituídos por computadores mais novos, deu-se uma avaria no sistema informático, devido a um pico de corrente, provocado por uma intempérie, que pôs em causa o normal funcionamento daquela valência.

Os entendidos da Informática, membros do Plano Tecnológico de Educação, juntamente com a coordenação da BEAEVJ, estão a envidar esforços para que a valência multimédia fique a trabalhar em pleno, o mais rapidamente possível, e para que a Biblioteca veja reforçado o número de acessos.

Também, não podemos deixar de mencionar a frequência considerável dos alunos no AID (Atelier das Ideias Desenhadas), a funcionar na Biblioteca Visconde Juromenha e dinamizado por 4 professores, colaboradores e da equipa da Biblioteca, com formação na área das Expressões. No AID, dinamizam-se actividades que conduzem à produção de trabalhos mais direccionados para a expressão plástica e de acordo com o previsto no plano Anual de Actividades da Biblioteca. Procura-se com este projecto despertar nos alunos a criatividade, a imaginação, desenvolvendo o seu sentido estético, entre outros objectivos.

Os alunos de 5º ano foram os que procuraram mais os serviços da Biblioteca, durante o 1º período, cerca de 2000 alunos, seguidos do 6º ano, com cerca de 874 acessos, depois, do 8º ano, com cerca de 423 acessos, do 7º ano, com cerca de 380 inscrições e, finalmente, do 9º ano com cerca de 194 frequências. As turmas de CEF também procuraram a Biblioteca, em número de 23 acessos.

Em suma, podemos considerar que o balanço é francamente positivo, que é grande o interesse e entusiasmo dos alunos pela Biblioteca e pelos serviços e recursos que oferece aos demais utilizadores, onde há troca de informações, ideias e conhecimentos.

A Biblioteca, sendo um espaço social, potencia o trabalho individual e/ou em grupo. É um local onde os alunos podem confiar na orientação e apoio oferecidos pelos professores bibliotecários, pela equipa e professores colaboradores, os quais trabalham pela mesma causa.


A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário