sábado, 22 de janeiro de 2011

Campeões da Leitura do 1º período

A coordenação da BEAEVJ tem o grato prazer de divulgar os nomes dos alunos que estão no TOP dos leitores + da Biblioteca Visconde de Juromenha, pois esses alunos, de vários anos de escolaridade, revelaram hábitos de leitura permanente, quer na Biblioteca, praticando a leitura em presença, quer em casa, através das requisições domiciliárias, no decurso do 1º período.

A coordenação da biblioteca, através da sua coordenadora, que se dirigirá às salas de aula, para premiar os alunos, na semana que vem, vai atribuir a cada campeão da leitura um certificado de leitura e um livro de oferta.
Através do balanço efectuado, a partir das requisições domiciliárias, (cerca de 400!), são os seguintes os alunos Campeões da Leitura:
  • Tiago Rufino, 7º4 - 1º lugar;
  • Inês Lourenço, 8º3 e Diogo Santos, 7º5 - 2º lugar;
  • Nicole Santos, 5º3 - 3º lugar;
  • Priscila Albertina, 7º2 - 4º lugar;
  • Sara Rodrigues, 5º2 - 5º lugar;
  • Auá Baldé, 7º2 e Silvânia Lopes, 9º3 - 6º lugar;
  • Vânia Vieira, 5º3, Gilmara Pina, 6º8, Ana Rita Santos, 8º3 e Mª Neto Jimba, 8º4 - 7º lugar.
A coordenação deseja os parabéns a estes alunos, uma vez que leram, no mínimo, 5 livros, no 1º período. Contudo houve alunos que leram mais de 10 livros!
É de referir, como requisitos indispensáveis, que para se
ser campeão da leitura, o aluno tem de ler, pelo menos, 5 livros por período lectivo, dando conta do assunto que leu, através de uma ficha de leitura, resumo ou apreciação.
E
para que uma turma seja considerada campeã da leitura, tem que haver, pelo menos, 10 alunos a lerem livros. E, de facto, aconteceu, no decurso do 1º período, com as turmas de 5º2 e 8º5, em que houve 17 alunos e 14 alunos, respectivamente, a requisitarem livros. Portanto, estas duas turminhas serão, também, contempladas com um certificado de leitura colectivo e uma pequena lembrança para cada aluno.

Relembramos que todo o aluno que queira ser campeão da leitura deve ser cumpridor dos prazos de devolução atempada das obras que requisita à biblioteca, caso contrário, fica fora do concurso.

É, também, de salientar que o 5º ano bate o record das leituras: 151 requisições! O 6º Ano: 51 requisições;o 7º ano: 100 requisições; o 8º ano: 58 requisições e o 9º ano: 23 requisições; a turma CEF1: 1 requisição; os Professores e Assistentes Operacionais: 19 requisições.

Assim, concluímos que o:

  • 5º ano ficou em 1º lugar;
  • o 7º ano em 2º;
  • o 8º ano em 3º;
  • o 6º ano em 4º;
  • o 9º ano em 5º lugar

As 3 Bibliotecas do Agrupamento, junto com os respectivos professores, nomeadamente de Língua Portuguesa, continuarão a batalhar, no sentido de manter os leitores habituais e ganhar novos leitores. Até porque os Professores Bibliotecários têm envidado esforços para que as 3 bibliotecas do Agrupamento vejam reforçado o seu fundo documental com mais livros que vão ao encontro dos interesses e das necessidades dos alunos da nossa comunidade educativa.

Apelamos, também, aos pais e encarregados de educação dos alunos que os sensibilizem para a leitura, pois LER FAZ CRESCER! Todo o aluno que revela hábitos de leitura tem mais possibilidades de ter sucesso na realização das suas aprendizagens. Será escusado dizer porquê.

A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário