Sabemos hoje que as aves descendem de dinossauros carnívoros chamados terápodos, mas aqueles que conhecemos com penas são do Período Cretáceo, mais recente. Este agora descoberto é bem mais antigo, na verdade é da altura do Jurássico superior, com cerca de 150 milhões de anos”.
Foi encontrado um exemplar fóssil de Eosinpteryx no nordeste da China.O achado é importante e vem colocar mais uma peça no puzzle daquilo que compreendemos sobre a evolução das
Reconstrução do Eosinpteryx
aves a partir de dinossauros carnívoros. No jurássico não era conhecido nenhum com penas.
O fóssil encontrado, apesar de ter penas, seria incapaz de voar devido à sua envergadura pequena ( mede 30 centímetros) e uma estrutura óssea que teria restringido sua capacidade de bater suas asas. Parece que se tratava de um animal corredor. Este dinossauro tinha dedos adequados para caminhar no chão e poucas penas na cauda e pernas.
Ainda não percebemos bem se as aves evoluíram de animais que corriam e começaram a saltar cada vez mais alto até que começaram a voar ou de dinossauros que eram arborícolas e que, voando de árvore em árvore começaram a voar.
[retirado de http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56827&op=all para fins estritamente educativos]
Sem comentários:
Enviar um comentário