segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Concurso Sudoku

Começou na passada segunda-feira, dia 14 de janeiro um novo concurso aberto a alunos, professores e assistentes operacionais deste agrupamento de escolas, o Sudoku.



[retirado de http://www.theinternationalman.com/img/categories/sudoku.jpg para fins estritamente educativos]

Sudoku é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é colocar números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização.


[retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Sudoku para fins estritamente educativos]


Este concurso tem a duração de 7 semanas, excluindo a a do carnaval. Os vencedores, apurados no final das 7 semanas serão encontrados de entre os que apresentarem um maior número de desafios corretamente resolvidos, em três patamares de prémios: alunos 2º ciclo, alunos 3º ciclo e professores e assistentes operacionais.


[retirado de http://mspaintadventures.wikia.com/wiki/Sudoku para fins estritamente educativos]


Não percas esta oportunidade de exercitares o teu pensamento lógico.
Podes levantar o teu desafio Sudoku e tirar dúvidas sobre as regras de funcionamento deste concurso na receção da BEAEVJ-VJ.
[clica aqui para saberes mais]

Sabias que existem puzzles de Sudoku baseados em DNA? Não? Então clica aqui para saberes mais sobre esses puzzles.

Sem comentários:

Enviar um comentário