quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Projecto do PNL Ler +para Vencer - Recepção aos 5º anos na Biblioteca da Escola Visconde Juromenha


Na semana de 27 a 30 de Setembro, no âmbito do projecto do Plano Nacional de Leitura Ler + para Vencer, realizaram-se as recepções dos alunos de 5º ano, na Biblioteca Visconde Juromenha.
No início da actividade, os alunos assistiram à leitura, seguida da exploração da história A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, relacionada com a importância da leitura e dos livros, nas suas aprendizagens, e da biblioteca como depositária do saber da Humanidade.
Numa segunda fase, os alunos foram convidados a sugerir títulos de livros que gostariam de ver na biblioteca da sua escola.
Por último, a cada aluno foi oferecido um livro do PNL, no âmbito do projecto acima referido.
 

No âmbito do mesmo projecto realizou-se, igualmente, a recepção dos alunos do 1º ano de escolaridade.  De acordo com calendarização prévia todos os alunos forma à biblioteca acompanhados pelo seu professor, respeitando o seu grupo/turma. Neste espaço foi efectuada uma visita guiada às várias valências, terminando num espaço amplo que designámos "Tapete das Histórias", onde, assistiram à leitura da história de António Torrado O Vizinho de Cima.Esta história permitiu explorar, a este nível, a relação entre as pessoas, muito importante na organização social e de comunidades, que estes alunos agora iniciam, de uma forma "leve", no seu grupo/turma. 
No final, a cada aluno foi oferecido um livro PNL, no âmbito do projecto acima referido e um marcador para usar nesse livro, produzidos pela reciclagem de materiais.

Esta actividade visou, assim, promover a oferta de um livro a cada aluno que ingressou no 1ºou 2º ciclos do Ensino Básico.

Sem comentários:

Enviar um comentário