quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Dia do Professor

Celebra-se, hoje, o “Dia do Professor”. O que seria da sociedade sem os professores?

A data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental do Professor.

O papel desempenhado na preparação diária de crianças e jovens, formando indivíduos que se pretendem conscientes, esclarecidos e íntegros quando chamados a uma tomada de decisão, com a finalidade de apanharem um comboio em pleno andamento, a sociedade, é de extrema importância. É do Professor que depende o bem estar social, a qualidade de vida do indivíduo e da própria sociedade. O professor é, assim, um pilar da sociedade, contribuindo para a sua estrutura de funcionamento.

O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente, em Portugal, no dia 5 de outubro e homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.

Bem sei que este relevante papel nem sempre é compreendido e, em verdadeiro abono da verdade, a imagem do Professor, em Portugal, é pouco valorizada, havendo perdido inúmeras, ditas, regalias, que mais não eram formas de gerar um maior envolvimento na educação. Posso estar a ser redutor no pensamento mas, por exemplo, o que é feito dos clubes de ciências que tantos alunos frequentavam e que geravam, espontaneamente, o que hoje se trabalha como obrigatório, a literacia científica. O balizamento estrito dos programas, alocando-os a metas intocáveis, é uma atitude castradora quanto à criatividade e ao crescimento espontâneo que se pretende, teoricamente, que os alunos desenvolvam. Muitos dirão que é possível mas, quando chegamos à prática, poucos implementam verdadeiramente o pressuposto em redações extensas.

(retirado de https://www.goconqr.com/pt/examtime/blog/as-10-competencias-do-professor-moderno/ para fins estritamente educativos)

Temos que ser professores, deixem-nos ser professores!!!

Viva o Professor!!!


Deixamos, aqui, um desafio: escreve no post sobre o professor de que mais gostaste; que qualidades te levaram a gostar mais desse professor? (cita algumas)

Sem comentários:

Enviar um comentário