quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Internet Segura na Biblioteca Municipal


A 3ª turma do 7º ano de escolaridade participou hoje, dia 19 de fevereiro, numa iniciativa dinamizada pelo pólo da Tapada das Mercês, da Biblioteca Municipal de Sintra, subordinada ao tema “Internet Segura”, efeméride comemorada no dia 5 de fevereiro e eleita como efeméride do mês.
[retirado do http://www.internetsegura.pt/ para fins estritamente educativos]
A atividade foi desenvolvida em três momentos distintos, um primeiro onde os alunos participantes, divididos em grupos de 4 alunos, procuraram dar resposta a um conjunto de situações tipo que lhes foram distribuídas, todas diferentes entre si. Estas diziam respeito a situações comuns, facilmente identificadas, de utilização da internet, que abriam caminho a opções potencialmente perigosas.
[retirado de http://lerebooks.wordpress.com/tag/dia-europeu-da-internet-segura/ para fins estritamente educativos]
Se quiseres recordar algumas destas situações tipo clica aqui.
Num segundo momento, decorrente do primeiro, os grupos, através do seu porta voz fizeram a leitura da situação tipo que possuíam e das opções que consideravam corretas para a resolver, sendo sempre complementados pelos restantes grupos, quando necessário.
Num último momento foi passado um pequeno vídeo de sensibilização para esta temática, fruto da utilização de um recurso em plena expansão, focando a importância de abordagem social e familiar da mesma.

[retirado do http://www.internetsegura.pt/ para fins estritamente educativos]

Os professores envolvidos fizeram a avaliação da atividade atribuindo-lhe avaliação máxima quer quanto do desempenho da monitora quer quanto ao interesse revelado pelos alunos. Estes primaram por mostrar-se conhecedores de boas regras de comportamento, participando ordeira e coerentemente. Gostaríamos de repetir este tipo de atividade com outros temas.

Bem haja pela iniciativa

Sem comentários:

Enviar um comentário