terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Segurança na Internet


Terminou na passada sexta-feira, dia 8 de fevereiro, pelas 17h30min a “Semana da Internet Segura 2013”, no Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha.

O balanço final da iniciativa é positivo.

Durante o decurso desta iniciativa não existiram quaisquer publicações no blogue para que o post referente à iniciativa fosse sempre o último existente.

Participaram nesta iniciativa diversas turmas do 5º ano ao 9º ano de escolaridade, inclusive turmas CEF e de Currículos Alternativos.

Na segunda-feira, dia 4 de fevereiro, organizámos a sala da biblioteca e montamos a exposição (evolução cronológica da tecnologia nos últimos 30 anos). Criámos, assim, por um lado, na biblioteca, um pequeno espaço auditório, com som ambiente, para exploração da iniciativa, digitalmente e, por outro, uma exposição, com exemplares funcionais e não funcionais de exemplares tecnológicos (computadores fixos, portáteis e telemóveis) organizados cronologicamente. Esta iniciativa foi criada e montada fruto de parceria entre o Pb, alguns membros da equipa e os professores TIC.

Inaugurámos a exposição na terça-feira, dia 5 de fevereiro, dia internacional da Internet Segura. Partindo desse momento e até ao final do dia de sexta-feira, dia 8 de fevereiro recebemos 25 turmas, 6 das quais em substituição e 645 alunos.

Cada sessão desta iniciativa era constituída por dois momentos, um primeiro, de visita guiada à exposição e um segundo de apresentação e exploração do post deste ano de 2013, do blogue, e, posteriormente, do post do ano passado.
O post deste ano foi explorado dando sentido lógico à necessidade de sermos nós próprios a superar a não existência de regras bem definidas, suportadas por meios legais, que assistam, à utilização da internet e do que este recurso nos possibilita fazer. Dentro desta perspectiva foi explorado o quiz “Perguntem à Inês!”, constituído por 10 questões/ situações tipo que ocorrem fruto da utilização da internet. Findo este momento passou-se à exploração de dois vídeos, de entre os existentes, colocados no post do ano anterior, recurso presente no endereço brasileiro sobre segurança na internet :“criança mais segura na internet”.

Deixamos aqui um "Guia para Pais - Educação para os Media" para que este tema não seja esquecido. (clica aqui para ires para o guia)

Fruto dos esforços de cooperação entre esta biblioteca e o pólo da Biblioteca Municipal de Sintra, na Tapada das Mercês, duas das nossas turmas de 7º ano de escolaridade participarão, ainda, numa atividade dinamizada por técnicos da Biblioteca Municipal, subordinada a este tema.









Sem comentários:

Enviar um comentário