quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dia dedicado ao Pêssego


O pessegueiro, de nome científico Prunus persica, é uma pequena árvore, nativa da China, de folhas alternas e serreadas, flores roxas e drupas pubescentes, comestíveis e com propriedades aperitivas e digestivas. O nome entretanto, é originário da Pérsia, que foi inicialmente e erroneamente, tomada como seu país de origem. Podemos encontrar inúmeras variedades de pêssegos. É na China onde se encontra a maior diversidade desta espécie. 


A cultura do pessegueiro data de, pelo menos, quatro mil anos.  

O pessegueiro veio para o Mediterrâneo, para todo a a Europa, através da Pérsia.
Embora os mouros tenham, possivelmente, introduzido esta espécie no norte da África e na Espanha, a sua disseminação pelos países mediterrâneos deveu-se principalmente aos romanos. A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxante suave.

O pêssego faz parte do grupo dos frutos mais produzidos em todo o mundo, em conjunto com a maçã, os citrinos e a banana. É de grande tamanho, redondo, coberto por uma pele fina e pilosa que se descasca facilmente. A cor da polpa varia entre o amarelado e o esbranquiçado e é doce, sumarenta e desprende um agradável aroma. A presença de caroços partidos é função da variedade.

Os pêssegos são frutos de época quente, concentrando-se a sua disponibilidade entre os meses de Maio a Setembro. No entanto pode-se dispor deste fruto sumarento fora da época estival do Hemisfério Norte, graças a países produtores como a China, Itália, Grécia, Israel, África do Sul e Espanha.

Um pêssego de tamanho médio pode fornecer aproximadamente 10% da dose diária recomendada que é de 60 mg/dia. 
A vitamina A é essencial para a visão, o crescimento, o desenvolvimento dos ossos, a manutenção dos tecidos corporais, o processo reprodutivo e o desenvolvimento das funções hormonais e das co-enzimas e tem um efeito protector contra o cancro. 
Os pêssegos têm bons teores de potássio, fósforo e de vitamina B, niacina, que é necessária para o metabolismo da energia e para o sistema nervoso.

Clica aqui para saberes mais
[retirado de http://www.fotosantesedepois.com/2010/06/08/pessego/ para fins estrtitamente educativos]




Sem comentários:

Enviar um comentário