domingo, 27 de janeiro de 2013

Descoberto Dinossauro com penas





Sabemos hoje que as aves descendem de dinossauros carnívoros chamados terápodos, mas aqueles que conhecemos com penas são do Período Cretáceo, mais recente. Este agora descoberto é bem mais antigo, na verdade é da altura do Jurássico superior, com cerca de 150 milhões de anos”.


Foi encontrado um exemplar fóssil de Eosinpteryx no nordeste da China.O achado é importante e vem colocar mais uma peça no puzzle daquilo que compreendemos sobre a evolução das


Reconstrução do Eosinpteryx

aves a partir de dinossauros carnívoros. No jurássico não era conhecido nenhum com penas.

O fóssil encontrado, apesar de ter penas, seria incapaz de voar devido à sua envergadura pequena ( mede 30 centímetros) e uma estrutura óssea que teria restringido sua capacidade de bater suas asas. Parece que se tratava de um animal corredor. Este dinossauro tinha dedos adequados para caminhar no chão e poucas penas na cauda e pernas.

Ainda não percebemos bem se as aves evoluíram de animais que corriam e começaram a saltar cada vez mais alto até que começaram a voar ou de dinossauros que eram arborícolas e que, voando de árvore em árvore começaram a voar.


[retirado de http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56827&op=all para fins estritamente educativos]

Sem comentários:

Enviar um comentário