sábado, 2 de julho de 2011

Orientação para facilitar as pesquisas por assunto na BEAEVJ


Queremos aqui divulgar à nossa comunidade escolar um trabalho espectacular elaborado pelo Sr. professor José Valpaços da área disciplinar de Educação Visual e Tecnológica.
É de frisar que este Sr. professor, embora, este ano lectivo decorrido, não tenha tido horas para colaborar no trabalho da nossa biblioteca, ainda assim se disponibilizou, prontamente, para dar corpo a uma ideia surgida de uma necessidade.
Na sequência de uma conversa informal mantida com a Sra professora bibliotecária, o Sr. professor José Valpaços, com a capacidade artística que lhe é inerente, começou logo a pensar como se iria materializar a proposta/desafio lançados pela Sra professora bibliotecária, em relação à forma como se poderá orientar os alunos na consulta e pesquisa dos livros por assuntos/temas.

E dessa proposta nasceu esta estrutura que pode ser observada nas fotos publicadas e que imita, na perfeição, 9 livros fechados e elaborados com materiais diversos, tais como cartolina duplex, fita-cola larga, k-line, e colas com funções diferentes, livros sobrepostos na horizontal, com mais um livro aberto e de formato mais pequeno a encimar aquele conjunto.

Surpreendente, não? As fotos falam por si e dispensam mais descrições.

Este trabalho, que ainda não está terminado, terá uma função muito importante na nossa biblioteca. Para além da função estético-visual (será pintado), terá a função de orientar os utilizadores da Biblioteca na consulta e pesquisa dos temas e assuntos dos livros, funcionando como tal, como uma espécie de "sinalização". Por outras palavras, cada livro daqueles representará uma área do saber, uma classe que será indicada na lombada do mesmo.

Servirá para demonstrar aos alunos que os livros e os outros documentos não impressos da BEAEVJ se encontram arrumados e organizados, de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal).
Consoante o assunto tratado no livro ou noutro documento, assim é a sua classificação, com a cor que lhe é específica e uma imagem/símbolo representativa dessa mesma classe.

Só para dar um exemplo, a classe 8 pertence ao tema das Línguas e Literaturas e Linguística, segundo a CDU, que é o sistema mais utilizado nas bibliotecas portuguesas e que foi criado no séc. XIX, permitindo, de uma forma eficaz, organizar os recursos que existem nas bibliotecas. E o utilizador ficará logo a saber que na estante da classe 8 se encontram todos os livros pertencentes à literatura/ ficção, nacional e estrangeira, os livros de crítica e estudos literários e as gramáticas.

Há 10 classes ou grandes temas, sendo que a classe 4 se encontra vazia, por enquanto.

É de salientar que, como não houve tempo que chegasse neste ano lectivo, para dar continuidade a este trabalho de expressão plástica, tem a BEAEVJ intenção de, no próximo ano lectivo, promover o concurso «Uma categoria, uma imagem» às turmas de 2º e 3º ciclo, no sentido de, com os respectivos professores de Educação Visual e Tecnológica, os alunos criarem o símbolo /a imagem que consideram que melhor identifica a classe ou categoria que escolherem para o seu trabalho.
Serão escolhidos os símbolos que o júri considera que melhor representam a área do saber, classe ou categoria, para, posteriormente, virem a constar das lombadas destes livros e, por seu turno, passar-se à fase final deste trabalho artístico, que ficará ainda mais atraente e apelativo, quando pudermos apreciar o produto final!

Vamos pôr as cabeças a funcionar!

A coordenação da BEAEVJ agradece ao Sr. professor José Valpaços todo o empenho e tempo empreendidos na execução deste trabalho.



A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário