domingo, 30 de janeiro de 2011

A Biblioteca ao serviço do Currículo

Sendo a Biblioteca um espaço educativo que é essencial ao desenvolvimento da missão da escola, a coordenação da BEAEVJ não pode, aqui, deixar de divulgar o quanto tem sido útil nas aprendizagens dos alunos. Não falamos, nesta publicação, das idas dos alunos à Biblioteca por iniciativa própria, mas, efectivamente, da frequência de turmas/ grupos de alunos para aulas, acompanhados do respectivo professor.
Senão veja-se a quantidade, (para cima de 300!) e diversidade de aulas dadas na Biblioteca por professores das demais disciplinas e áreas curriculares não disciplinares, no decurso do 1º período, após um balanço efectuado.
Por razões óbvias, a Área de Projecto foi a que foi leccionada em maior número, devido ao acervo documental considerável, (para cima de 5000 títulos), da Biblioteca ao dispor dos alunos, para a realização das pesquisas para os seus trabalhos. Para além desta área curricular, e, só, para dar um exemplo, foram dadas aulas de outras áreas, tais como de Português Língua não Materna a alunos estrangeiros, aulas de Língua Portuguesa, Estudo Acompanhado, aulas de Apoio às disciplinas de Inglês, Português e Matemática, aulas de História, de Francês, de Ciências da Natureza, aulas de Acompanhamento, aulas para a concretização das orientações do Plano Nacional de Leitura, entre outras disciplinas. Não podemos, também, deixar de referir as aulas de Educação Física, que, supostamente, seriam dadas nos espaços próprios, mas que, por razões climatéricas, e devido às condições degradantes do Ginásio da Escola, em dias de chuva, inviabilizando a prática das aulas nesse espaço, aquelas foram dadas na biblioteca.
O 6º e o 7º ano foram as turmas que mais aulas tiveram na Biblioteca, (para cima de 70), seguidos do 5º (para cima de 60), do 9º (para cima de 50) e do 8º ano (cerca de 30 aulas). Podemos referir, igualmente, que segundo dados contabilísticos efectuados, a partir de recolhas de evidências, foram cerca de 2588 os alunos que frequentaram a Biblioteca, para efeitos de aula, ao longo do 1º período!
Porém, não podemos esquecer-nos que a frequência da Biblioteca Visconde de Juromenha é ainda maior quando os alunos vão à Biblioteca por livre iniciativa.
Por fim, embora o espaço do Auditório não pertença, directamente, à Biblioteca, situando-se, no entanto, no Centro de Recursos, tem sido um espaço muitíssimo requisitado (com cerca de 284 requisições, no 1º período!) para aulas, em que os docentes necessitam de utilizar o equipamento electrónico audiovisual de que o mesmo dispõe: para a projecção de filmes, aulas e ensaios de Música, ensaios por parte do Clube de Teatro, para palestras, reuniões, formações, para aulas do Clube Património e História e demais eventos. É de referir que toda a parte técnica do auditório é assegurada pelos membros da Biblioteca.
Em suma, a Biblioteca Visconde Juromenha continua a ser o espaço mais agradável da nossa escola sede, por ser de construção mais recente, por ser um espaço acolhedor, onde professores e alunos se sentem à vontade, e por oferecer uma panóplia de recursos de que a escola sede, no seu todo, carece.

A Coordenação da BEAEVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário