domingo, 30 de janeiro de 2011

Valências da Biblioteca Visconde Juromenha mais frequentadas

A Coordenação da BEAEVJ considera, também, importante divulgar a frequência dos alunos nas várias valências que a Biblioteca tem ao dispor, quando se dirigem ao espaço, de livre iniciativa, já que o balanço feito do 1º período é francamente positivo.
De acordo com esse balanço, no mês de Setembro, a afluência dos alunos à Biblioteca foi de cerca de 811 acessos, o mês de Outubro registou 1320 acessos, o mês de Novembro, 1017 e o mês de Dezembro, 713.
A valência mais procurada foi, sem dúvida, a Oficina da Matemática, (com cerca de 2203 inscrições!), onde nessa secção, os alunos puderam desenvolver o cálculo matemático e raciocínio mental, através de jogos pedagógicos, e orientados pela professora dinamizadora dessa valência.
Porém, o espaço da Leitura Formal, a zona da biblioteca, por excelência, área de estudo, leitura, pesquisa nos livros e de trabalho individual/grupo, não ficou muito aquém, já que foram cerca de 1328 os alunos que procuraram essa valência para os fins atrás enunciados.
Já a valência da Leitura Informal da Biblioteca, a zona onde estão as revistas, jornais, panfletos, brochuras e livros de Banda Desenhada, foi menos procurada pelos alunos do que as anteriores, com uma afluência de cerca de 300 acessos.
É de merecer destaque a valência Audiovisual da Biblioteca, a zona onde pequenos grupos de alunos podem visionar filmes de ficção e/ou documentários, a qual teve uma procura de cerca de 200 alunos.
Já a valência da Informática, que tem sido uma zona muito procurada pelos alunos e professores, para as suas aulas, onde se encontram 13 computadores ao dispor dos utilizadores, não só para as pesquisas, através da Internet, como também para a produção de trabalhos, em formato digital, esta não funcionou tão bem, (embora tenha havido cerca de 300 acessos), uma vez que, para além dos computadores se encontrarem obsoletos, lentos, e a precisarem de ser substituídos por computadores mais novos, deu-se uma avaria no sistema informático, devido a um pico de corrente, provocado por uma intempérie, que pôs em causa o normal funcionamento daquela valência.

Os entendidos da Informática, membros do Plano Tecnológico de Educação, juntamente com a coordenação da BEAEVJ, estão a envidar esforços para que a valência multimédia fique a trabalhar em pleno, o mais rapidamente possível, e para que a Biblioteca veja reforçado o número de acessos.

Também, não podemos deixar de mencionar a frequência considerável dos alunos no AID (Atelier das Ideias Desenhadas), a funcionar na Biblioteca Visconde Juromenha e dinamizado por 4 professores, colaboradores e da equipa da Biblioteca, com formação na área das Expressões. No AID, dinamizam-se actividades que conduzem à produção de trabalhos mais direccionados para a expressão plástica e de acordo com o previsto no plano Anual de Actividades da Biblioteca. Procura-se com este projecto despertar nos alunos a criatividade, a imaginação, desenvolvendo o seu sentido estético, entre outros objectivos.

Os alunos de 5º ano foram os que procuraram mais os serviços da Biblioteca, durante o 1º período, cerca de 2000 alunos, seguidos do 6º ano, com cerca de 874 acessos, depois, do 8º ano, com cerca de 423 acessos, do 7º ano, com cerca de 380 inscrições e, finalmente, do 9º ano com cerca de 194 frequências. As turmas de CEF também procuraram a Biblioteca, em número de 23 acessos.

Em suma, podemos considerar que o balanço é francamente positivo, que é grande o interesse e entusiasmo dos alunos pela Biblioteca e pelos serviços e recursos que oferece aos demais utilizadores, onde há troca de informações, ideias e conhecimentos.

A Biblioteca, sendo um espaço social, potencia o trabalho individual e/ou em grupo. É um local onde os alunos podem confiar na orientação e apoio oferecidos pelos professores bibliotecários, pela equipa e professores colaboradores, os quais trabalham pela mesma causa.


A Coordenação da BEAEVJ

A Biblioteca ao serviço do Currículo

Sendo a Biblioteca um espaço educativo que é essencial ao desenvolvimento da missão da escola, a coordenação da BEAEVJ não pode, aqui, deixar de divulgar o quanto tem sido útil nas aprendizagens dos alunos. Não falamos, nesta publicação, das idas dos alunos à Biblioteca por iniciativa própria, mas, efectivamente, da frequência de turmas/ grupos de alunos para aulas, acompanhados do respectivo professor.
Senão veja-se a quantidade, (para cima de 300!) e diversidade de aulas dadas na Biblioteca por professores das demais disciplinas e áreas curriculares não disciplinares, no decurso do 1º período, após um balanço efectuado.
Por razões óbvias, a Área de Projecto foi a que foi leccionada em maior número, devido ao acervo documental considerável, (para cima de 5000 títulos), da Biblioteca ao dispor dos alunos, para a realização das pesquisas para os seus trabalhos. Para além desta área curricular, e, só, para dar um exemplo, foram dadas aulas de outras áreas, tais como de Português Língua não Materna a alunos estrangeiros, aulas de Língua Portuguesa, Estudo Acompanhado, aulas de Apoio às disciplinas de Inglês, Português e Matemática, aulas de História, de Francês, de Ciências da Natureza, aulas de Acompanhamento, aulas para a concretização das orientações do Plano Nacional de Leitura, entre outras disciplinas. Não podemos, também, deixar de referir as aulas de Educação Física, que, supostamente, seriam dadas nos espaços próprios, mas que, por razões climatéricas, e devido às condições degradantes do Ginásio da Escola, em dias de chuva, inviabilizando a prática das aulas nesse espaço, aquelas foram dadas na biblioteca.
O 6º e o 7º ano foram as turmas que mais aulas tiveram na Biblioteca, (para cima de 70), seguidos do 5º (para cima de 60), do 9º (para cima de 50) e do 8º ano (cerca de 30 aulas). Podemos referir, igualmente, que segundo dados contabilísticos efectuados, a partir de recolhas de evidências, foram cerca de 2588 os alunos que frequentaram a Biblioteca, para efeitos de aula, ao longo do 1º período!
Porém, não podemos esquecer-nos que a frequência da Biblioteca Visconde de Juromenha é ainda maior quando os alunos vão à Biblioteca por livre iniciativa.
Por fim, embora o espaço do Auditório não pertença, directamente, à Biblioteca, situando-se, no entanto, no Centro de Recursos, tem sido um espaço muitíssimo requisitado (com cerca de 284 requisições, no 1º período!) para aulas, em que os docentes necessitam de utilizar o equipamento electrónico audiovisual de que o mesmo dispõe: para a projecção de filmes, aulas e ensaios de Música, ensaios por parte do Clube de Teatro, para palestras, reuniões, formações, para aulas do Clube Património e História e demais eventos. É de referir que toda a parte técnica do auditório é assegurada pelos membros da Biblioteca.
Em suma, a Biblioteca Visconde Juromenha continua a ser o espaço mais agradável da nossa escola sede, por ser de construção mais recente, por ser um espaço acolhedor, onde professores e alunos se sentem à vontade, e por oferecer uma panóplia de recursos de que a escola sede, no seu todo, carece.

A Coordenação da BEAEVJ

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Agradecimentos à Associação de Pais da Escola Visconde de Juromenha

A Coordenação da Biblioteca do Agrupamento de escolas Visconde de Juromenha vem desta forma dirigir um agradecimento caloroso à Associação de Pais da escola sede pelo apoio que tem prestado à mesma, contribuindo com a oferta de vários equipamentos, que, embora usados, se mantêm em bom estado.
Até ao presente, aquela associação já ofereceu à biblioteca visconde Juromenha duas impressoras, uma nova, a laser, uma outra, usada, também, a laser; dois faxes; uma fotocopiadora, um desktop completo, bem como algumas placas de hardware.
Estas ofertas surgiram na sequência de uma reunião realizada, em finais de Outubro, na biblioteca, entre os Professores Bibliotecários do Agrupamento e as três Associações de Pais, em que os elementos presentes tomaram conhecimento das várias valências e serviços prestados pela Biblioteca à comunidade escolar, bem como de algumas necessidades da mesma com vista ao seu pleno funcionamento.
Pelo que, mais uma vez, agradecemos às Sras Fátima e Hermínia, como representantes da Associação de Pais/ Encarregados de Educação da escola sede.

A Coordenação da BEAEVJ

Desenvolvimento Sustentável - Exposição na Biblioteca Visconde Juromenha





Está patente, durante esta semana e na próxima, uma exposição de trabalhos de alunos de 9º ano das turmas 1, 2, 3 e 5, no âmbito do tema Desenvolvimento sustentável. Estes trabalhos foram realizados em grupo à disciplina de Geografia, propostos pela professora Paula Salbany.

Como as fotos no-lo indicam, os trabalhos primam pela originalidade e surpreende-nos o empenho, a aplicação e a criatividade revelados pelos alunos das várias turmas, pelo que estão, francamente, de parabéns!
Há que sensibilizar, cada vez mais, os alunos, futuros cidadãos, para a preservação da Biodiversidade!

A Coordenação da BEAEVJ

sábado, 22 de janeiro de 2011

Jardim da Morfologia


No âmbito da actividade supra-citada, na semana de 17 a 21 de Janeiro, deslocaram-se ao CRE as turmas de 2º ciclo, acompanhadas dos respectivos professores de língua Portuguesa, a fim de participarem na actividade Jardim da Morfologia, à semelhança do período anterior, em que trabalharam a classe do Sr. Nome.
Ora desta vez, foi o Sr. Determinante a ser trabalhado! Cada aluno dispôs no respectivo lugar, na coluna das subclasses, o determinante da frase que lhe coube.
Esta é mais uma forma criativa e original de os alunos poderem
consolidar conhecimentos adquiridos de uma forma mais lúdica.

No momento oportuno, os professores de língua Portuguesa vão proceder da mesma forma com as outras classes de palavras.

A Coordenação da BEAEVJ

Oficina da Matemática - Olimpíadas Nacionais da Matemática

Como a Biblioteca Visconde de Juromenha tem este ano, pela 1º vez, a Oficina da Matemática a funcionar no seu espaço, sendo uma mais-valia na dinamização do mesmo, vem a coordenação da biblioteca informar que foram seleccionados, a nível nacional, dois alunos para participarem na 2ª eliminatória das Olimpíadas da Matemática. São eles a aluna Flávia Rosinha do 9º2, na categoria A e o aluno Jorge Silva do 7º6, na categoria Júnior.

A esses alunos desejamos um óptimo desempenho na sua participação.

A Coordenação da BEAEVJ

Monitores em Movimento

Embora a Biblioteca tenha um número considerável de alunos monitores, que prestam apoio aos professores que lá trabalham, nas várias valências que a biblioteca tem ao dispor dos seus utilizadores, nem todos revelaram uma atitude responsável, durante o 1º período, face ao trabalho a que se propuseram, com base num inquérito por eles preenchido, no qual manifestaram vontade de prestar apoio numa determinada valência da biblioteca, pois nem sempre foram assíduos e nem sempre cumpriram o estabelecido na Agenda do Aluno Monitor, no decurso do 1º período.
Daí que a coordenação da Biblioteca faça questão de atribuir somente o Certificado do Aluno Monitor e um prémio aos alunos que cumpriram as suas funções, de forma responsável.
Assim, os alunos monitores contemplados são os seguintes:
  • Ana Beatriz Santos, 7º2;
  • Diogo Gonçalves, 7º4;
  • Tiago Rufino, 7º4;
  • Pedro Jardim, 6º7;
  • Ana Catarina Chouzende, 6º5;
  • Maria Inês Chouzende, 6º5;
  • Liane Paiva, 6º5
Quanto aos restantes alunos monitores, se pretendem exercer funções na Biblioteca, colaborando com a equipa dos professores que lá trabalham, têm que adoptar atitudes mais responsáveis, sob pena de serem destituídos das suas funções naquele espaço.

É de referir que a grande maioria dos alunos monitores manifesta vontade de prestar ajuda no atendimento aos utilizadores da Biblioteca, fazendo os respectivos registos de entrada dos alunos no espaço.
É sempre bem-vinda essa ajudinha tão útil, porque a frequência da Biblioteca é considerável e os alunos monitores sentem-se importantes !

A coordenação da BEAEVJ

Livros do Plano Nacional de Leitura

A coordenação da BEAEVJ informa que as 3 Bibliotecas do Agrupamento já receberam os livros seleccionados, no início do ano lectivo pelos professores de Língua Portuguesa, com base nas orientações do Plano Nacional de Leitura, adquirir conjuntos de cada título, de forma a permitir que haja um livro para cada 2 alunos, a fim de se desenvolver a leitura orientada na sala de aula.

É de referir que vários conjuntos de livros foram adquiridos, de forma a servir todas as escolas do Agrupamento, de acordo com a verba de 1300 euros disponibilizada pelo Plano Nacional de Leitura para o nosso Agrupamento.

Também é de frisar que, ao invés de se levarem os conjuntos de livros para as salas de aula, os professores de Língua Portuguesa e de Estudo Acompanhado dos 2º e 3º ciclos têm apostado em levar, todas as semanas, as suas turmas para Biblioteca Visconde de Juromenha, para que o Projecto do Plano Nacional de Leitura se concretize, cujo principal objectivo é o de elevar os níveis de literacia dos alunos quanto à leitura, dotando-os de competências básicas de leitura.

Para além de os alunos lerem o livro, do conjunto, inicialmente, escolhido pelo grupo de professores de Língua Portuguesa, aqueles têm que, após a leitura, fazer uma ficha de leitura, dando conta dos aspectos principais do assunto lido e compreendido.

É de notar que os professores de Língua Portuguesa de 2º ciclo fazem questão de que todas as turmas de 6º ano tenham que tomar conhecimento de, pelo menos, uma das histórias dos contos europeus clássicos, nomeadamente, os Contos de Grimm, obra que consta da lista dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

A Coordenação da BEAEVJ

Campeões da Leitura do 1º período

A coordenação da BEAEVJ tem o grato prazer de divulgar os nomes dos alunos que estão no TOP dos leitores + da Biblioteca Visconde de Juromenha, pois esses alunos, de vários anos de escolaridade, revelaram hábitos de leitura permanente, quer na Biblioteca, praticando a leitura em presença, quer em casa, através das requisições domiciliárias, no decurso do 1º período.

A coordenação da biblioteca, através da sua coordenadora, que se dirigirá às salas de aula, para premiar os alunos, na semana que vem, vai atribuir a cada campeão da leitura um certificado de leitura e um livro de oferta.
Através do balanço efectuado, a partir das requisições domiciliárias, (cerca de 400!), são os seguintes os alunos Campeões da Leitura:
  • Tiago Rufino, 7º4 - 1º lugar;
  • Inês Lourenço, 8º3 e Diogo Santos, 7º5 - 2º lugar;
  • Nicole Santos, 5º3 - 3º lugar;
  • Priscila Albertina, 7º2 - 4º lugar;
  • Sara Rodrigues, 5º2 - 5º lugar;
  • Auá Baldé, 7º2 e Silvânia Lopes, 9º3 - 6º lugar;
  • Vânia Vieira, 5º3, Gilmara Pina, 6º8, Ana Rita Santos, 8º3 e Mª Neto Jimba, 8º4 - 7º lugar.
A coordenação deseja os parabéns a estes alunos, uma vez que leram, no mínimo, 5 livros, no 1º período. Contudo houve alunos que leram mais de 10 livros!
É de referir, como requisitos indispensáveis, que para se
ser campeão da leitura, o aluno tem de ler, pelo menos, 5 livros por período lectivo, dando conta do assunto que leu, através de uma ficha de leitura, resumo ou apreciação.
E
para que uma turma seja considerada campeã da leitura, tem que haver, pelo menos, 10 alunos a lerem livros. E, de facto, aconteceu, no decurso do 1º período, com as turmas de 5º2 e 8º5, em que houve 17 alunos e 14 alunos, respectivamente, a requisitarem livros. Portanto, estas duas turminhas serão, também, contempladas com um certificado de leitura colectivo e uma pequena lembrança para cada aluno.

Relembramos que todo o aluno que queira ser campeão da leitura deve ser cumpridor dos prazos de devolução atempada das obras que requisita à biblioteca, caso contrário, fica fora do concurso.

É, também, de salientar que o 5º ano bate o record das leituras: 151 requisições! O 6º Ano: 51 requisições;o 7º ano: 100 requisições; o 8º ano: 58 requisições e o 9º ano: 23 requisições; a turma CEF1: 1 requisição; os Professores e Assistentes Operacionais: 19 requisições.

Assim, concluímos que o:

  • 5º ano ficou em 1º lugar;
  • o 7º ano em 2º;
  • o 8º ano em 3º;
  • o 6º ano em 4º;
  • o 9º ano em 5º lugar

As 3 Bibliotecas do Agrupamento, junto com os respectivos professores, nomeadamente de Língua Portuguesa, continuarão a batalhar, no sentido de manter os leitores habituais e ganhar novos leitores. Até porque os Professores Bibliotecários têm envidado esforços para que as 3 bibliotecas do Agrupamento vejam reforçado o seu fundo documental com mais livros que vão ao encontro dos interesses e das necessidades dos alunos da nossa comunidade educativa.

Apelamos, também, aos pais e encarregados de educação dos alunos que os sensibilizem para a leitura, pois LER FAZ CRESCER! Todo o aluno que revela hábitos de leitura tem mais possibilidades de ter sucesso na realização das suas aprendizagens. Será escusado dizer porquê.

A Coordenação da BEAEVJ

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ler e Escrever para Aprender

A Coordenação da BEAEVJ considera oportuno, pelo interesse de que se reveste esta actividade, divulgar uma iniciativa do Pólo da Biblioteca da Tapada das Mercês, destinada a alunos do 3º e 4º anos do Ensino Básico.

A actividade acima indicada que tem a designação que surge no título consiste numa Oficina de Leitura e Escrita Criativa, com base na obra A Gata Tareca e outros Poemas levados da Breca, de Luísa Ducla Soares.

A participação na actividade carece de marcação prévia, através do número de telefone 21 923 61 71. E a mesma decorre de 17 a 21 de Janeiro.

Já agora, aproveitamos para divulgar o horário : Segunda, das 14h às 20h; Terça a Sexta, das 10h às 20h e Sábados, das 14h às 20h.

A quem participar no Ler e Escrever para Aprender, bom trabalho e que seja produtivo!

A Coordenação da BEAEVJ




quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

National Film Board of Canadá

A National Film Board of Canadá é uma importante base de trabalho cinematográfica que muito facilmente, de acordo com o seu espólio, ser adaptada ao ensino.