segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Bem Vindos à nossa BIBLIOTECA

A biblioteca tal como a conhecemos e sempre idealizámos é pertença de um passado próximo. Os requisitos da biblioteca actual são diferentes. Pretende-se um espaço activo, plenamente integrado na vida escolar e de acordo com a missão e valores da escola/agrupamento. Um espaço que sirva a comunidade em todas as vertentes para formação integral de um indivíduo na e para a sociedade.
A biblioteca escolar actual encontra-se organizada em 4 domínios:
  • A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular
    • A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes
    • A. 2 Promoção das Literacias da Informação, Tecnológica e Digital
  • B. Leitura e Literacia
  • C. Projectos, Parcerias e Actividades Livres e de Abertura à Comunidade
    • C.1 Apoio a actividades livres, extra-curriculares e de enriquecimento curricular
    • C.2 Projectos e parcerias
  • D. Gestão da Biblioteca Escolar
    • D.1 Articulação da BE com a Escola/ Agrupamento. Acesso e serviços prestados pela BE
    • D.2 Condições humanas e materiais para a prestação dos serviços
    • D.3 Gestão da colecção/da informação
Todos os anos deverá ser decidido com os actores da comunidade escolar, de entre as áreas de intervenção da BE, o que se deverá privilegiar para cada ano. Assim, para este ano, atendendo ao actual estado das nossas bibliotecas, será tratado o domínio D., em todas as suas vertentes.
O plano de Acção a 4 anos encontra-se em elaboração, de acordo com os valores e missão do projecto educativo e será posto à consideração de todos vós, quando terminado.
A nossa biblioteca encontra-se dividida em três espaços físicos, um na escola sede, e um em cada uma das duas escolas do 1º ciclo com jardim de infância deste agrupamento. Dos três, apenas dois se encontram na rede.
Estes espaços estão neste momento a ser organizados pelos dois docentes bibliotecários deste agrupamento de acordo com os requisitos da rede.
Pretende-se neste ano lectivo que a porção principal do trabalho esteja direccionada para que, no final do ano, seja conhecido o acervo documental existente, nos vários suportes possíveis (entre 7 a 8 mil obras) e seja possível a sua consulta (disponibilização do catálogo em formato papel e formato digital), considerando o agrupamento como um todo.
A biblioteca da escola sede encontra-se em pleno funcionamento, mas a sua estrutura de gestão encontra-se em construção. Encontramo-nos em processo de catalogação das quase 5000 obras existentes.
Quanto à biblioteca das bandeirinhas, apesar da tarefa de catalogação e organização do acervo continuar durante o próximo período, as suas portas estarão abertas a todas as turmas e comunidade escolar.
Quanto à biblioteca dos castelinhos, o processo de organização e montagem do próprio espaço encontra-se na fase embrionária. Pensa-se que apenas estará operacional para o final do 2º período. De qualquer forma, utilizando os recursos existentes no agrupamento e após preenchimento da requisição da sala-biblioteca, o professor bibliotecário poderá deslocar-se à sala de aula do respectivo docente e desenvolver trabalho de parceria nesse local.
Como projectos para o primeiro ciclo, apenas serão desenvolvidas sessões de leitura de histórias destacando-se o "O Tapete das histórias" e o TIC0.
Para acesso ao espaço da biblioteca, os professores encontrarão um ficheiro no computador da sala de professores, com o horário organizado em períodos de meia hora, para que possam assinalar a sua deslocação à biblioteca e as turmas não "chocarem" entre si.

Sem comentários:

Enviar um comentário