sexta-feira, 22 de março de 2013

A Páscoa


Pensa-se que a palavra Páscoa advém do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.


Os termos "Easter" e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa) que podem ter origem num nome de um antigo mês germânico (Eostremonat), ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o Venerável Beda, historiador inglês do século VII.
Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos ou de chocolate. Na primavera, lebres e ovos pintados eram os símbolos da fertilidade e renovação associados a deusa nórdica Gefjun.

A lebre (e não o coelho) era o símbolo de Gefjun.
A versão “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?” é bem mais comercialmente interessante.
Se ainda gostares deixamos aqui uma imagem sobre a Páscoa para imprimires e pintares.





[as imagens apresentadas foram obtidas a partir de endereços obtidos, por busca direta, no google, para fins estritamente educativos e o texto construído com base na pesquisa encontrada na wikipédia]

Sem comentários:

Enviar um comentário