segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Feira Setecentista de Queluz

Realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de setembro (sexta, sábado e domingo próximos) a Feira Setecentista de Queluz. O Palácio de Queluz vai assistir ao casamento do infante D. Pedro com a sua sobrinha e futura rainha D. Maria I.

Esta casa de veraneio, transformada em residência real que, em 1794, viria a ser sede da corte portuguesa é o cenário onde este casamento será recriado
O acesso é livre e gratuito! Não percas! Leva a tua Família!
Queluz foi o palco de grandiosos festejos nos seus jardins para um grupo restrito de pessoas a quem era permitida a entrada no paço. O povo e todos os que não lhe tinham acesso festejavam à sua maneira nos espaços exteriores.

Enquanto no interior do paço se dançavam minuetes, gavotes e alemandes, e se comiam autênticos manjares pantagruélicos, entre variadíssimos jogos e brincadeiras acompanhadas pelo som de violinos, à noite os seus jardins iluminados por lanternas ganhavam outra dimensão com a queima de variadíssimos fogos de artifício – era o requinte e a sofisticação no seu máximo esplendor.

No exterior, o povo acendia fogueiras e dançava ao som de gaitas, castanholas e de uma ou outra guitarra.
As feiras e mercados no séc. XVIII eram, além de local privilegiado de comércio, o lugar de encontro e de festa pois, muitas vezes, estavam associados a festas religiosas, sendo frequentados tanto pelo povo e burguesia, como até mesmo por alguns elementos da família real.

A Feira Setecentista de Queluz é uma iniciativa da marca Sintra Capital do Romantismo.
A feira decorrerá no largo fronteiro ao Palácio de Queluz, no seguinte horário:
14 setembro – 18h00 às 24h00
15 setembro – 13h00 às 24h00
16 setembro – 13h00 às 23h30

clica aqui para mais informações

os videos apresentados são referentes a edições anteriores desta iniciativa


[retirado e adaptado de informação constante em http://www.cm-sintra.pt/NoticiaDisplay.aspx?ID=6685 para fins estritamento educacionais]

Sem comentários:

Enviar um comentário