terça-feira, 10 de abril de 2012

Bem vindos a este último período do ano letivo 2011/2012

O que nos espera no 3º período?

Bem, este terceiro período, com uma duração de cerca de 2 meses, tem diversos acontecimentos importantes.

Assim, entre os dias 10 e 13 de abril de 2012 a BEAEVJ-TM acompanhará diversas turmas da EB1JI da Tapada das Mercês numa “Visita à matinha da Tapada das Mercês”.
Nesta visita os alunos poderão viajar no passado.... a terrenos que pertenceram, durante séculos, à casa Pombal. Foram esses donatários que mandaram construir a Capela de Nossa Senhora das Mercês que ainda existe.
Destacam-se aqui algumas árvores, nomeadamente, antigos castanheiros no terreiro da Capela e um pequeno CARVALHAL na mata contigua à Ermida.
Durante a primeira metade do século XX, famílias da burguesia Lisboeta, procuravam as MERCÊS para passarem o verão por ser um local aprazível e de fácil acesso.
Dessa época distante ainda encontrarão as espécies vegetais, uma vez que as espécies animais despareceram praticamente todas.
[retirado de http://tudodenovoaocidente.blogs.sapo.pt/18579.html para fins educacionais]

Nessa mesma semana serão, ainda, entregues os prémios aos três primeiros alunos classificados do concurso do "Postal para o meu melhor amigo", no âmbito das comemorações do "Dia de S. Valentim". Continuando com os prémios, serão também entregues os prémios aos três alunos que exibiram os três melhores fatos do desfile de Carnaval (eleitos de entre os melhores de cada turma), após terminar o período para votações (último dia de aulas).  

A BEAEVJ-TM regressará ao seu normal funcionamento no dia 17 de abril, de acordo com o horário/calendário que se encontra afixado em cada sala.

A fim de participares na iniciativa “Escolas de Sintra param para ler”, que decorrerá no dia 23 de abril - Dia Mundial do Livro,  não te podes esquecer de trazer o livro com que pretendes participar. Não te esqueças que este livro deverá ser entregue ao teu professor (para o 1º ciclo), até à quarta-feira, dia 18 de Março de 2012. Se fores aluno do 2º/3º ciclo deverás deixar o livro na biblioteca, devidamente identificado, salvo informação em contrário.

Durante o dia 24 de abril estará disponível,  na rede interna da escola, uma pequena enciclopédia interativa sobre o 25 de abril para os professores poderem explorar com os seus alunos.
Esta enciclopédia estará, igualmente, disponível nos diversos computadores portáteis existentes neste estabelecimento de ensino. Cada professor deverá proceder, antecipadamente, à requisição dos portáteis.
O link para descarregar o ficheiro estará disponível no computador da sala de professores.

Até dia 30 de março deverá estar pronta/concluída a pesquisa sobre a vida e obra da escritora Ana Maria Magalhães, a realizar pelos alunos do 3º ano deste agrupamento para se proceder à montagem do vídeo que abrirá a sessão de receção à referida escritora.
A escritora Ana Maria Magalhães será recebida neste Agrupamento de Escolas no dia 8 de Maio de 2012.

Nos dias 9 e 11 de maio de 2012 decorrerão as provas de aferição de 4º e 6º anos de escolaridade.

Durante o restante mês de maio a BEAEVJ preparará um expositor com imagens sobre as atividades desenvolvidas durante o presente ano letivo (no agrupamento), que representará o agrupamento no Anima Escola, sucessor do Sintra Anima, nos dias 1,2,3 de junho e as festas do "Dia do Agrupamento", nos dias 6,7,8 de junho.

Caso a coordenação da BEAEVJ consiga reunir o número suficiente de "Cadernetas do Leitor", no 3º período, decorrerá um concurso, apenas para os 4ºs anos de escolaridade: ”O melhor leitor da BEAEVJ-TM”, onde será premiado, no final do 3º período, o leitor que possuir um maior número de requisições realizadas mas que consiga descrever, sinteticamente, a história que leu. Por cada livro lido o leitor receberá, numa caderneta, construída para o efeito, um carimbo da rbe.

Sem comentários:

Enviar um comentário