quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Livros difíceis...


Estamos a sugerir-te a leitura de alguns livros. É natural que talvez não consigas compreender algum deles. Às vezes, para nós também é difícil dizer a partir de que altura é que os alunos conseguem compreendê-lo. Mas aqui está (mais) uma sugestão.

Outro grande escritor português, Aquilino Ribeiro, disse, uma vez, mais ou menos o seguinte: as palavras de um texto ou de um livro são como os tijolos ou as pedras das paredes de uma casa; se faltarem aqui ou ali não a vão fazer cair; agora se faltarem nos alicerces ou nas traves-mestras, isto é, nos pilares, a casa mais cedo ou mais tarde cai.

Por isso, quando tens dificuldade em compreender um livro, deves tentar perceber onde te faltam os tijolos… Experimenta tapar os buracos maiores com alguns, com a ajuda do dicionário. Se então compreenderes tudo, a casa está sólida. Se não continuas a perceber o que o livro te diz, é porque ainda lá estão os problemas nos alicerces ou nos pilares. Deve ser o material que ainda não serve. Vamos ter de esperar que chegue.

Então, pega num lápis e num papel e faz perguntas ao livro. Escreve no papel as dúvidas que continuas a ter sobre a acção do livro. Depois, dobra o papel e coloca-o entre duas páginas. Põe o livro numa pilha ou estante que contenham os teus livros. Deixa-o descansar como se faz com a massa do pão antes de ter forma e depois de amassado. Daí a algum tempo, vais ter com ele. Se o conseguires ler, a casa está perfeita. Se ainda existirem buracos de tijolos, tens de decidir se queres continuar a esperar pelo material certo ou se não deixas cair esta casa.

E, também aqui, vais medir como cresceste…

Sem comentários:

Enviar um comentário