segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Será que utilizas corretamente a internet?

Assinala-se hoje mais um dia de "Segurança na Internet".

A internet, um recurso com origem no século passado, generalizado durante a década de noventa, está, hoje em dia, totalmente enraizado na vida de uma grande percentagem da população mundial, como visível no gráfico seguinte..

[clica aqui para saberes mais sobre as percentagens de utilizadores de internet por país em todo o mundo]

Todos a utilizamos mas será que a conhecemos realmente?
Quando ainda jovem, no século passado, observando séries de fição científica que nos colocavam noutros planetas, no ano 1999, não seria de imaginar que a internet, entretanto generalizada, não fosse atualmente um recurso disponível para apenas alguns! Muitos países não participam nesta rede de comunicação nem têm a oportunidade de beber desta fonte de conhecimento. É o caso de países dos países Africanos, do Médio Oriente e da Oceania.

 Esta rede responsável pela WWW, está interligada através de protocolos, designados  TCP/IP, que permitem a comunicação entre os dispositivos.
Utilizamos esta grande rede de informação para estarmos atualizados quanto às novidades, ver vídeos, fazer trabalhos, conviver, entre outras coisas. Observa-se, nos últimos anos, um crescendo na utilização das redes sociais. As redes sociais mais populares são o Facebook, muito à frente do Messenger, do Tuenti, Twitter e do MySpace.

A internet acompanha a evolução tecnológica e digital, crescendo nas ofertas disponíveis como forma de responder a essa evolução. Tudo o que fazemos na internet reside na internet para sempre, disponível para todos.

Usamo-la todos os dias, mas sabes o que ela é realmente?
Bem, penso que todos terão consciência de que é um excelente recurso mas não conhecem os seus perigos...

Todos os anos se desenrolam campanhas para alertar para o uso mais coerente e consciente deste recurso. O cartaz da campanha deste ano pretende que "Juntos, vamos criar uma Internet melhor!"


Para não deixar passar esta iniciativa lançámos o desafio aos nossos alunos que frequentam o 8º ano letivo de construírem histórias, partindo dos motes (alertas) fornecidos pela Seguranet

Deixamos aqui para todos vocês um desafio: Vem  testar o teu conhecimento...(pergunta à Inês)


E se alguém publicasse um manual sobre segurança na internet, estarias interessado em ler? [clica aqui]

[clica aqui para saberes mais sobre a segurança na internet]








Sem comentários:

Enviar um comentário