Assinala-se hoje mais um dia de "Segurança na Internet".
A internet, um recurso com origem no século passado, generalizado durante a década de noventa, está, hoje em dia, totalmente enraizado na vida de uma grande percentagem da população mundial, como visível no gráfico seguinte..
[
clica aqui para saberes mais sobre as percentagens de utilizadores de internet por país em todo o mundo]
Todos a utilizamos mas será que a conhecemos realmente?
Quando ainda jovem, no século passado, observando séries de fição científica que nos colocavam noutros planetas, no ano 1999, não seria de imaginar que a internet, entretanto generalizada, não fosse atualmente um recurso disponível para apenas alguns! Muitos países não participam nesta rede de comunicação nem têm a oportunidade de beber desta fonte de conhecimento. É o caso de países dos países Africanos, do Médio Oriente e da Oceania.
Esta rede responsável pela WWW, está interligada através de protocolos, designados TCP/IP, que permitem a comunicação entre os dispositivos.
Utilizamos esta grande rede de informação para estarmos atualizados quanto às novidades, ver vídeos, fazer trabalhos, conviver, entre outras coisas. Observa-se, nos últimos anos, um crescendo na utilização das redes sociais. As redes sociais mais populares são o Facebook, muito à frente do Messenger, do Tuenti, Twitter e do MySpace.
A internet acompanha a evolução tecnológica e digital, crescendo nas ofertas disponíveis como forma de responder a essa evolução.
Tudo o que fazemos na internet reside na internet para sempre, disponível para todos.
Usamo-la todos os dias, mas sabes o que ela é realmente?
Bem, penso que todos terão consciência de que é um excelente recurso mas não conhecem os seus perigos...
Todos os anos se desenrolam campanhas para alertar para o uso mais coerente e consciente deste recurso. O cartaz da campanha deste ano pretende que "Juntos, vamos criar uma Internet melhor!"
E se alguém publicasse um manual sobre segurança na internet, estarias interessado em ler? [
clica aqui]
[
clica aqui para saberes mais sobre a segurança na internet]