segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril, um sinónimo de Liberdade

Todos os países passam por revoluções diversas.
Em Portugal uma revolução que marcou uma mudança histórica na sociedade, na sua organização e forma de pensar foi a que trouxe liberdade ao povo português - a chamada Revolução dos Cravos. Esta ocorreu a 25 de Abril de 1974.



Clica aqui para saberes mais
Vê como se comemora o 25 de Abril em Sintra

Feira das Gemas, Fósseis e Minerais

Realizar-se-á a tradicional feira do minerais, este ano num novo espaço, na Galeria Municipal do Palácio Ribamar, em Algés, onde poderão adquirir e observar gemas, fósseis e minerais. Esta feira estará patente nos dias 29 de Abril   (15h00 às 20h00), 30 de Abril   (10h00 às 20h00) e 1 de Maio (10h00 às 20h00).
Mesmo que não compres nada não deixes de visitar esta feira e ver ao vivo extraordinários exemplares da Terra. Clica aqui para saberes mais
[in 30 Dias - Abril'11]

sábado, 23 de abril de 2011

Festa do Livro

Nesta Páscoa aproveita as promoções existentes sobre livros e aproveita para leres mais.
A FNAC tem, por estes dias, umas promoções que te permitem adquirir dois livros, pagandop apenas um e/ou três livros pagando apenas dois. Para saberes mais clica aqui

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Desfile de Carnaval na EB1JITM

Certos de que esta publicação já surge um pouco fora do tempo, aproveitamos para divulgar, na mesma, os nomes dos alunos do 1º ciclo vencedores do desfile de Carnaval, por exibirem as melhores fantasias de carnaval que foram elaboradas com materiais reutilizáveis, no âmbito do projeto Eco-Escolas, e com a colaboração preciosa das famílias.

Assim, no 1º ano, em que foi trabalhado o tema Os Palhaços do Alfabeto, sendo que cada criança estava mascarada de palhaço e representava uma letra, os alunos vencedores (só meninos!) são os seguintes: Alexandre Cruz, 1º A/B; Guilherme Santos, 1º B/B; Hugo Conde, 1ºC/B.

No 2º e 3º ano, em que as fantasias eram livres, sugerindo-se, no entanto, da parte dos professores que fossem elaborados, em colaboração com as famílias, chapéus, máscaras e óculos, foram só meninas as alunas vencedoras do 2º ano: a aluna Vânia Pires, do 2ºA/B; Vera Costa, do 2ºB/B; e Fabiana Cabato, do 2ºC/B. Quanto ao 3ºano, o vencedor da turma A/B foi o aluno João Carita; da turma B/B, Miguel ribeiro; da turma C/B, Carolina Gomes e da turma D/B, Amanda Silva.

É de salientar que todos estes alunos foram brindados cada um com um certificado de mérito e um livro oferecido pela biblioteca Visconde de Juromenha.

Não nos é possível publicar as fotos que foram tiradas, durante o desfile de Carnaval, uma vez que não nos foram ainda disponibilizadas.

A Coordenação da BEAEVJ





Exposição de Postais da Páscoa




Nada melhor do que desejar a todos uma Páscoa Feliz com a divulgação desta pequena exposição de Postais de Páscoa, patente na Biblioteca Visconde de Juromenha, e elaborados pelos alunos da turma 2 do 7º ano, com votos pascais escritos na disciplina de Francês, com a ajuda e apoio da professora Névea Gomes.

À Pâques, le chocolat se déguise en oeuf, en poule, en lapin...

É com esta mensagem, deliciosamente, docinha que nos ficamos por aqui, no que respeita a atividades concretizadas, durante o 2º período, na BEAEVJ.

No 3º período há mais!

Feliz Páscoa e muitas amêndoas!

A Coordenação da BEAEVJ


Concurso Olh´Ó Disparate - Uma Feira na Idade Média


Aproveitamos para divulgar os resultados da 3ª série do concurso indicado em epígrafe e levado a cabo pela biblioteca Visconde de Juromenha, desde o início do 2º período, concurso esse que serve para testar os conhecimentos que os alunos possuem da História de Portugal.

Houve um total de 33 participações, nesta 3ª série, que apresentava uma Feira na Idade Média, mas com 10 disparates que os alunos tinham que identificar corretamente para receberem um chocolate.

Fazendo o balanço dos resultados, chegamos à conclusão que os nossos alunos precisam de melhorar os seus conhecimentos sobre História, pois, num total de 33 participações, apenas 9 alunos conseguiram localizar todos os anacronismos do quadro histórico, os quais passamos a mencionar: Gerson Loureiro do 5º6; José Roque e João Antas do 6º8; Joceline Tavares e Fatumata Diallo do 6º9; Diogo Martins do 6º5; Diogo Gonçalves do 7º4; Diogo Santos do 7º7 e Lisandra Sangobi do 8º3.

Parabéns a estes alunos!

No 3º período, prevê-se dar continuidade a este concurso.

A Coordenação da BEAEVJ


Propostas de leitura para a interrupção da Páscoa

Agora que se aproxima o final do 2º período vais finalmente ter tempo para descansar. Para a interrupção da Páscoa (de 9 de abril a 26 de abril) deixamos aqui uma proposta de livros para leitura. A leitura é uma forma de aumentares o teu conhecimento e o teu imaginário, o teu mundo dos sonhos.

Um Gato Tem 7 Vidas
Soares, Luisa Ducla

História de um gato que, à medida que cresce, vai gastando as suas sete vidas.

Mais de 160 Piadas de Bolso II
Lelarge, F.

Este livro é perfeito para a mesa-de-cabeceira ou para a secretária, e proporcionará a todos, crianças e adultos, muitos momentos animados para cada dia do ano.

O Diário de um Banana
Kinney, Jeff


O autor e ilustrador Jeff Kinney apresenta-nos um herói improvável. Acompanhado por "cartoons" simples mas não simplistas, este livro apela a jovens de todas as idades. Greg Heffley começa por dizer no início do livro: «Não esperem que eu me ponha para aqui com "Querido Diário" isto e "Querido Diário" aquilo», lançando-se em seguida numa exploração épica das dificuldades e tribulações da vida de um adolescente médio numa escola preparatória americana, com um texto suportado por cativantes desenhos. Com mais de cinco milhões de exemplares vendidos, "Diary of a Wimpy Kid" manteve-se estável na lista de "best-sellers" do 'New York Times' durante mais de um ano e foi traduzido para mais de 20 línguas. Actualmente a ser adaptado para o cinema pela Twentieth Century Fox, o sucesso desta série notável não parece correr o risco de diminuir. Tudo começou na página Funbrain mantido pelo autor, que começou a publicar lá os primeiros episódios. O sítio tornou-se tão popular que Kinney vendeu a série à Amulet Books, e este primeiro título alcançou sucesso imediato. Sucesso repetido para os seguintes países. Em Espanha, ltália e Brasil está permanentemente nos topos das listas de livros vendidos. Foi também nomeado para o prémio Nickelodeon Kids Choice Award.

A Casa
Lewis, J. Patrick


A casa ergue-se numa colina, nas proximidades de uma aldeia. Sobreviveu a pragas, foi habitada por várias gerações de uma família e, pedra sobre pedra, assistiu ao passar dos anos, das décadas e dos séculos. Tornou-se numa lenda, mas foi votada ao abandono, até que, no século XX, voltou a renascer. A casa das vinte mil histórias foi testemunha de mil e uma vicissitudes: felicidade e desgraça, celebrações e colheitas, guerra e paz... Esta é a sua história, de 1900 em diante, narrada por Patrick Lewis em pinceladas poéticas de grande valor literário. As ilustrações hiper-realistas do premiado artista Roberto Innocenti fazem-nos viajar pelo tempo: desde as mudanças sazonais até à transformação da paisagem, passando pelos velhos costumes que vão mudando com o avanço da tecnologia.

Não Quero Ir Dormir!
Whybrow, Ian


Harry não está cansado, mas precisa de dormir porque no dia seguinte vai passear com a avó.

Pigi - A Caça ao tesouro

[in http://www.bertrand.pt/]

domingo, 10 de abril de 2011

Semana da Leitura - 6º ano


Na semana de 4 a 8 de Abril, todas as turmas de 6º ano puderam assistir a sessões de leitura da história «Caracóis de Oiro», apresentada aos alunos em duas versões bem diferentes, a versão tradicional, que todos já conhecem, e uma outra mais recente «A Menina das Tranças de Oiro e os 3 Ursos», que surge na obra de Roald Dahl Histórias em Verso para Meninos Perversos.
As 2 versões da história foram apresentadas em formato digital no auditório do Centro de Recursos, apostando-se assim nas novas tecnologias, prática inovadora do interesse dos alunos.
Foi feito um trabalho de comparação das 2 versões, uma em prosa, outra em verso, que os alunos souberam distinguir, referindo as principais diferenças e os pontos em comum presentes nos 2 textos. Os alunos também souberam retirar da história as lições moralizantes subjacentes à mesma.
A professora que dinamizou as sessões de leitura convidou cada aluno a fazer a leitura expressiva de uma passagem da história, chamando a atenção de todos para a importância da leitura ser praticada com as entoações de voz adequadas, tendo em conta os sinais de pontuação das pausas e das emoções.
De seguida, foi a vez da professora fazer a leitura da versão da história apresentada em verso, esta bem mais hilariante e com rimas, chamando os alunos a interagir com a história, os quais acharam graça à forma divertida como foi lida.
Também foram explorados os aspetos paratextuais do livro de Roald Dahl, presentes na capa, contracapa, lombada e folha de rosto do livro, informações essas disponibilizadas aos alunos em formato digital, chamando, igualmente, a professora a atenção dos alunos para o fato de os mesmos terem que saber fazer referências bibliográficas, fundamentais na apresentação da bibliografia de qualquer trabalho.
No final, os alunos foram convidados a emitirem a sua opinião sobre a sessão, tendo o feed-back sido bastante positivo, não só da parte dos alunos, como também da parte dos professores que os acompanharam ao auditório, os quais sugerem mais sessões de leitura semelhantes.
Os alunos foram, também, desafiados a realizar uma tarefa, a propósito da versão da história tradicional que apresenta uma narrativa aberta, a de imaginarem e escreverem uma conclusão para a história. O que terá acontecido à menina caracóis de oiro que, logo após ter acordado com o barulho dos ursos, saiu de rompante de casa, assustada, saltando pela janela e afastando-se o mais possível dos animais ferozes?

E mais uma semana da leitura aconteceu, desta vez, com os meninos de 6º ano.

Na semana da Liberdade, 1ª semana de aulas do 3º período, será a vez das turmas de 8º ano virem assistir a sessões de leitura de histórias sobre o 25 de Abril.

A Coordenação da BEAEVJ

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Exposição - As Árvores da nossa Escola



Mais uma exposição na Biblioteca Visconde de Juromenha que temos todo o prazer em divulgar à comunidade escolar!

Apresentamos um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do 5º8 com as orientações dos Srs professores José Carias e Rute Soares, na disciplina de Área de Projeto. Estes trabalhos têm como tema «As Árvores da Nossa Escola» e foram realizados no âmbito da Educação Ambiental.

As Árvores da nossa Escola resultam de uma pesquisa elaborada pelos alunos do 5º 8 sobre as espécies de árvores existentes na nossa escola.Ficámos a saber que temos cá espécies arbóreas como o cipreste, o cedro, o eucalipto, o plátano, o pinheiro e outras. Quem diria?

A apresentação destes trabalhos está bastante apelativa bem como o seu conteúdo e as fotos publicadas são prova disso.

A Coordenação da BEAEVJ



Marcadores de Livros - Adolescência



Apresentamos à comunidade mais uma exposição patente na biblioteca Visconde Juromenha de trabalhos realizados pelos alunos da turma 2 do 7º ano à disciplina de Formação Cívica com a professora Névea Gomes.

Estes trabalhos resultaram nestes bonitos marcadores de livros que, para além de estarem bem ilustrados e coloridos, contêm conselhos de adolescentes dirigidos a adolescentes, uma vez que o tema que está a ser trabalhado é, precisamente, a Adolescência, tema abordado numa fase e altura oportunas da vida destes alunos que entram agora nesta fase mais conturbada para uns do que para outros.

No adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.

Parabéns aos alunos e à Sra professora!

Continuação de bom trabalho.

A Coordenação da BEAEVJ

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fernando Pessoa/ Auto-Retratos de Gente Famosa



Foi no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de Março, e coincidente com a chegada da Primavera, que, no dia 24 de Março, o aluno Miguel Leal do 9º5 se fez passar por Fernando Pessoa, poeta escolhido para esse fim, devido ao seu carisma e consagração e elevada importância da sua obra literária.

E foi assim que o aluno Miguel Leal fez a dramatização do grande poeta, que, entretanto, renasceu, vindo diretamente do Mosteiro dos Jerónimos, onde se encontra sepultado, dirigindo-se às salas de aula de 8º ano, preferencialmente, para se apresentar, falando da sua pessoa, dos seus heterónimos, da sua obra poética, mundialmente, conhecida e traduzida em inúmeros idiomas.

Não foram esquecidos determinados adereços como o chapéu e os óculos à Fernando Pessoa.

Como sempre, os alunos das várias turmas receberam o poeta, calorosamente, não sem algum espanto, mostrando-se atentos e interessados com a representação do colega que fez vários ensaios, preparando-se devidamente, para que a prestação corresse o melhor possível.

E foi assim que sucedeu!

Parabéns, Miguel Leal, por teres sabido representar tão bem Fernando Pessoa!

Não podemos esquecer as orientações dadas pelas Sras professoras Elisabete Stewart e Helena Caroça, dinamizadoras do projeto «Auto-Retratos de Gente Famosa».

A Coordenação da BEAEVJ


Poisson D´avril



No âmbito da comemoração do dia 1 de Abril, que, em Portugal, foi instituído como o Dia das Mentiras, em França, é também o dia das partidas. Partidas essas que se pregam aos amigos, familiares e conhecidos. Como se procede?

Escreve-se uma mensagem curta e hilariante, num peixe, feito de cartão ou papel, que é depois colado nas costas da pessoa, sem que ela se aperceba.

A brincadeira procede até a pessoa visada se aperceber.

Quando se apercebe da partida, a que colou o peixe, pronuncia em ar de brincadeira «Poisson d´avril!».

As mensagens que se escrevem têm como finalidade brincar com as vítimas, criando-se um clima de proximidade.

A esse propósito, o grupo de professores que leccionam Francês solicitou a alguns alunos do 3º ciclo que escrevessem pequenas mensagens jocosas em Francês, para serem escritas em peixes que foram criados com materiais reutilizáveis, nomeadamente, pacotes de leite.

E o resultado desse trabalho está à vista, através da exposição desses peixinhos, que se encontram suspensos do tecto da Biblioteca, desde o dia 1 de Abril, até ao final desta semana, para que todos possam apreciar o trabalho dinamizado pelos professores de Francês.

A Coordenação da BEAEVJ

Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de Abril

No passado dia 2 de Abril comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil. A história desta efeméride começa no dia 2 de abril de 1805, com o  nascimento, na Dinamarca, de um dos maiores e mais conhecidos autores de histórias infantis, falamos de Hans Christian Andersen.
Desde 1967 que a IBBY (International Board on Books for Young People) declarou o dia seguinte ao dia das mentiras, como sendo o dia internacional do livro infantil.
Assim, esta semana propomos-te uma visita atenta ao sítio da Biblioteca de Livros Digitais (BLD).

terça-feira, 5 de abril de 2011

DIA DO LIVRO PORTUGUÊS




Comemorou-se num sábado este dia tão especial, no dia 26 de Março.

Como a biblioteca da tua escola não quis pôr de parte este dia significativo, prestou-lhe o devido jus!

E assim aconteceu!

Na semana seguinte, de 28 de Março a 1 de Abril, foram expostas 22 fotografias de autores portugueses consagrados, apresentadas num expositor e acompanhadas de breves biobibliografias. Foram também dispostos diversos livros dos autores em exposição que se espalharam numa mesa larga.

Para além de ter participado a turma do 9º5 que se delocou à biblioteca na 2ª feira, acompanhada da professora de Música, participaram, igualmente, todas as turmas de 4º ano, mediante um escalonamento feito entre as professoras Helena caroça, professora bibliotecária e a professora coordenadora do 4º ano, professora Ana bela Correia.

Autores como Fernando Pessoa, Luís de Camões, Sophia de Mello Breyner, Gil Vicente, Matilde Rosa Araújo, Almeida Garrett, Mª Alberta Menéres, António Torrado, Alexandre Honrado, Álvaro Magalhães, Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, Ana Mª Magalhães e outros famosos, que foram criteriosamente selecionados, por serem estudados em todos os graus de ensino, autores de obras, de grande valor e qualidade literárias.

Os alunos tiveram oportunidade de manusear os livros desses autores , folheá-los, sentir-lhes o cheiro, orientados pela professora bibliotecária do agrupamento que conduziu a atividade, transmitindo aos alunos algumas explicações sobre os aspetos paratextuais do livro mais importantes, com o intuito de os alunos saberem fazer referências bibliográficas. Saberem localizar na capa, contracapa, lombada e folha de rosto do livro informações respeitantes ao título, autor, ilustrador, editora, nº de edição, código de barras, e respetivo ISBN do livro, data de publicação do livro, saberem apreciar as ilustrações que acompanham o texto, em suma, aprenderem os aspetos que estão para além do texto/história, que, tal como o conteúdo do livro, devem merecer um olhar atento.

Para isso, os alunos foram convidados a pegar num livro, a identificarem o seu autor no expositor e a apresentar aos colegas da turma as informações bibliográficas desse livro, com as explicações, anteriormente, recebidas.

A atividade decorreu bastante bem com todas as turmas de 4º ano, pois os alunos mostraram-se interessados e motivados em participar na mesma. As sessões duraram para além do tempo previsto, devido ao entusiasmo fervoroso dos alunos.

Os alunos assistiram, também, à leitura expressiva feita pela professora bibliotecária do poema O que uma Criança Sofre! de Luísa Ducla Soares, poema cujo assunto se identifica com a realidade destes meninos.

E foi assim que se fez jus ao Dia do Livro Português, fazendo ver aos alunos que existem obras consagradas que nos transmitem ensinamentos, obras estudadas na escola, em todos os graus de ensino, de autores portugueses, uns falecidos, mas que continuam imortais, outros vivos, ainda, para nossa satisfação e dos nossos aprendentes.

E assim aconteceu na BEAEVJ!

Para o ano há mais!

A Coordenação da BEAEVJ

Contributo do 5º7


A BEAEVJ tem o grato prazer de tornar público o trabalho realizado pelos alunos do 5º7 à disciplina de Língua Portuguesa, no âmbito e na sequência da sessão de leitura da história Belenzinha ou o Conto da Boa Vontade, contado às turmas de 5º ano, por ocasião do Natal.

É de referir que todos os alunos da turminha participaram na criação deste livro onde é recontada a história por suas palavras e ilustrada com desenhos fantásticos da sua autoria.

É também de salientar que o livro foi gentilmente oferecido pela turma e respetiva professora, professora Isabel Almeida, à Biblioteca Visconde de Juromenha que agradece e o vai expor, com muito orgulho, para que todos o possam apreciar

Parabéns à turma e à Sra professora!

A Coordenação da BEAEVJ

Exposição de CHOPIN


Está patente, desde o dia 31 de Março, até ao final desta semana, que é a última semana de aulas do 2º período, uma exposição sobre a vida e obra do compositor polaco Chopin.

É de referir que esta exposição, bastante interessante, por sinal, conta com trabalhos realizados pelos alunos da turma 4 do 7º ano, que frequentam o Conservatório de Música, encontrando-se os mesmos a frequentar também aulas de Música, na escola sede, leccionadas por professores daquela instituição.

A abrilhantar a exposição , no dia 31 de Março, alguns desses alunos executaram, na biblioteca Visconde de Juromenha, uma peça de Chopin, um prelúdio, Opus 28. Assistiu à audição , para além dos alunos e professores que se encontravam a trabalhar na biblioteca, uma turminha de 4º ano, bem como os colegas de turma dos alunos executantes.

Foi um momento que serviu não só para mostrar as habilidades instrumentais dos alunos executantes, como também para homenagear o compositor Chopin, que, com apenas 8 anos de idade, deu o seu 1º concerto em Varsóvia, tendo sido um grande músico do Romantismo, a par com outros grandes génios como Tchaikovsky, Liszt, Mendelssohn e outros seus contemporâneos.

Estão de parabéns os alunos que participaram na exposição, os alunos que participaram na audição e os Srs professores Mário Pires e Paulo Cordeiro do Conservatório de Música, professores dinamizadores da atividade.

Nesta 5ª feira, vai repetir-se o recital durante a manhã, das 10.05 às 11.35.

Estão convidados a assistir ao momento musical.

A Coordenação da BEAEVJ


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sabes como se faz um Avião?

Bem, tudo começa com a montagem de uma imensidão de materiais numa fábrica... e se visses, não seria melhor? anda daí... [clica aqui para ver o vídeo]

Dia Mundial da Juventude

Amanhã, inserido nas comemorações do Dia Mundial da Juventude, realiza-se um passeio pedestre, a iniciar na  Casa da Juventude da Tapada das Mercês, pelas 14h. O regresso será feito de autocarro.
Podem inscrever-se na Casa da Juventude da Tapada das Mercês ou pelo «e-mail»
djud@cm-sintra.pt

Mais informações em:
www.cm-sintra.pt/Destaques.aspx?ID=899

Pintura intemporal de pessoas famosas

Pintura intemporal de pessoas famosas discutindo a Divina Comédia com Dante.
Passa com o rato por cima de cada figura e saberás de quem se trata.
Se quiseres saber mais acerca de cada pessoa, deverás clicar na própria.